NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná participa de evento internacional de defesa civil no Japão

Publicado em

O Paraná participa de evento internacional sobre compreensão de riscos, da área da defesa civil, que acontece nesta semana, em Himeji, no Japão. O encontro começou nesta segunda-feira (17) e segue até sexta-feira (21). O Governo do Estado enviou dois profissionais da Coordenação Estadual de Defesa Civil, capitão Marcos Vidal e cabo Haenz Erik Denk, para os debates e palestras sobre temas como comunicação de riscos, metodologias de avaliação, uso de novas tecnologias, como a inteligência artificial.

O encontro conta com palestrantes de diversos países em apresentações e mesas-redondas que tratarão de experiências em diversos campos de defesa civil. “Vamos acompanhar o maior número de palestras e diálogos possível, para que possamos trazer essas experiências para o Paraná”, afirmou o Capitão Vidal.

Além disso, ele reforçou a importância desse contato e da troca de experiências que iniciativas desse tipo de evento possibilita. “Podemos conhecer pessoas, receber e apresentar conhecimentos. É uma oportunidade para mostrar o trabalho do Paraná na área também”, adicionou.

Leia Também:  Destaque nacional, atleta apoiado pelo Paraná disputa o Panamericano de esgrima

Um exemplo de boa prática do Paraná é o método Detecta, de avaliação de risco associado a deslizamentos. O método é aplicado pelo Estado para dar suporte às ações dos municípios de Proteção e Defesa Civil. A utilização do método permitiu melhorar o grau de confiabilidade do diagnóstico de risco associado aos deslizamentos não só na etapa preventiva, como também na fase da resposta, auxiliando a tomada de decisão sobre a necessidade ou não de desocupar determinado imóvel durante um desastre.

Outra experiência do Paraná é o Sistema Informatizado de Defesa Civil do Paraná (SISDC), que foi desenvolvida com o intuito de auxiliar o Coordenador Municipal de Defesa Civil a criar mecanismos de preparação e resposta a desastres na esfera do município. A metodologia aplicada na concepção da ferramenta buscou  atender mesmo o usuário sem a expertise na elaboração de planos de contingência.

Simplesmente pelo fato de se manusear e preencher os formulários componentes do plano, desperta no gestor municipal o conhecimento e articulação necessária para atendimento a desastres. A ferramenta possibilita controle ativo e integrado das informações de desastres, com mapa dos municípios atingidos, pessoas afetadas, ajuda humanitária enviada, além dos planos de contingência dos municípios, pessoas designadas, entre outras ferramentas.

Leia Também:  Estado põe imóveis e terrenos à venda em 5 municípios com valores a partir de R$ 146 mil

O Paraná é também um destaque com o programa Brigadas Escolares. Boa prática reconhecida pelo governo federal, o programa tem por objetivo disseminar uma cultura prevencionista e promover adequações das edificações escolares em atendimento às Normas de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros.  Em 2023, foram capacitados 9.214 servidores como brigadistas escolares, realizados 9.968 simulados de abandono emergencial de edificação e emitidos 2.269 Certificados de Conformidade.

O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, afirma que a oportunidade pode trazer ganhos para o Paraná. “Temos visto muitos desastres no Brasil e no mundo, e estar inserido nos eventos que trazem as experiências mais atuais para lidar com as consequências destes fenômenos, e que dão certo, é o caminho para darmos cada vez mais segurança para a população”, destacou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Destaque nacional, atleta apoiado pelo Paraná disputa o Panamericano de esgrima

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Estado reforça apoio às mulheres e idosos e políticas de promoção da igualdade racial

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA