NOVA AURORA

PARANÁ

Centro Juvenil de Artes Plásticas anuncia abertura de oficinas do segundo semestre

Publicado em

O Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP), unidade pertencente à secretaria estadual da Cultura, abre as matrículas das oficinas gratuitas do segundo semestre de 2024 para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos. O período de inscrição vai de 15 a 26 de julho, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

As aulas serão ministradas semanalmente, no dia e turno escolhidos. Atividades vão da semana de 5 de agosto até a semana de 6 de dezembro de 2024, nos turnos da manhã, das 8h30 às 11h30, ou tarde, das 14h às 17h. Cada atividade corresponde a uma determinada faixa etária e cada aluno pode escolher uma oficina para se inscrever.

Ao todo são 172 vagas distribuídas em 13 cursos: Arte Urbana, Desenho, Teatro, Fotografia, Artes Visuais, Desenho e Pintura, Criações em Dança e Artes Visuais, Tridimensionais e Experiências em Cerâmica, Artes Visuais: entre o Moderno e o Contemporâneo, Artes Visuais e Técnicas, Desenho e Experimentações, Laboratório de Criação: Desenho, Pintura e Tridimensional, Artes Visuais e Desenho. Conheça as propostas pedagógicas de cada oficina .

Leia Também:  Portos do Paraná comanda mutirão de limpeza de resíduos sólidos na ilha de Eufrasina

COMO FAZER A MATRÍCULA – O responsável pela criança ou adolescente precisa ir pessoalmente à secretaria do CJAP, na Rua Mateus Leme, 56, com os documentos requeridos, seguindo previamente as orientações abaixo:

 – Baixar e imprimir a ficha de inscrição disponível neste link . Vale para todas as oficinas

 – Preencher corretamente as informações com letra legível (esse será o documento com as informações do aluno que ficarão registradas)

 – No espaço destinado à fotografia do aluno, levar uma foto 3×4 atual para anexar na ficha ou foto impressa na própria ficha de matrícula

 – Não preencher o espaço com o nome da oficina. Isso será feito no ato da matrícula

 – Levar cópia do documento de identificação (RG) do aluno. Se não possuir RG, trazer uma cópia da certidão de nascimento. Esse documento ficará arquivado no CJAP. Não serão aceitos outros documentos

 – Depois de preenchida a ficha, com a cópia do documento e foto em mãos, ir presencialmente ao CJAP para efetivar a matrícula

Leia Também:  Inovação: startup cria plataforma para apoio a prefeituras na gestão de áreas rurais

 – A inscrição é feita por ordem de chegada, não sendo permitida a reserva de vagas por telefone ou e-mail

 – Não serão efetuadas matrículas sem a ficha de inscrição previamente preenchida, bem como sem cópia do documento do aluno e foto

Dúvidas podem ser encaminhadas ao email educativocjap@gmail.com ou esclarecidas pelo telefone (41) 3223-3805.

Confira abaixo a grade horária deste semestre:

SEEC ANEXOS CJAP

Para acompanhar demais atualizações sobre as oficinas, acesse o perfil da instituição no Instagram: @centrojuvenildeartesplasticas. 

Serviço:

Centro Juvenil de Artes Plásticas

Rua Mateus Leme, 336 – Centro, Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com usina fotovoltaica, hospital de Ponta Grossa reduz consumo de energia com apoio da Copel

Published

on

By

O Hospital do Coração Bom Jesus, de Ponta Grossa, foi um dos contemplados pelo edital exclusivo para hospitais do Programa de Eficiência Energética da Copel. A instituição teve 192 pontos de iluminação substituídos e recebeu a instalação de uma usina fotovoltaica com 302 placas solares, contribuindo para a redução do consumo de eletricidade e otimização dos recursos destinados à saúde.

O Hospital Bom Jesus protagoniza o segundo vídeo de uma série que a Copel divulga ao longo desta semana, contando sobre os resultados da chamada pública. O primeiro mostrou o Hospital São Lucas, de Pato Branco.

De acordo com o gerente de Gestão da Inovação e da Eficiência Energética da Copel, Marcio Biehl Hamerschmidt, os resultados do programa vão além da modernização dos equipamentos e geram impacto positivo na sociedade. “Esse programa é gratificante para a Copel porque representa a redução do consumo dessas instalações, deixando o recurso disponível para a aplicação na atividade-fim, que é atender a população”, afirma.

Leia Também:  Portos do Paraná comanda mutirão de limpeza de resíduos sólidos na ilha de Eufrasina

Além das melhorias estruturais, a iniciativa também busca estimular o uso consciente da energia elétrica. “Nós também implementamos palestras e cursos que promovem a conscientização dos profissionais que atuam nos hospitais. Isso provoca uma sensibilização que vai além das próprias instituições”, destaca Hamerschmidt.

O Hospital do Coração Bom Jesus tem uma história de mais de um século, iniciada com o atendimento a feridos da comunidade ucraniana em Prudentópolis. Ao longo dos anos, a instituição passou por modernizações e tornou-se referência em Cardiologia e Ortopedia, além de oferecer atendimento em diversas especialidades médicas.

A unidade hospitalar também mantém o Ambulatório Social, que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) nas especialidades de cardiologia, cirurgia vascular e neurologia, com uma média de 530 atendimentos mensais.

ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE – A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O edital exclusivo para hospitais destinou R$ 35,2 milhões para a modernização de equipamentos e implantação de sistemas de geração própria de energia em 41 hospitais de 33 municípios paranaenses.

Leia Também:  Novo viaduto de São José dos Pinhais tem tráfego liberado em passagem inferior

Até o momento, 80% das obras foram concluídas, com uma economia estimada de 11 mil megawatts-hora por ano, o equivalente ao consumo de cerca de 5 mil residências. Com a redução dos custos de energia, os hospitais podem direcionar mais recursos para aprimorar a qualidade dos serviços de saúde.

A ação está alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU) como desafios a serem atingidos até o ano de 2030.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA