NOVA AURORA

PARANÁ

Programação da Sanepar deve reunir cerca de mil pessoas na Semana do Meio Ambiente

Publicado em

Cerca de mil pessoas devem participar das atividades programadas pela Sanepar para as comemorações referentes ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A agenda prevê atividades durante a semana em nove cidades do Paraná, envolvendo moradores das áreas das bacias hidrográficas do Iguaçu, Passaúna, Alto Tibagi, Tibagi e Ivaí, em parceria com prefeituras, secretarias, escolas e diversos outros órgãos.

Uma das ações mais significativas ocorrerá em Campo Magro, Região Metropolitana de Curitiba, com a entrega nesta quinta-feira (6) de um jardim de água e mel na Praça Gabriel Antero do Carmo. O jardim com meliponário de abelhas nativas sem ferrão está ligado às obras de água da Sanepar na cidade e faz parte de um conjunto de ações socioeducativas iniciadas em 2023.

Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, as ações começaram na segunda-feira (3), com a abertura da Semana do Meio Ambiente, evento realizado junto com a prefeitura, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Núcleo Regional da Educação (NRE), Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários dos Campos Gerais (Assocampos) e Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG). A programação já contou com uma palestra do professor Genebaldo Freire Dias, um dos autores brasileiros mais destacados na temática ambiental, e com uma oficina de sabão ecológico para moradores. Nos dias 5 e 7, a Sanepar promove no Centro de Educação Ambiental (CEA) da cidade atividades ligadas ao monitoramento de rios urbanos.

Leia Também:  Copel vence prêmio de melhor fundo de investimentos no Energy Summit Brasil

Em Londrina, no Norte, a Companhia promoveu uma capacitação de 30 agentes comunitários de saúde no curso de Facilitadores em Saneamento, na segunda-feira (3). Em Faxinal, no Vale do Ivaí, a Sanepar está fazendo o plantio de 50 mudas de árvores nativas para a proteção da Mina em Alto Alegre, com a colaboração de estudantes e a prefeitura da cidade.

Em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, a empresa realizou uma reunião comunitária no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e vai ilustrar as paredes do Reservatório Vila Guarani, a partir desta sexta-feira (7), com desenhos de artistas do Make Art Graffiti.

Em Imbituva, no Centro-Sul, ocorreu uma reunião comunitária e cerca de 200 pessoas da Escola Jacob Brenner devem participar de uma ação de educação socioambiental programada para esta quinta-feira (6). No mesmo dia, a Sanepar fará uma palestra em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba, para aproximadamente 100 trabalhadores de uma empresa do ramo da alimentação.

Em São Mateus do Sul, no Sul do Estado, jogos pedagógicos devem marcar a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, com a participação de cerca de 150 pessoas. Naquele município, também ocorrerá a atividade de monitoramento de rios no dia 13.

Leia Também:  Biblioteca Pública promove semana de acessibilidade para pessoas com deficiência visual

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE – Celebrado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas e a resolução que deu origem à data foi utilizada na Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central era o “Ambiente Humano”. Desde os anos 90, a Sanepar incluiu essa e diversas outras datas na programação oficial de sua agenda ambiental, procurando dar destaque a ações ligadas à preservação do meio ambiente nas mais diferentes cidades e projetos em que atua.

“A intenção de se criar datas como a do Dia Mundial do Meio Ambiente está ligada à busca pela conscientização de todos nós em relação ao respeito que precisamos ter com o meio ambiente, do qual nós fazemos parte”, disse o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchoroski. “Não podemos esquecer das consequências de tudo o que fazemos hoje e de que muitas gerações futuras serão profundamente impactadas pela nossa forma de viver. É preciso fazer boas escolhas para que, hoje e amanhã, nosso planeta tenha vida e vida de qualidade para todos”, acrescentou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Copel vence prêmio de melhor fundo de investimentos no Energy Summit Brasil

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Ratinho Junior ressalta bons índices da segurança do Paraná em reunião com PMs de todo o Brasil

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA