7 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Junho Vermelho: doadores de sangue ganham passeio de tirolesa no Parque de Vila Velha

    Publicado em

    O Parque Estadual de Vila Velha, nos Campos Gerais, encabeçou a campanha para incentivar a doação de sangue entre seus visitantes. A campanha “Paraná, terra de sangue bom” foi lançada no início deste mês pelo Governo do Paraná. Durante todo o mês de junho, quem for a Vila Velha e comprovar a doação de sangue com carteirinha de doador ativa a partir do dia 1º de março de 2024, ganha um passaporte para o passeio de tirolesa.

    “Sempre buscamos estar engajados em diversas ações que favoreçam o próximo, seja em campanhas anuais, como em datas pontuais. Dessa vez, a nossa iniciativa busca enaltecer e reconhecer as pessoas que doam sangue, um gesto muito nobre e uma ação que pode salvar muitas vidas”, destaca o gestor do Parque, Leandro Ribas.

    A doação de sangue pode ser feita em uma das 23 unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). A campanha estadual reforça a necessidade de mais doadores para manter os estoques de sangue que salvam centenas de vidas todos os dias em, pelo menos, 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos, distribuídos em todas as regiões do Estado. Eles correspondem a 93% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS).

    Leia Também:  Fomento Paraná conta com mais de 600 parcerias formais para intermediação de crédito

    De acordo com a diretora do Hemepar, Vívian Patrícia Raksa, uma bolsa de 450 mililitros de sangue, doada exclusivamente por uma pessoa, pode salvar até quatro vidas. “Com uma bolsa de 450ml é possível a produção de quatro tipos de hemocomponentes: plasma, concentrado de hemácias, plaquetas e crioprecipitado”, destaca.

    OUTRAS ATRAÇÕES – O mês de junho também tem uma atração especial ligada ao turismo gastronômico, com a alcatra na pedra e outros pratos típicos da região, disponíveis nas lanchonetes do parque. Entre os dias 15 e 22 deste mês, o espaço fornece a Caminhada Noturna.

    Já nos dias 22 e 23, acontece a Festa Junina com decoração temática, recreação e muitas atividades para toda a família. E no dia 29, o evento especial é para a Trilha da Fortaleza, uma caminhada de 13 quilômetros por paisagens deslumbrantes e pouco exploradas do Parque de Vila Velha.

    Além da programação especial, o Parque Estadual oferece atrações permanentes como tirolesa, arvorismo, cicloturismo e balonismo em dias de clima favorável.

    Leia Também:  Verão Maior Paraná ganha reconhecimento do Ecad por respeitar direitos autorais

    Primeiro parque estadual criado no Paraná, em 1953, Vila Velha atualmente é uma concessão do Governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), à Soul Vila Velha, uma empresa do Grupo Soul Parques.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Educação abre inscrições para dobra de padrão dos professores da rede estadual

    Published

    on

    By

    Começaram nesta segunda-feira (7) e ficam abertas até 16 de abril as inscrições para professores da rede estadual no processo de alteração de regime de trabalho, a chamada dobra de padrão, que permitirá a ampliação da jornada de 20 horas para 40 horas semanais. A mudança pode beneficiar 2 mil professores. As inscrições devem ser feitas pelo site oficial da Secretaria de Estado da Educação

    “Será um salto na carreira e também na vida financeira dos profissionais. Esta é mais uma forma do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seed), de  valorização dos nossos professores, tão fundamentais para os avanços educacionais que temos obtido ao longo dos últimos anos”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda. 

    Este é o primeiro edital para dobra do regime de trabalho em mais de 15 anos. O último é do ano de 2009. A medida era uma reivindicação muito aguardada pela categoria e reforça o compromisso do Estado com a qualidade da educação. 

    “Fora o impacto financeiro para o professor, que passa a ganhar mais, a dobra de padrão vai estreitar os vínculos dos profissionais da educação com os alunos e com a escola. Um professor pode acompanhar uma turma por mais tempo, conhecendo a fundo suas  competências e dificuldades”, acrescenta  o secretário.

    Leia Também:  Com assinatura dos contratos, rodovias dos lotes 1 e 2 garantem grandes investimentos

    EDITALO edital oferece 2 mil vagas, distribuídas por todo o Estado. O resultado final será divulgado até o final de maio, com efetivação no sistema estadual de ensino no segundo semestre de 2025.

    As vagas contemplam os componentes curriculares de Arte, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia e também são para a Educação Especial.

    CRITÉRIOS – A classificação será única em nível estadual e levará em consideração três critérios: suprimento de carga horária (30% da pontuação), idade do candidato (40%) e nível e classe (30%). Em caso de empate, serão considerados, na ordem, o maior tempo de serviço na linha funcional, o maior nível de classe e a maior idade. O período analisado para os critérios da seleção abrange de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2024.

    MAIS VAGAS – Neste ano, já foram convocados mais de 1,1 mil professores e pedagogos aprovados no último concurso público realizado pelo Estado. Contabilizando as convocações, desde 2023, já são mais de 4,5 mil profissionais.

    Leia Também:  Diálogo entre passado e presente coloca Museu Paranaense na vanguarda nacional

    Em março, o Estado também repassou R$ 150 milhões a mais para 1,5 mil colégios pelo programa Escola Mais Bonita. O aporte ajuda na realização de serviços essenciais nas estruturas das escolas, como reparos em alvenaria, nos sistemas hidráulicos e elétricos ou adaptações para acessibilidade.

    Além disso, o Estado acaba de ampliar para 2 mil vagas em 2026 o maior programa de intercâmbios entre todas as redes estaduais de ensino do Brasil. Somente em 2025, o Ganhando o Mundo está enviando 1,3 mil alunos para estudar ao longo de um semestre letivo em países de língua inglesa, com todas as despesas pagas.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA