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238 especialistas em IA de 15 estados disputam vaga de diretor no Governo do Paraná

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A vaga para Diretor de Transformação Digital com foco em Inteligência Artificial (IA), aberta pelo Governo do Paraná, por meio Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), recebeu 238 inscrições de candidatos de 15 estados brasileiros.

Anunciado no final de junho, o processo seletivo permitiu que profissionais de todo o Brasil se candidatassem para coordenar a agenda de inovação tecnológica do Estado, impulsionando a modernização dos serviços públicos por meio do uso estratégico de tecnologias emergentes, com foco em inteligência artificial, cibersegurança e governança digital. A chamada foi encerrada no último domingo, 7 de julho.

O secretário estadual da Inovação, Alex Canziani, explica que o objetivo da chamada é encontrar especialistas na área de transformação digital para auxiliar nos projetos de modernização da gestão pública voltados à população. “Em 10 dias desde o anúncio da vaga, 238 talentos do Brasil se inscreveram, representando mais de 15 estados interessados em disputar essa posição no Paraná”, disse Canziane. “Essa é uma ação inédita no governo estadual, principalmente na busca de um profissional focado na questão da inteligência artificial. Queremos transformar o Paraná num estado referência em inteligência artificial no país”, afirma.

Dos inscritos, 136 são provenientes do Paraná, representando mais da metade das candidaturas à vaga (57,14%). O segundo estado com mais inscritos é São Paulo, com 50 candidados, seguido por Minas Gerais com 6, Rio Grande do Sul e Santa Catarina com 5 cada e o Distrito Federal, Rio de Janeiro e Ceará com 3 cada. Também se candidataram especialistas em inovação de Goiás, Amazonas, Rondônia, Alagoas, Pará, Pernambuco e Mato Grosso. Dentre as faixas etárias com maior abrangência estão os candidatos entre 31 e 40 anos, com 82 inscritos, e entre 41 e 50 anos, com 90 inscritos.

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Para se candidatar à vaga, os candidatos precisavam ter graduação em Tecnologia da Informação, Engenharia, Administração Pública ou áreas correlatas, além de pós-graduação ou mestrado em Transformação Digital, Inteligência Artificial ou Gestão Pública. Em termos de qualificação acadêmica, 105 dos inscritos possuem pós-graduação, 47 possuem mestrado e 24 possuem doutorado.

Com a etapa de cadastro concluída, o próximo passo será o mapeamento de comportamento dos inscritos, para que sejam escolhidos os candidatos para as entrevistas. Antes da contratação, o profissional será avaliado por uma banca composta por membros do governo estadual, representantes do setor privado e especialistas de recursos humanos, a serem definidos.

Como Assaí, no interior do Paraná, virou referência global de inovação

DIRETRIZES DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – O novo diretor irá trabalhar de acordo com as Diretrizes para Adoção da Inteligência Artificial na Administração Pública Estadual. Trata-se de um documento que delineia as iniciativas e ações já empreendidas pelo governo para aproveitar todo o potencial da IA na melhoria dos serviços públicos, na eficiência da gestão e no desenvolvimento socioeconômico do Paraná, e também aponta caminhos para o futuro.

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O plano inclui questões como ética, transparência e regulação e propõe diretrizes para o uso responsável da IA, em conformidade com princípios éticos e a legislação vigente, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ele também prevê uma série de medidas para capacitação do corpo técnico, modernização da infraestrutura, estabelecimento de parcerias estratégicas com o setor privado e universidades e promoção do ecossistema de inovação no Estado.

Nesta semana, o Governo do Estado instituiu uma governança relacionada à adoção da Inteligência Artificial, com participação de diversos órgãos estaduais.

SEI – A Pasta é responsável por formular e implementar políticas de inovação e transformação digital, visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e o desenvolvimento econômico do Estado. Entre suas atribuições estão a coordenação de sistemas de informação em inovação, a simplificação de processos administrativos, a promoção de uma gestão pública eficiente e a integração de órgãos e entidades do setor.

Fonte: Governo PR

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1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados às escolas do Paraná são orgânicos

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Pães caseiros, frutas, verduras e sucos naturais. Esses foram alguns dos alimentos orgânicos na alimentação escolar dos estudantes da rede estadual de ensino no último ano. A maior parte dos ingredientes é proveniente da agricultura familiar – 20 mil famílias paranaenses fornecem, para as escolas, mais de 10 mil toneladas de alimentos anualmente. Cerca de 1,4 mil dessas famílias atendem a demanda de orgânicos, que representa mais de 2,7 mil toneladas ou 25% de todos os produtos que vêm da agricultura familiar.

Em 2025, esse percentual tende a aumentar. O Governo do Paraná prevê incluir novos alimentos orgânicos ao cardápio. O processo de aquisição de leite e iogurte natural orgânicos já está em andamento.

Pela primeira vez, o Governo do Paraná participa com recursos próprios do montante utilizado para a contratação de produtos da agricultura familiar. A lei federal que esteve anteriormente em vigor limitava o valor para compras desse tipo a um teto de R$ 100 milhões. A partir da vigência da nova Lei de Licitações (nº 14133/2021), recursos estaduais também poderão ser aportados para esse fim, e o Governo do Paraná já destinou um adicional de R$ 175 milhões a essas contratações, chegando a R$ 275 milhões.

“No último ano, todas as escolas estaduais do Paraná receberam algum alimento orgânico, como frutas, arroz, legumes e tubérculos. Com a nova lei de licitação, pudemos estimular a participação de mais famílias de agricultores em nossa chamada pública. Ampliamos a oferta de alimentos oriundos da agricultura familiar aos nossos estudantes da rede pública do estado”, diz Eliane Teruel Carmona, diretora-presidente da Fundepar, responsável pela gestão estadual do programa voltado à alimentação escolar.

Os alimentos orgânicos são servidos pelo Governo do Paraná desde 2011, porém a quantidade e a variedade de opções vêm sendo ampliadas nos últimos anos, com a contribuição de iniciativas como o programa Paraná Mais Orgânico, que orienta os agricultores familiares com interesse em investir na produção orgânica.

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Mais de 195 mil estudantes da rede pública estadual de ensino têm frutas, hortaliças, legumes, temperos e tubérculos 100% orgânicos na alimentação escolar. Eles representam cerca de 20% dos estudantes da rede e estão distribuídos em 209 escolas de dez municípios do Paraná: Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Curitiba, Doutor Ulysses, Mandirituba, Pinhais, São Mateus do Sul e Tijucas do Sul.

Além dos orgânicos provenientes da agricultura familiar – em maioria frutas, legumes e tubérculos –, também fazem parte do cardápio da alimentação escolar o arroz e feijões orgânicos, adquiridos via licitação. Com mais de 700 toneladas consumidas no ano passado, o arroz orgânico está presente em escolas de todos os 399 municípios paranaenses.

CARDÁPIO – A equipe de nutricionistas da Fundepar reavalia as opções de cardápio da alimentação escolar a cada 2 meses, de modo a garantir sempre a segurança alimentar e nutricional dos estudantes.

Frutas, verduras e legumes são servidos todos os dias nas escolas da rede pública estadual, para cerca de 1 milhão de alunos. Uma média de 100 gramas por dia de proteína animal também é calculada para compor o cardápio do bimestre de cada aluno. A alimentação escolar é responsável pelo suprimento de pelo menos 30% das necessidades alimentares dos estudantes.

“Sabemos que o rendimento escolar dos estudantes está diretamente relacionado à segurança alimentar e à qualidade nutricional das refeições. Por isso, todo investimento que fazemos em alimentação escolar é também um investimento no aprendizado dos nossos alunos em sala de aula”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. 

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O acesso dos estudantes a uma alimentação mais saudável na escola, com alimentos de qualidade e distribuídos em refeições balanceadas, é prioridade para a equipe de nutricionistas da Fundepar e também funciona como uma medida educativa dentro do universo da comunidade escolar.

A Fundepar possui uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-PR) no sentido de realizar a análise de resíduos de agrotóxicos nas amostras de alimentos a serem adquiridos e garantir que as exigências da legislação sejam cumpridas em todas as compras.

“Mais do que garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes no período em que ficam na escola, estamos pensando no incentivo a hábitos que todos podem cultivar ao longo da vida: o de buscar alimentos mais saudáveis, para uma vida mais equilibrada e feliz”, diz a nutricionista Responsável Técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar da Fundepar, Andréa Bruginski.

CHAMADA PÚBLICA – A seleção dos produtos da agricultura familiar dispensa o procedimento licitatório, pois é feita por meio de chamadas públicas: os critérios são estabelecidos no edital de convocação exclusivo para agricultura familiar, publicado no site da Fundepar e aberto ao credenciamento das associações, cooperativas e dos produtores interessados.

As prioridades de seleção incluem fornecedores que mantenham proximidade a uma comunidade escolar, associações que possuam mais de 50% de agricultores assentados da reforma agrária, indígenas ou quilombolas e, por fim, se dentro dessas propostas há produção de alimento orgânico. Caso o fornecedor tenha interesse em ofertar um orgânico, ele manifesta esse diferencial no processo da chamada pública e envia a certificação que comprova a produção diferenciada.

Fonte: Governo PR

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