NOVA AURORA

PARANÁ

Escola de Dança Teatro Guaíra levou sua arte a 3,6 mil pessoas no primeiro semestre 

Publicado em

A Escola de Dança Teatro Guaíra (EDTG) impactou com sua arte mais de 3,6 mil  pessoas no primeiro semestre de 2024. O momento marcante foi com o espetáculo “Crisálida”, que fechou a programação do período e levou aos palcos, junto com bailarinos experientes e professores da escola, 100 crianças e jovens em formação de dança clássica e contemporânea ofertada pelo Governo do Estado. As apresentações foram no Guairinha e receberam público de mais de 2 mil pessoas. 

Outro destaque foi o programa Guaíra para Todos, em que bailarinos da EDTG se apresentam nos pátios das escolas da rede estadual de ensino ou em outros cenários fora do Teatro Guaíra. No primeiro semestre, o repertório de coreografias coletivas e solos alcançou 1.670 pessoas, entre crianças, professores e funcionários de quatro unidades de ensino. A parceria com a Secretaria estadual da Educação neste projeto acontece desde 2023 e vai continuar nos próximos seis meses, com a previsão de envolver mais cinco colégios. 

Além das escolas, o grupo de dança, formado atualmente por 15 alunos, se apresentou em outros locais, como nas áreas externas e internas do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. Foram cinco momentos entre os meses de abril e maio, como contrapartida do projeto de Lei de Incentivo à Cultura que viabilizou a produção de “O Quebra-Nozes”, espetáculo que envolveu todos os corpos artísticos do Teatro Guaíra. Por meio da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra (ABABTG), o projeto teve como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe.

Leia Também:  Premiação do 4º Concurso Paranaense de Desenho do CJAP será neste sábado

“CRISÁLIDA” – O espetáculo “Crisálida” no Guairinha na primeira metade de 2024 envolveu o trabalho da equipe da própria EDTG, em parceria com quatro bailarinos do Balé Teatro Guaíra e duas professoras da escola nas coreografias. Entre o público de mais de 2 mil pessoas, 317 foram alunos e professores de escolas da Região Metropolitana de Curitiba.

O espetáculo, lembra a coordenadora da Escola, Larissa Pansera, vai subir ao palco novamente em novembro, na cerimônia de formatura dos 100 alunos atualmente em formação. “A escola também já se prepara para se unir ao Balé Teatro Guaíra, aos bailarinos do G2 e à Orquestra Sinfônica do Paraná para o fechamento de 2024 com o clássico ‘O Quebra-Nozes’”, disse.

O contato com a arte produzida no Teatro Guaíra pelos demais corpos artísticos da casa oferece encontros especiais. “Neste semestre tivemos uma aula com o coreógrafo Alessandro Pereira, que mora na Dinamarca”, contou Larissa. Ele veio a Curitiba para remontar uma coreografia para o Balé Teatro Guaíra, o que propiciou o encontro, também, com a escola de dança. “Foram momentos importante de troca, que só se tornam possíveis por estarmos nesse espaço onde circulam grandes profissionais da dança”, disse a coordenadora.

Leia Também:  Governador lamenta morte do ex-prefeito de Campina Grande do Sul e diretor da Sanepar, Elerian do Rocio Zanetti

SER ALUNO – Com aulas diárias, a rotina na Escola de Dança Teatro Guaíra exige dedicação dos alunos e das famílias. “O deslocamento para as aulas e os ensaios são uma rotina que envolve toda a família, que acaba amando a dança”, afirmou Suellen Gonçalves da Silva, mãe da Isabelle, há sete anos na Escola. Além da dança gerar conexão, observar a evolução da filha é um presente. “Nas apresentações e pelo que a gente percebe em casa, ela evoluiu muito de corpo, alma e espírito com o balé. Meu sentimento é de orgulho pela determinação dela”, definiu a mãe. 

O processo seletivo para ingresso de novos alunos abre uma vez ao ano. Em outubro, o edital para ingressar em 2025 será publicado na página do Teatro Guaíra. O Manual do Aluno, com o detalhamento da rotina de aulas, fica disponível na mesma página e pode ser acessada AQUI

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Premiação do 4º Concurso Paranaense de Desenho do CJAP será neste sábado

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Policiais penais fazem festa surpresa para aluna de 8 anos, em Cantagalo

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA