NOVA AURORA

PARANÁ

Sesa inicia atividades do PlanificaSUS Saúde Mental para a Macrorregião Norte

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta segunda-feira (08), em Londrina, no Norte do Estado, o PlanificaSUS Paraná Mental na Atenção Primária à Saúde (APS) para o triênio 2024-2026. O objetivo é otimizar e fortalecer os serviços de saúde mental em toda Rede de Atenção à Saúde (RAS), especialmente na macrorregião Norte.

Com a participação da equipe de especialistas, consultores e analistas do Hospital Israelita Albert Einstein, além da 17ª Regional de Saúde (RS) de Londrina, os encontros irão ocorrer durante toda a semana em Apucarana (16ª RS), Cornélio Procópio (18ª RS), Jacarezinho (19ª RS) e Ivaiporã (22ª RS), envolvendo os 97 municípios da Macro Norte.

Durante os encontros, os gestores municipais terão a oportunidade de reafirmar a participação no PlanificaSUS Paraná e ampliar o número de equipes integrantes. A proposta é criar estratégias de educação permanente, desenvolvendo competências e habilidades na formação de equipes técnicas e gerenciais.

“Nesses dias iremos discutir sobre a importância do PlanificaSUS Saúde Mental na APS e como está instituído a Linha de Cuidado de Saúde Mental”, disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

Leia Também:  Com recursos do Estado, UEPG adquire terreno para expansão em Ponta Grossa

De acordo com ela, esta ação vem ao encontro da escolha no Planejamento Regional Integrado (PRI), no qual a Macro Norte optou trabalhar com a Linha de Cuidado em Saúde Mental como prioritária. “É uma convergência de ações da Sesa com o mesmo objetivo, e para tanto é preciso organizar os processos de trabalho e qualificar o cuidado à população”.

O PlanificaSUS/Saúde Mental na APS será realizado por meio de ciclos de melhorias organizados em fases de planejamento, operacional e de monitoramento e avaliação. As atividades de operacionalização correspondem à promoção de workshops, oficinas tutoriais em unidades da APS, da Atenção Ambulatorial Especializada (Ambulatórios e os Centros de Atenção Psicossocial) e outras atividades complementares desenvolvidas em todo Paraná.

Nesta terça-feira (9), o encontro ocorreu em Apucarana e na sequência será em Jacarezinho (10/07), Cornélio Procópio (11/07) e Ivaiporã (12/07). Acontecerá também em Irati, local do projeto-piloto, e continuará com as ações em data ainda a ser definida.

PLANIFICASUS – O Paraná aderiu à estratégia PlanificaSUS em 2019 e a implementou inicialmente na 4ª Região de Saúde de Irati, no Centro-Sul. Em 2021, foi o primeiro Estado a expandir a metodologia para todas as suas regiões. O PlanificaSUS Paraná possibilita reorganizar os processos de trabalho das equipes das Unidades de Saúde e dos ambulatórios vinculados a essa estratégia, com o objetivo de melhorar o cuidado às pessoas usuárias do SUS ao promover o acolhimento.

Leia Também:  Dos quadrinhos à pintura: artista visual Nicholas Steinmetz ocupa a Sala Aberta do MAC-PR

Os encontros com os tutores regionais são desenvolvidos com a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde, proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Israelita Albert Einstein (SP).

Em todo Paraná cerca de 8 mil profissionais de saúde, entre os das UBS, gestores, tutores dos municípios e regionais estão envolvidos na estratégia em todo Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Educação abre inscrições para dobra de padrão dos professores da rede estadual

Published

on

By

Começaram nesta segunda-feira (7) e ficam abertas até 16 de abril as inscrições para professores da rede estadual no processo de alteração de regime de trabalho, a chamada dobra de padrão, que permitirá a ampliação da jornada de 20 horas para 40 horas semanais. A mudança pode beneficiar 2 mil professores. As inscrições devem ser feitas pelo site oficial da Secretaria de Estado da Educação

“Será um salto na carreira e também na vida financeira dos profissionais. Esta é mais uma forma do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seed), de  valorização dos nossos professores, tão fundamentais para os avanços educacionais que temos obtido ao longo dos últimos anos”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda. 

Este é o primeiro edital para dobra do regime de trabalho em mais de 15 anos. O último é do ano de 2009. A medida era uma reivindicação muito aguardada pela categoria e reforça o compromisso do Estado com a qualidade da educação. 

“Fora o impacto financeiro para o professor, que passa a ganhar mais, a dobra de padrão vai estreitar os vínculos dos profissionais da educação com os alunos e com a escola. Um professor pode acompanhar uma turma por mais tempo, conhecendo a fundo suas  competências e dificuldades”, acrescenta  o secretário.

Leia Também:  PM registra aumento de 337% nas apreensões de embarcações nas fronteiras no 1º quadrimestre

EDITALO edital oferece 2 mil vagas, distribuídas por todo o Estado. O resultado final será divulgado até o final de maio, com efetivação no sistema estadual de ensino no segundo semestre de 2025.

As vagas contemplam os componentes curriculares de Arte, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia e também são para a Educação Especial.

CRITÉRIOS – A classificação será única em nível estadual e levará em consideração três critérios: suprimento de carga horária (30% da pontuação), idade do candidato (40%) e nível e classe (30%). Em caso de empate, serão considerados, na ordem, o maior tempo de serviço na linha funcional, o maior nível de classe e a maior idade. O período analisado para os critérios da seleção abrange de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2024.

MAIS VAGAS – Neste ano, já foram convocados mais de 1,1 mil professores e pedagogos aprovados no último concurso público realizado pelo Estado. Contabilizando as convocações, desde 2023, já são mais de 4,5 mil profissionais.

Leia Também:  Com policiamento reforçado, PM atendeu 2.231 ocorrências durante a Operação Páscoa

Em março, o Estado também repassou R$ 150 milhões a mais para 1,5 mil colégios pelo programa Escola Mais Bonita. O aporte ajuda na realização de serviços essenciais nas estruturas das escolas, como reparos em alvenaria, nos sistemas hidráulicos e elétricos ou adaptações para acessibilidade.

Além disso, o Estado acaba de ampliar para 2 mil vagas em 2026 o maior programa de intercâmbios entre todas as redes estaduais de ensino do Brasil. Somente em 2025, o Ganhando o Mundo está enviando 1,3 mil alunos para estudar ao longo de um semestre letivo em países de língua inglesa, com todas as despesas pagas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA