NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar capacita agentes de saúde de Iretama sobre importância do saneamento básico

Publicado em

O sistema de esgotamento sanitário traz inúmeros benefícios para a comunidade, para a cidade e para o meio ambiente. Tão importantes quanto as obras são as ações de educação socioambiental que acompanham o empreendimento e que mostram a importância do sistema para a saúde da população. Com esse foco, a Sanepar promoveu, nesta quarta-feira (05), um curso de capacitação aos agentes de saúde e de endemias do município de Iretama, na região Central do Paraná.

A cidade teve implantadas recentemente a estação de tratamento e redes coletoras de esgoto e agora está recebendo mais 16 quilômetros de novas redes, que vão ampliar o benefício para mais 633 imóveis. A Companhia trabalha para que a cidade alcance 90% no índice de atendimento com coleta e tratamento de esgoto até 2033.

A gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, Andrea Fontes, destaca que a capacitação dos agentes municipais visa preparar esses profissionais para que ajudem a Companhia a difundir o programa de implantação das redes de coleta e a orientar a comunidade sobre a importância do sistema, as vantagens que ele oferece para a cidade, além de estimular as pessoas a fazerem corretamente a ligação dos seus imóveis.

Leia Também:  Municípios elencados para receber 300 creches devem fazer adesão até 19 de junho

“O sistema de coleta e tratamento de esgoto auxilia na melhoria da qualidade de vida e da saúde das pessoas, afastando riscos de contaminação, de proliferação de insetos e deixando um ambiente mais tranquilo e seguro para todos, e esses profissionais estão no cotidiano em contato direto com os moradores. Assim, eles podem esclarecer dúvidas a respeito do saneamento porque são parceiros fundamentais no desenvolvimento do trabalho socioambiental e na garantia do saneamento à população”, explica a gestora.

Entre os temas abordados estão a Lei do Saneamento e seus eixos, que são água, esgoto, resíduos e drenagem; a atuação da Sanepar nesses eixos; os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); o saneamento e a sua relação com a saúde da população; a evolução e o cronograma das obras e serviços socioambientais de esgotamento sanitário em Iretama e a importância da interligação correta dos imóveis ao sistema de esgoto público. No período da tarde, os participantes fizeram visita técnica na estação de tratamento de esgoto da cidade.

Leia Também:  Operações antissequestro e de alto risco: Grupo Tigre da PCPR completa 34 anos

Monica da Costa Gomes, agente de saúde de Iretama, diz que o curso foi de suma importância para seu conhecimento. “Tirei várias dúvidas que tinha a respeito do tema, assim como de muitos que participaram dessa capacitação. E vou poder levar esse conhecimento para as pessoas da comunidade.”

Na visita à estação de tratamento de esgoto – ETE Pinhalzinho, os agentes receberam as informações do técnico Valdeci Siminoski Dziubate e do gestor Abraão Américo de Oliveira. A agente comunitária de saúde do município, Ana Paula Flores dos Santos, disse que conhecer todo o processo do início ao destino final do esgoto ajuda a entender a dinâmica do sistema.

“A visita na estação de tratamento de esgoto foi bem objetiva e esclarecedora. Pudemos tirar todas as dúvidas. Somos agentes de saúde, com grande vínculo com a população, e o curso nos ajudou a entender o sistema para que a gente possa passar esse conteúdo para os moradores.”

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Traduções de Virginia Woolf revelam outros olhares sobre escritora no Cândido de junho

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Governador apresenta projetos em infraestrutura e ações para prevenção de eventos climáticos

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA