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Plano Safra vai priorizar a produção de legumes, verduras, frutas, arroz e feijão

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O Plano Safra 2024/25, o governo federal deve lançar na próxima quarta-feira (03.07) vai priorizar a agricultura familiar e o pequeno agricultor. A informações é do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira. em entrevista durante o Global Agribusiness Forum (GAFF), realizado em São Paulo.

SAIBA MAIS:Como o Pensar Agro revelou ontem (LEIA AQUI), o Plano Safra 2024/25 será R$ 100 bilhões menor que o reivindicado pelo agronegócio: apenas R$ 475,5 bilhões. Deste montante, R$ 74,98 bilhões serão destinados à agricultura familiar, e R$ 400,6 bilhões para a agricultura empresarial.

Segundo Teixeira, o objetivo é fortalecer a produção de alimentos e promover a sustentabilidade no campo. Ele revelou que as principais medidas do plano, incluem a ampliação da produção de legumes, verduras, frutas, arroz e feijão. Há também um foco especial na melhoria da produção de leite, na agroindústria e no fortalecimento das cooperativas.

Uma das grandes novidades do plano, ainda segundo o ministro, é o subsídio nas taxas de juros, financiado com recursos do Tesouro Nacional. “Isso é dinheiro do Tesouro para fazer o subsídio”, afirmou Teixeira, enfatizando que essa medida tornará o crédito mais acessível, incentivando o aumento da produção de alimentos saudáveis, o que pode ajudar a reduzir os preços e melhorar a renda das famílias brasileiras.

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Outro ponto destacado pelo ministro é o incentivo à mecanização dos pequenos agricultores, que atualmente possuem baixos níveis de tecnificação em comparação com a agricultura empresarial. Para atender a essa demanda, haverá estímulo para que as indústrias brasileiras de máquinas agrícolas desenvolvam equipamentos menores e tecnologicamente adequados às necessidades dos pequenos produtores.

Além disso, o plano prevê uma transição significativa de uma agricultura baseada em insumos químicos para uma de base biológica, promovendo a agroecologia. Essa mudança visa a garantir uma produção mais sustentável e menos prejudicial ao meio ambiente, beneficiando tanto os produtores quanto os consumidores.

Fonte: Pensar Agro

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AGRONEGÓCIO

Guerra EUA x China: Brasil vira peça-chave e faz planos para um corredor transoceânico

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A guerra comercial entre China e Estados Unidos ganhou novos capítulos nesta semana, com reflexos importantes para o Brasil — principalmente para o agronegócio. A Casa Branca anunciou um aumento das tarifas sobre produtos chineses, que agora chegam a 245%. O motivo, segundo o governo americano, seria uma resposta a ações retaliatórias por parte da China. A notícia pegou o governo chinês de surpresa e provocou reações imediatas, incluindo pedidos formais de esclarecimento.

Imagem: reprodução/Ministério dos Transportes

Em meio a essa disputa, o Brasil pode sair ganhando, se conseguir resolver seus problemas logísticos (veja aqui). Uma comitiva do governo chinês esteve em Brasília nesta semana para conhecer projetos de infraestrutura e discutir caminhos que facilitem o acesso dos produtos brasileiros ao mercado asiático. Um dos temas centrais foi o Corredor Bioceânico, uma rota que ligará o Brasil ao Oceano Pacífico passando por países vizinhos, como Paraguai e Argentina, com destino aos portos do Chile.

O corredor tem um grande atrativo: facilitar a exportação de grãos e carnes para a Ásia, encurtando a distância até os mercados chineses e reduzindo custos logísticos.

A iniciativa também está diretamente ligada às ferrovias, como a Norte-Sul, a FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) e a FICO (Ferrovia de Integração Centro-Oeste), todas integradas ao Novo PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento. O objetivo é melhorar o escoamento da produção do Centro-Oeste, especialmente soja, milho e carne.

Durante a visita ao Brasil, a delegação chinesa se reuniu com representantes dos governos de Mato Grosso, Goiás, Rondônia e Acre, onde foram apresentados dados sobre produção agrícola, cultura e exportações. A agenda também incluiu visitas técnicas ao Porto de Ilhéus (BA), à FIOL, ao Porto de Santos (SP) e ao projeto do futuro Túnel Santos-Guarujá.

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O plano é transformar a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que avança lentamente entre Caetité e Ilhéus, em um elo fundamental de um corredor bioceânico que levaria grãos, minérios e outros produtos brasileiros até o porto de Chancay, no Peru — e de lá, direto ao mercado asiático.

A missão chinesa desembarcou em Ilhéus nesta quarta-feira (16.04), visitou trechos da Fiol 1 e as instalações do Porto Sul, que ainda está em obras. A ideia é clara: entender o que falta, quanto custa e como viabilizar a conclusão dessa travessia ferroviária transcontinental, um projeto que, se sair do papel, poderá reduzir em até dez dias o tempo de navegação entre o Brasil e a Ásia.

Para os chineses, trata-se de uma oportunidade de ouro. Para o Brasil, uma chance — talvez a última por um bom tempo — de dar um salto logístico sem depender exclusivamente dos Estados Unidos ou de seus próprios (e lentos) investimentos públicos.

Mas o entusiasmo técnico contrasta com a realidade do chão. As obras da Fiol seguem a passos lentos, marcadas por entraves burocráticos, desafios ambientais e falta de recursos. A Bahia Mineração (Bamin), concessionária do trecho, tem sob sua responsabilidade não apenas a ferrovia, mas também a construção do Porto Sul — um complexo que ainda está longe de operar plenamente.

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A visita chinesa, no entanto, é simbólica. Marca o esforço de Pequim em reforçar laços com o Brasil em um momento em que a dependência mútua aumenta. Hoje, mais de um terço de tudo que o Brasil exporta tem a China como destino. E a maior parte disso — cerca de 60% — precisa de infraestrutura para sair do interior até os portos. Sem ferrovias eficientes, o Brasil seguirá perdendo tempo e dinheiro.

NOVA ROTA – Uma nova rota marítima lançada nesta semana, de forma simultânea no Brasil e na China, promete reduzir o tempo necessário para transportar produtos entre um país e outro, e também os custos logísticos. A rota vai ligar o Porto Gaolan, localizado em Zhuhai, no sul da China, aos Portos de Santana, no Amapá, e de Salvador, no Brasil, sem escalas. Com isso, a expectativa do embaixador da China no Brasil, Zhu Oinggiao, é que o trânsito de cargas leve 30 dias a menos que o habitual e os custos das operações também diminuam, em mais de 30%.

Fonte: Pensar Agro

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