NOVA AURORA

PARANÁ

Estado participa da feira de inovação multissetorial em Pato Branco

Publicado em

O Governo do Paraná vai participar, entre os dias 5 e 9, da quinta edição da feira de ciência, tecnologia e inovação Inventum, que acontece em Pato Branco, no Sudoeste do Estado. As ações do Governo serão na Arena Paraná, estande de 50 metros quadrados onde serão apresentados projetos e investimentos na área de inovação realizados pela Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Celepar, Sanepar, Fomento Paraná e Detran-PR.

A Inventum 2024 irá reunir entidades de diversos setores como agronegócio, eletromecânica, saúde, tecnologia da informação, comunicação, esporte e turismo. O principal objetivo é impulsionar e disseminar avanços científicos, tecnológicos e inovadores por meio de palestras e eventos direcionados tanto ao meio acadêmico quanto empresarial. Segundo a organização, são esperados mais de 200 mil visitantes.

Outro propósito é tornar a feira uma referência de relevância nacional, ao mesmo tempo que promove uma aproximação entre a comunidade e o ecossistema de inovação da região. O evento também busca fomentar o empreendedorismo e criar oportunidades no mercado de trabalho. Na última edição, em 2019, cerca de 180 mil pessoas participaram, que contou com mais de 170 eventos distintos ao longo de seis dias.

Leia Também:  Parceria internacional do IAT permite pesquisa de campo com árvores nativas da Ilha do Mel

Entre as atrações programadas estão exposições imersivas, rodadas de negócios, palestras, oficinas e competições. Os destaques são a Olimpíada Brasileira de Robótica, Arena Gamer, Concurso de Cosplay, Museu Itinerante da PUC-RS, e a experiência virtual Motion Sphere.

Além da presença no estande Arena Paraná, a SEI ainda participa na quinta-feira (6) do painel Conectividade Rural no Paraná, que terá a presença do diretor de ecossistemas da SEI, Giles Balbinotti; o diretor comercial de vendas B2B e líder de expansão tecnológica do Grupo Ligga, Ricardo Montanher; o deputado estadual e presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Assembleia Legislativa do Paraná, Fabio Oliveira; e o líder de inovação da Sistema Ocepar, Jaffer Vinicius Besen.

Giles Balbinotti explica que a área rural do Paraná chega a 200 mil quilômetros quadrados e dessa forma é importante discutir iniciativas que melhorem a vida da população que vive nessas regiões. “Neste painel vamos discutir em conjunto com entes do governo, da academia e do agronegócio de que forma levar ações de conectividade e internet para o campo, e vamos mostrar o que o Governo do Estado tem realizado no campo da inovação e da tecnologia”.

Leia Também:  Com 3,9 mil professoras, mulheres são maioria nas universidades estaduais

Serviço:

Inventum 2024

Data: 5 a 9 de junho

Local: Centro de Eventos Pref. Astério Rigon – Rua Benjamin Borges dos Santos, 600 – Fraron, Pato Branco – PR

Ingressos pelo Sympla

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  DER/PR atualiza situação das rodovias estaduais afetadas pelas chuvas

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Rodovia entre Ponta Grossa e Palmeira terá restauração em concreto e terceiras faixas

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA