NOVA AURORA

PARANÁ

Governo promove Conferência de Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná

Publicado em

A 1ª Conferência de Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná será realizada entre os dias 11 e 13 de junho, em Foz do Iguaçu. O encontro é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), juntamente com o Conselho  Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais (CEPCT). 

O objetivo é estabelecer um espaço democrático e participativo, que reúna representantes do governo e da sociedade civil organizada, a fim de realizar um debate amplo em relação às políticas públicas relacionadas a esse público. 

Está prevista a eleição dos conselheiros que irão compor o biênio 2024/2026 do CEPCT, garantindo a representatividade dos diferentes segmentos. A oportunidade será, também, de avaliação, discussão e proposição de diretrizes para as políticas prioritárias, principalmente o reconhecimento e garantia dos direitos territoriais, ambientais, culturais e econômicos, entre outros.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, disse que este processo vai garantir uma abordagem inclusiva e participativa na formulação de políticas que atendam às necessidades e demandas dos povos e comunidades tradicionais. “Promoveremos uma maior efetividade na proteção e promoção de seus direitos e interesses. A Conferência Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais assume um papel importante ao fomentar a participação na busca por soluções que abordam os desafios que impactam esses segmentos no Paraná”, afirmou.

Leia Também:  MAC Paraná retoma atividades da Quarta Pública com oficina de autorretrato

Serão realizadas mesas de debate focadas em diferentes eixos temáticos. Como resultado de cada uma será consolidado um documento final, que servirá como base para a definição das diretrizes do conselho e a elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas para Povos e Comunidades Tradicionais.

Para o presidente do CEPCT, Gustavo Mussi, a Conferência vai estabelecer as bases das demandas para o plano de políticas públicas das comunidades e povos tradicionais. “A partir disso e com os novos conselheiros eleitos, junto com os conselheiros governamentais, é que se dará a construção das políticas necessárias e o atendimento dessa população”, esclareceu.

PROGRAMAÇÃO – No dia 11, a programação fica por conta da leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência, apresentação cultural e abertura oficial, com a presença de autoridades. No dia 12, serão palestras magnas, apresentações culturais e dos eixos temáticos. E no dia 13, será feita a leitura e aprovação dos documentos construídos nos eixos temáticos, leitura e aprovação do Regimento da Eleição para o CEPCT, apresentação dos candidatos, votação e apuração dos votos, homologação do resultado e encerramento.

Leia Também:  Pesquisa realizada na temporada de estreia dos cruzeiros no Paraná tem grande aprovação

Serviço:

I Conferência de Povos e Comunidades Tradicionais do Paraná

Data: 11 a 13 de junho

Horário: Dia 11, das 14h às 20h30; dia 12, das 8h às 20h30; e dia 13, das 8h às 18 horas

Local: Rafain Palace Hotel & Convention – Av. Olímpio Rafagnin, 2.357, Parque Imperatriz – Foz do Iguaçu

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Espaço Cultural BRDE recebe três novas exposições nesta quinta-feira

Published

on

By

O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, em Curitiba, abre no mês de abril três novas exposições que ficarão em cartaz até o final de maio. Eles podem ser visitadas a partir desta quinta-feira (17).

Uma delas é a mostra Transfiguração da Forma, da artista, poeta e contista Mozileide Neri. A abertura, às 19h, contará com visita mediada com a artista, levando o público a conhecer seu trabalho que explora os jogos sensíveis de imaginação e os desdobramentos da abstração geométrica.

Composta por 30 obras, incluindo pinturas e obras táteis acessíveis a todos os públicos, a mostra toma como inspiração a pesquisa da artista sobre cinco artistas brasileiras: Judith Lauand, Maria Leontina, Lygia Clark, Beatriz Milhazes e Criola.

Também da quinta, a partir das 13h, o público poderá conhecer as exposições Coisas de Alice, do duo BordaDuras, e Ilex: o tempo das coisas, do coletivo Bordas.

Coisas de Alice é fruto da colaboração criativa do duo BordaDuras, formado pelas artistas Giovana Casagrande e Leila Alberti. Desenvolvida a partir de uma pesquisa de três anos, a mostra consiste em trabalhos híbridos que mesclam porcelana com crochê e bordado, resgatando objetos culturais esquecidos — como bules e xícaras de porcelana branca — e convidando o público a revisitar memórias afetivas.

Leia Também:  Ações do Dia D da dengue acontecem em todo o Paraná neste sábado

“Atualizando as Coisas de Alice e seu mundo invertido no espelho, a poética das artistas alude às práticas ancestrais referentes aos regimes do feminino e aos códigos naturalizados das sociabilidades”, destaca a artista e pesquisadora Tânia Bloomfield.

Ilex: o tempo das coisas é uma exposição do Coletivo Bordas, integrado por Cadu Cinelli, Gi Mazetto, Lisiani Serea, Lucilene Wapichana, Lu Dobrychlop, Marcelo Forte, Max Carlesso, Rafael Codognoto, Sonia Vasconcellos, Suzi Pereira, Talita Thutty e Vavá Diehl. A mostra evidencia as memórias e saberes que se cruzam em diferentes tecidos, costuras, entrelaces e desfechos, olhando para histórias reveladas e camufladas neste espaço eclético e cultural.

“As imagens que construímos em bordados, que acreditamos serem para além de particulares, estão envolvidas em um processo mais amplo de vivência e de trocas. Muitas dessas imagens estão impregnadas de imaginários, permeiam nossas memórias, fazem parte da construção de significados e de arquétipos culturais”, afirma o Colectivo Bordas.

“Com a reunião dessas três mostras no Palacete, buscamos convidar o público a mergulhar em referências ao mesmo tempo distintas e familiares, reforçando o compromisso do Espaço Cultural BRDE em abrigar diversas linguagens. Com diferentes materialidades e técnicas, as obras evocam memórias, seja de artistas, objetos, ou vivências”, comenta a coordenadora do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, Mariana Bernal.

Leia Também:  Quatro mil estudantes da UENP retornam às aulas nesta semana

OFICINAS – Como parte das exposições, o Coletivo Bordas ministrará três oficinas no mês de maio, nos dias 8, 15 e 22, sempre às quintas-feiras das 14h às 17h.

No dia 8, a artista Leila Alberti realizará a Oficina Linha de Borda que propõe um convite ao bordado livre. No dia 15, será a vez da Oficina Escultura Mole com Rafael Codognoto estimulando a criatividade através da transformação de tecidos, linhas e agulhas em objetos. No dia 22 será realizado o Bordado Solidário, um convite ao bordado coletivo.

As oficinas têm 15 vagas cada e são gratuitas, com materiais inclusos. Inscrições pelo e-mail leilaalberti@hotmail.com. Envie o nome da oficina que deseja participar, nome completo e idade.

Serviço:

Data: 17/04, quinta-feira

“Transfiguração da Forma de Mozileide Neri”

Abertura e visita mediada com a artista, às 19h

“Coisas de Alice”, do duo BordaDuras, e “Ilex: o tempo das coisas”, do coletivo Bordas

A partir das 13h

Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões

Avenida João Gualberto, 570, Alto da Glória – Curitiba

Acompanhem a programação do Palacete AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA