NOVA AURORA

PARANÁ

Jucepar orienta mais de 900 gestores públicos sobre o Decreto do Baixo Risco

Publicado em

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) orientou 905 gestores públicos sobre o decreto nº 3.434 de 2023, mais conhecido como Decreto do Baixo Risco, em cinco eventos promovidos pelo Sebrae-PR durante o mês de maio, além de mais um em Curitiba, realizado nesta quinta-feira (6). Ao todo, 193 municípios foram impactados pelas palestras ministradas por técnicos da Jucepar e pela Casa Civil, com apoio da Secretaria de Planejamento e Secretária da Industria, Comércio e Serviços. Só do encontro na Capital participaram representantes de 28 cidades.

As orientações ocorrem durante encontros regionais sobre políticas públicas, promovidos pelo Sebrae-PR. Em quatro meses de vigência do Decreto do Baixo Risco, mais de 8,8 mil empresas já foram beneficiadas no Paraná, sendo que cerca de 5,8 mil fizeram a adesão no momento de registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

O Decreto do Baixo Risco passou a vigorar no dia 31 de janeiro deste ano, dispensando 771 atividades de licenciamentos de órgãos públicos, já que elas são, justamente, consideradas de baixo risco. Para que ele seja utilizado pelo empresariado, a informação é uma forte aliada nesse processo, explica a coordenadora adjunta de Tecnologia da Informação e Integração da Jucepar, Fernanda Lianna Wil.

“Temos conseguido levar para os municípios o que eles precisam fazer para se adequar à legislação e como isso funciona dentro do nosso sistema. É o sistema empresa Fácil que faz essa integração de informações de órgãos licenciadores com os municípios”, explica.

Leia Também:  Polícia Militar localiza estufa com 415 pés de maconha em Campo Largo

Fernanda complementa que a adequação é necessária para que o município figure na lista do ranking do governo federal que elenca as cidades com mais atividades de baixo risco. “O público que participa dos eventos do Sebrae é bastante qualificado e realmente atua dentro do município nessas áreas. Com essas palestras, conseguimos melhorar o ambiente de negócios do Paraná”, diz a técnica da Jucepar. 

O Paraná apareceu como terceiro estado brasileiro com mais atividades econômicas dispensadas, conforme o Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, referente ao 1º trimestre de 2024. São Paulo e Piauí estão em 1ª e 2ª posição no ranking, com 900 e 858 atividades econômicas dispensadas de licenciamento, respectivamente. Em Santa Catarina são 290.

GUIA – O coordenador de Tecnologia e Integração da Jucepar, Idervan Caetano, lembra que o governo estadual, junto com o Sebrae, produziu o Guia Prático para Implementação da Lei da Liberdade Econômica nos municípios do Paraná. O gestor municipal interessado em ter o passo a passo pode acessar o documento para fazer a adequação.

“O município tem que ter definido os seus critérios de baixo risco, o que pode ser através de um decreto próprio ou através da adesão ao decreto do Governo do Estado. Através desse guia prático os gestores e os secretários dos municípios podem ter todas as informações necessárias para fazer a sua adequação”, disse Caetano.

Leia Também:  Com 62 óbitos por Covid-19 em 2025, Secretaria da Saúde reforça importância da vacina

POLÍTICA DE GOVERNO – O decreto nº 3.434 é uma das grandes ações do programa Descomplica Paraná, que facilita a rotina dos empreendedores do Estado e fomenta a economia. A assessora da Casa Civil, Izabella Brito representou o Comitê de Desburocratização do Estado no último encontro regional na Capital. “Até 31 de maio são em torno de 18% das empresas abertas sendo beneficiadas com selo de baixo risco. Estamos satisfeitos porque essas empresas já conseguem automaticamente tudo em uma plataforma única: abrir a empresa sem precisar ir em algum órgão licenciador, uma vez que, por meio de respostas a perguntas muito simples, dentro do sistema, conseguem ser dispensadas de licenças”, diz Izabella.

Ela também destaca que quanto mais os municípios aderirem ao decreto, maior será a capacidade de desburocratização do Estado. “Temos um desejo de que esse decreto seja utilizado por todos os municípios”, diz.

INTEGRAÇÃO- Em maio os eventos foram realizados em Londrina, Maringá, Pato Branco, Cascavel e Ponta Grossa. Os encontros mostram uma visão integrada entre o empresariado e o poder público na perspectiva do coordenador de políticas públicas do Sebrae-PR, Rubens Palma.

“Foram diversas regionais que nós visitamos no Estado levando pautas como a de compras públicas, Nova Lei de Licitações e do Decreto do Baixo Risco. Tivemos uma média de 150 pessoas por evento. Precisamos unir essas forças, pois isso faz toda a diferença para melhoria do ambiente de negócio”, diz Palma.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Fazenda capacita servidores sobre retenção do IR para empresas no Siafic

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Pedala Aquece Paraná une esporte e solidariedade em diversos municípios

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA