NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar oferece 30 vagas em curso gratuito de pequenos reparos em Pato Branco

Publicado em

Estão abertas até sexta-feira (07) as inscrições para a oficina de Consertos e Pequenos Reparos promovida pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) no município de Pato Branco, onde a empresa está com obras de saneamento para implantação de 691 ligações de esgoto. O curso é gratuito e as 30 vagas podem ser ocupadas por homens e mulheres, com idade a partir dos 18 anos, preferencialmente moradores dos bairros Alto da Glória e São João.

A oficina faz parte do Programa de Intervenção Socioambiental em Obras de Saneamento da Sanepar em Pato Branco e busca levar alternativas de emprego e renda a populações vizinhas às obras da Companhia.

O conteúdo será ministrado por técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que vão ensinar diversos tipos de serviços que podem ser realizados no ambiente doméstico, como conserto de chuveiro, reparos elétricos, limpeza de caixa de gordura, limpeza de caixa d’água, pequenas pinturas e reformas em geral. Todos receberão uma apostila sobre o conteúdo.

Leia Também:  Polícia Penal realiza transferência de presos das cadeias do Litoral durante Verão Maior Paraná

As aulas serão no Projeto Jojoca do Bairro São João, nos dias 10, 12, 14, 17, 19 e 21 de junho, das 18h45 às 22h45, com oferta de alimentação aos alunos durante o curso. A oficina tem 36 horas de duração e os concluintes receberão certificado.

Serviço:

Oficina da Sanepar sobre Consertos e Pequenos Reparos

Inscrições: de 4 a 7 de junho de 2024, das 07h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30

Local: CRAS São João – Centro de Referência da Assistência Social Paulina Bonalume Andreatta (Rua Sadi Bertol, 140-204, bairro São João).

Informações: (46) 99134-3537 e (46) 3220-6059.

Oficina: 10, 12, 14, 17, 19 e 21 de junho, das 18h45 às 22h45, com fornecimento de alimento aos alunos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Membros de oito comitês da Fundação Araucária que julgam projetos tomam posse

Published

on

By

Tomaram posse nesta segunda-feira (14) os 216 membros dos oito Comitês Assessores de Áreas (CAAs) da Fundação Araucária. Destes, 24 assumem a coordenação.

Entre outras funções, os comitês são os responsáveis por analisar, avaliar e selecionar os projetos submetidos a chamadas públicas da Fundação Araucária, instituição ligada ao Governo do Estado que atua para fomentar o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

Os comitês atuam em oito áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Engenharias.

“Os comitês assessores são fundamentais porque não há ciência, não há mérito na ciência se as propostas não forem julgadas por pares. Todos os nossos projetos, mesmo que seja um projeto estratégico, de interesse do Estado, precisam ter o parecer dos pares”, explica o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. 

Ou seja, os comitês são integrados por especialistas do mesmo campo de pesquisa ou especialidade do trabalho submetido. “A partir da proposta apresentada e julgada pelos pares, existe um mérito científico e podemos apoiar financeiramente”, afirma Wahrhaftig.

Leia Também:  Em Curitiba, museu interativo da Copel é opção de passeio nas férias para toda a família

A composição dos CAAs é ocorre mediante um processo de consulta às instituições de ensino e pesquisa, de caráter público ou privado sem fins lucrativos, sediadas e atuantes no Paraná. Para cada área do conhecimento a Fundação Araucária seleciona um grupo de especialistas com mandato de quatro anos, permitindo-se uma recondução imediata. 

“Temos que agradecer a participação dos nossos cientistas, que se propõem a darem pareceres sobre propostas de outros cientistas, porque sem eles, sem essas propostas, não teríamos uma ciência do nível que temos e com o avanço que queremos ter futuramente”, destacou o presidente da Fundação Araucária.

As atribuições vão desde a contribuir para a formulação de programas e planos de desenvolvimento científico e tecnológico; analisar solicitações de bolsas e auxílios, apoiados por consultores ad hoc (os que exercem um trabalho colaborativo e voluntário), emitindo parecer fundamentado quanto ao mérito científico e técnico e a sua adequação orçamentária, recomendando ou não sua concessão.

Os comitês também indicam nomes de pesquisadores que possam integrar o quadro de consultores ad hoc.

Leia Também:  Artista cria instalação no Museu Paranaense com objetos acumulados por domésticas

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA