NOVA AURORA

PARANÁ

Governo finaliza série de seminários para debate sobre violência política de gênero

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), realizou nesta quinta-feira (20), em Cascavel, o sexto e último “Seminário de Violência Política de Gênero: Precisamos falar sobre isso”, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR). As palestras discutiram temas como a participação das vozes femininas nas eleições, a construção de sociedades inclusivas e a importância da Justiça Eleitoral na garantia de direitos políticos de mulheres.

Anteriormente, os seminários ocorreram em Curitiba, em fevereiro; em Londrina, em abril; e Guarapuava, Umuarama e Ponta Grossa, em maio.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, ressaltou a importância de contar com outras instituições, como o TRE/PR e a OAB-PR, no combate à violência política de gênero. “Só assim nós teremos mais mulheres que se interessem a entrar na vida pública, porque tudo com a mulher já é bastante difícil. A gente já tem que acumular tantas outras responsabilidades que deveriam ser compartilhadas. Quanto mais apoio pudermos dar, cada vez mais poderemos criar um ambiente que seja adequado para que as mulheres participem seguramente e, assim, a nossa democracia só tem a ganhar”, destacou.

Leia Também:  PCPR prende 21 integrantes de organização criminosa ligada ao tráfico de drogas

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, considerou o Seminário uma iniciativa de sucesso para levar a mensagem da Justiça Eleitoral sobre o tema a todo o Estado. “As leis eleitorais têm sido bastante rígidas para que a cota de gênero seja cumprida e as chapas com candidaturas laranjas serão caçadas”, afirmou.

Para a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Cascavel, Cândida Brenda Basso, esse tipo de evento traz uma reflexão e promove o entendimento das mulheres para que se tornem capazes de concorrer a um pleito político da melhor forma possível. “O objetivo é instituir uma política pública para a mulher, incentivando ela a participar. Não adianta só falar, se não tem nada do poder público que incentive, que promova essa questão. Além disso, é necessária a fiscalização caso aconteça alguma fraude, algo nesse sentido”, reiterou.

Juliana Prezotto, mestre em Ciências Jurídicas e palestrante, falou sobre os principais desafios que as mulheres enfrentam na política. “Podemos citar desde violações físicas, sexuais, a assédios, ameaças, a corte de microfone, o impedimento de falas, as referências não só em relação ao gênero, mas em relação à raça, à religião, à classe social”, afirmou.

Leia Também:  PCPR participa de operação nacional contra a exploração e abuso infantil

Ela acrescentou que entre as alternativas que podem ser ampliadas está justamente o debate. “Outra é a ampliação da atuação legislativa e estudos a respeito da participação dos partidos, não só com a implantação das cotas, mas com modelos em que se torne possível cumprir as cotas de gênero”, completou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Universidade Estadual de Maringá começa a fazer exames de pré-transplante no Paraná

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  IAT alerta para risco de ataque de abelhas na trilha que leva à Montanha da Ciririca

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA