NOVA AURORA

PARANÁ

Educação divulga lista preliminar das inscrições ao Ganhando o Mundo Diretor 

Publicado em

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) divulgou nesta segunda-feira (01) a relação das inscrições homologadas de candidatos ao Ganhando o Mundo Diretor, programa de intercâmbio, criado pelo Governo do Estado. Ainda neste ano, o programa vai levar 100 diretores das escolas estaduais para uma capacitação no Chile. A lista divulgada constitui homologação preliminar dos resultados obtidos no processo seletivo, não configurando a chamada definitiva, mas sim etapa intermediária. A divulgação do resultado final da homologação das inscrições acontecerá na próxima terça-feira (9). 

“O programa, que se tornou referência no país, depois de proporcionar intercâmbios em  países da América do Norte,  Europa e Oceania a alunos e a centenas de professores da rede estadual de ensino, agora chega aos nossos diretores. Uma grande alegria podermos oportunizar essa capacitação, desta vez tendo como destino a América do Sul”, disse o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. 

A previsão é que o primeiro grupo de diretores embarque a partir do mês que vem. As capacitações serão voltadas à gestão escolar em instituições chilenas. O investimento do Governo do Estado é de cerca de R$5 milhões.

O secretário Roni Miranda lembra que o Chile foi escolhido por ter o melhor desempenho da América Latina no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o PISA, e por possuir uma proposta de formação continuada de diretores escolares alinhada à prática pedagógica no contexto escolar. Além disso, possui uma boa estrutura de políticas públicas nas escolas, impulsionando a transformação de realidades no ensino. “Nossos diretores terão formação ministradas por grandes especialistas em avaliação e acompanhamento de professores, que acontecerá nas próprias instituições de ensino superior”, reforça o secretário.

Leia Também:  Matrículas e rematrículas na rede estadual do Paraná estão abertas até 29 de novembro

A iniciativa é semelhante à realizada em 2023, quando 96 professores e pedagogos da rede estadual participaram de um intercâmbio na Finlândia e no Canadá para uma experiência de cerca de quatro semanas de formação continuada em instituições  de ensino superior daqueles países, que são modelos de educação para o mundo. 

GANHANDO O MUNDO – A primeira edição do programa Ganhando o Mundo aconteceu no ano de 2022,  quando 100 alunos fizeram um intercâmbio no Canadá. Na edição seguinte, outros 100 estudantes viajaram para a Nova Zelândia. No ano passado, o programa foi ampliado para professores da rede estadual, e também levou outros 40 estudantes para estudar por um semestre na França.

Em 2024, está acontecendo a maior edição Ganhando o Mundo, com foco nos países de língua inglesa. Mil estudantes embarcaram para Canadá, Nova Zelândia, Austrália e Inglaterra e outros 50 deverão embarcar em agosto para os Estados Unidos. Boa parte já desembarcou no Brasil neste mês de junho, com muitas histórias pra contar. 

Leia Também:  Startup apoiada pelo estado estuda funcionalidade da própolis azul do Litoral

Em fase de convocações, o Ganhando o Mundo 2025 será a maior edição do programa e levará 1.200 alunos da rede de ensino para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil, com todas as despesas pagas. Participaram do processo seletivo 12 mil alunos e, do total de 1.200 vagas abertas, 500 já estão preenchidas.

No dia 25 de junho, a Secretaria da Educação do Paraná também divulgou as primeiras chamadas dos alunos para o programa Ganhando o Mundo Agrícola. Já estão disponíveis no site da Pasta o edital com os nomes dos estudantes convocados em primeira chamada e o edital com a chamada complementar, trazendo os nomes dos convocados para substituir os primeiros desistentes.

Todo o custo do Ganhando o Mundo é arcado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Educação, incluindo a viagem, os cursos, a estadia, a alimentação, um seguro  e uma bolsa-auxílio para os intercambistas.  

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Podcast mostra como o turismo religioso ajuda a movimentar a economia do Paraná

Published

on

By

Festas religiosas, rotas que unem fé, história e natureza, igrejas e templos de diferentes religiões se tornaram mais do que sinônimos de devoção e passaram a integrar os atrativos turísticos do Paraná. O turismo religioso, que ajuda a fomentar a economia local, é o tema do episódio do podcast Notícia Boa Paraná que entrou no ar nesta quinta-feira (3) no Youtube e no Spotify do Governo do Estado.

Na próxima semana, a mesquita Omar Ibn Al Khattab, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, vai sediar a edição de 2025 do Fórum do Turismo Religioso do Paraná. O evento está em sua sétima edição e integra todas as religiões e crenças que se interessam pelos debates sobre este segmento turístico.

Para falar sobre o fórum e sobre a movimentação do segmento no Estado, os jornalistas Beto Pacheco e Ana Tigrinho recebem no estúdio Eliseu Rocha, coordenador do Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso do Paraná, e Elcir Francisco Amadei, idealizador do projeto Santiago Brasil, rota de peregrinação que está sendo implantada na cidade de Dois Vizinhos, no Sudoeste, inspirado no tradicional Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

Leia Também:  Paraná inicia primeiras licitações dentro da nova legislação de compras públicas

O caminho será mais uma das atrações entre os roteiros religiosos já presentes no Paraná, como a Rota do Rosário, que atravessa diversas cidades dos Campos Gerais e do Norte Pioneiro, as igrejas ucranianas com arquitetura bizantina, em Prudentópolis, e a própria mesquita de Foz do Iguaçu, que é um dos atrativos da cidade que mais recebem turistas no Paraná.

Além deles, festas como a de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes, de Bom Jesus da Cana Verde, em Siqueira Campos, de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, e de Santa Rita de Cássia, e Lunardelli, também exemplos de eventos que reúnem milhares de devotos, ajudando a movimentar a economia local, principalmente de pequenos empreendedores.

O segmento ganhou tanta relevância que o Paraná conta hoje com o Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso, que reúne 21 instituições relacionadas a diferentes denominações religiosas e também aos setores de turismo e serviços. Com apoio do Estado, os agentes que fazem parte do segmento também têm a oportunidade de participar de capacitações e diferentes eventos que buscam fomentar o turismo religioso no Estado.

Leia Também:  Aguardente de goiaba, sorvete de frutas nativas: Feira Sabores do Paraná traz novidades

NOTÍCIA BOA – O Notícia Boa Paraná é produzido pela Secretaria da Comunicação e E-Paraná Comunicação e vai ao ar toda quinta-feira, às 17h. Além do Spotify e do canal do Governo do Estado no Youtube, também pode ser acompanhado pelas redes sociais do governo no TikTok, Instagram e Facebook.

O episódio é transmitido ainda na Rádio Educativa (97,1 FM), às quintas-feiras, sempre às 23h; e na TV Paraná Turismo, às sextas (23h), sábados (22h30) e domingos (20h30).

Confira:

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA