NOVA AURORA

PARANÁ

Obra da Ponte de Guaratuba inclui monitoramento da flora para preservação ambiental

Publicado em

A obra da construção da Ponte de Guaratuba e seus acessos, na região do Litoral do Paraná, conta com vários programas ambientais que vão proporcionar melhorias ao bioma local, bem como reduzir o máximo possível o impacto dos serviços em andamento.

Entre as iniciativas específicas para a vegetação da Mata Atlântica está o programa de Monitoramento de Flora, voltado para a identificação e monitoramento das espécies presentes em remanescentes de Mata Atlântica próximos ao empreendimento e em locais de supressão da vegetação, com ênfase nas espécies nativas e ameaçadas de extinção.

Já o programa de Controle e Monitoramento de Espécies Invasoras consiste em identificar as plantas que não pertencem à região, e estudar as melhores soluções para sua remoção ou supressão. Trata-se de uma iniciativa que beneficia a Mata Atlântica, mas que não foi causada pela obra.

“O controle e supressão dessas espécies possibilitam a recuperação de espécies nativas, que conseguem se restabelecer, aumentando a biodiversidade e restaurando o equilíbrio ecológico e as interações entre os organismos”, informa a bióloga do Consórcio Supervisor da Ponte de Guaratuba, Aline Prado.

Leia Também:  Com atividades lúdicas, Estação Sanepar chega a Morretes no domingo

GERMOPLASMA – Outra iniciativa que ainda será realizada é o programa de Resgate e Transplante de Germoplasma Vegetal, relativo ao material genético das plantas em locais de supressão da vegetação, principalmente de espécies ameaçadas de extinção.

Essas plantas serão resgatadas previamente, e aproveitadas para a produção de mudas. As mudas serão utilizadas de maneira compensatória, sendo replantadas nas áreas remanescentes próximas às de onde foram originalmente retiradas e nas áreas degradadas que precisam ser recuperadas. “Podem ser coletadas mudas ou recolhidas sementes e frutos do chão. As bromélias, orquídeas e cactos serão retirados em época de chuva com uso de barbante, por exemplo”, informa Aline.

DESENVOLVIMENTO – Todas estas ações ambientais, que também atendem a fauna, visam garantir que a ponte proporcione desenvolvimento socioeconômico a Guaratuba e região, completamente aliado à sustentabilidade, um dos pilares do Governo do Paraná.

Entre as iniciativas que serão desenvolvidas durante a execução da obra estão a recuperação de áreas degradadas, a restauração de corredores ecológicos, monitoramento da qualidade da água e sedimentos, monitoramento da qualidade do ar e nível de pressão sonora. 

Leia Também:  Com novas obras, Sanepar vai ampliar em 50% a capacidade produção de água em Umuarama

Informações e novidades sobre a Ponte de Guaratuba podem ser consultadas e acompanhadas no site oficial da obra.

ANDAMENTO A ponte atingiu a marca de 8,68% de execução na medição mais recente, de maio. Os serviços estão concentrados na implantação das estacas da infraestrutura, na margem de Guaratuba.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Investimento de R$ 8,3 milhões: Estado vai ampliar Escola de Jovens e Adultos de Ibiporã

Published

on

By

O Escola de Jovens e Adultos Francisco Gutierrez Beltrão, de Ibiporã, vai passar por uma ampla obra de reforma e ampliação, coordenada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (11) pelo governador em exercício Darci Piana durante visita à cidade, na região Norte do Paraná. A unidade receberá R$ 8,3 milhões de investimento do Governo do Estado.

O edifício onde funciona o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceebja) Doutor Francisco Gutierrez Beltrão fica no centro de Ibiporã e é o mais antigo da cidade. Como ele foi construído na década de 1950, o prédio carece de adequações para cumprimento das normas construtivas atuais, além de melhorias visando o conforto e a segurança de toda a comunidade escolar.

“Este colégio estava precisando de uma reforma e agora passará por uma revitalização completa, garantindo que a cidade de Ibiporã tenha uma unidade de referência em educação”, pontuou Piana.

“Apenas hoje reinauguramos a escola agrícola em Santa Mariana, entregamos uma nova UTI neonatal em Cornélio Procópio e confirmamos o investimento nessa escola de Ibiporã, mostrando o comprometimento do Governo do Estado com a educação e a saúde dos paranaenses”, complementou o governador em exercício, relembrando a agenda de entregas na região Norte.

Além de reparos e melhorias nos espaços já existentes, novas estruturas serão construídas. Com isso, a área construída passará de 2,6 mil metros quadrados para mais de 3,2 mil metros quadrados após a conclusão das obras. O contrato firmado pelo Fundepar prevê que a empresa contratada via licitação inicie a execução em maio deste ano, com prazo para finalização dos serviços em 12 meses.

Leia Também:  Com novas obras, Sanepar vai ampliar em 50% a capacidade produção de água em Umuarama

REFORMA COMPLETA – A obra contempla reformas dos ambientes pedagógicos e administrativos; readequação das instalações elétricas e hidráulicas; substituição da cobertura, forro e pisos; adequações de acessibilidade; nova quadra poliesportiva, cozinha, refeitório, sala de jogos, pátio coberto, sanitários, estacionamento; além de uma nova pintura geral do prédio.

“A escola precisava dessa reforma, que será praticamente uma reconstrução, e quem ganha com isso é a população de Ibiporã”, disse o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “Este é mais um exemplo do que o Governo do Estado tem feito em todo o Paraná, com repasse de recursos para todas as unidades da rede estadual de ensino para melhoria das condições de salas de aula e outros ambientes usados pelos professores e alunos”.

Atualmente, a unidade conta com 285 estudantes matriculados no Ceebja, gerido pelo Estado, que estão divididos em nove turmas nos períodos da noite. A gestão é compartilhada com a administração municipal, responsável por outros 355 estudantes nos períodos da manhã e da tarde, que também poderão usufruir da nova estrutura.

Leia Também:  Mais de mil pessoas visitaram mostras itinerantes do Museu de Ciências Forenses no Litoral

Segundo a diretora do Ceebja, Sandra Furihata, como o colégio foi fundado há quase 84 anos, ele precisava de uma ampla reforma. “Essa obra será muito importante para recomposição da estrutura física, o que dará melhores condições de trabalho aos professores. Isso significa um processo de ensino-aprendizagem melhor para os alunos que não conseguiram se formar no tempo escolar regular e para as crianças que cursam do 1º ao 5º ano do ensino fundamental”, afirmou.

Após a nova estrutura ser concluída, a Prefeitura de Ibiporã planeja construir um observatório astronômico e um planetário na escola, conforme informou o prefeito, Raphael Sampaio. “Só temos a agradecer o Governo do Estado pelo apoio dado à educação e nós faremos a nossa parte, investindo para equipar ainda mais o colégio”, declarou.

PRESENÇAS – Também participaram do anúncio os secretários estaduais da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; Saúde, Beto Preto; Indústria, Comércio e Serviços, Marco Brasil; Justiça e Cidadania, Santin Roveda; o chefe da Casa Militar, Coronel Marcos Tordoro; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; e os deputados estaduais Cloara Pinheiro, Evandro Araújo e Luiz Claudio Romanelli.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA