PARANÁ
Memórias, amizades e mil concertos marcam os 39 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná
Publicado em
29 de maio de 2024por
Itajuba TadeuA pianista Analaura de Souza Pinto tem uma memória muito fresca do dia 28 de maio de 1985: estava no palco no concerto de estreia da Orquestra Sinfônica do Paraná no mesmo dia em que nasceu a sua sobrinha, Carla Maria. Nesta terça-feira (28) o corpo artístico e a mulher completaram 39 anos. “Sinto uma grande emoção por ter chegado até aqui, comemorando 39 anos de existência da Orquestra Sinfônica do Paraná e uma trajetória muito importante na música brasileira. Durante todos esses anos esse é um dia de comemoração dupla”, afirma.
Essa é uma das histórias que têm a Orquestra como elo no Paraná nas últimas décadas. Amor, amizade, reencontros e encontros curiosos provam que o tempo é um aliado desse símbolo da cultura paranaense.
A história da Orquestra é repleta de momentos inesquecíveis entre coros, danças, teatro e cinema. Um dos fatos mais engraçados foi a participação de uma elefanta em uma ópera no maior auditório do Centro Cultural Teatro Guaíra, em 1993. A montagem de “Aida”, em uma época em que animais ainda participavam de espetáculos com público, agitou a cena cultural do Estado.
A violinista Simone Savytzky lembra com carinho desse momento. Mila, como era chamada, recebia os músicos na porta do teatro. “Ela participou dessa ópera juntamente com um cavalo e um camelo. Todos os dias eu ia conversar com ela antes do ensaio, e dava uma maçã para ela comer”, conta. Ela guarda uma foto tirada na calçada da Rua Amintas de Barros com o animal.
Outra grande história é um encontro amoroso que aconteceu por acaso em uma apresentação em Foz do Iguaçu. Romildo Weingartner ingressou aos 18 anos na Orquestra Sinfônica do Paraná e desde 1993 atua como primeiro violoncelista. Juliane Martens iniciou sua carreira profissional na Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel). Em 1999, a música promoveu o encontro entre o violino e o cello. Romildo e Juliane se casaram em 2002 e, desde então, estudos, ensaios e o palco do Teatro Guaíra entraram na rotina do casal, que hoje têm três filhos.
O tempo também expandiu as parcerias. Fagotista principal e um dos fundadores da OSP, Jamil Bark se formou pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná quando um professor vinha do Rio de Janeiro, porque na época não tinha professor de fagote no Paraná. Hoje ele é professor doutor na mesma instituição.
Alex Sanches iniciou os seus estudos em 2006 no Conservatório de Tatuí e lá teve aulas com Jamil em um curso de férias. “Eu fiquei muito impressionado com o jeito dele tocar”, lembra. No final do ano de 2019, o reencontro quando Alex fez o teste seletivo. “Eu não acreditava que ia tocar do lado dele, foi um sonho realizado entrar na orquestra e uma alegria estar do lado do professor Jamil. O acolhimento dele foi extraordinário, considero ele um pai, me dá conselhos e uma direção e sempre sorridente”, afirma.
Eles definem a relação como “pai e filho” e “professor e aluno”, mas o aprendizado é mútuo. “Somos em quatro no naipe e meus colegas são todos alunos meus, é muito orgulho. São excelentes e acabo sendo alunos deles também, porque me ensinam todo dia. Eu sempre tento ajudá-los a entender o dia a dia da Orquestra para que a rotina não tire o ânimo e a vontade de se desenvolver, porque o estudo em música não termina nunca”, define Jamil.

REPERTÓRIO – Hoje com 71 músicos, a Orquestra construiu ao longo dos anos uma história notável, ultrapassando mil apresentações dentro e fora do Paraná, com montagens de importantes óperas, balés, composições exclusivas e primeiras audições sul-americanas e brasileiras. Mais de 50 maestros convidados e 200 solistas, que vieram de diversos lugares do Brasil e do mundo, ajudaram a dar corpo ao grupo.
O repertório da Orquestra Sinfônica do Paraná conta com cerca de 900 obras catalogadas de mais de 250 compositores, como Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e os paranaenses Henrique Morozowicz e Augusto Stresser. Nas atuações com o Balé Teatro Guaira (BTG), destacam-se as montagens do balé “O Quebra-Nozes” e “O Lago dos Cisnes”, de Tchaikovsky, e “Romeu e Julieta” de Prokofiev, além da participação nas óperas “Carmen” de Bizet, “Viuva Alegre” de Lehar e “La Bohème” de Puccini.
O primeiro maestro-titular foi Alceo Bocchino, um dos grandes nomes da música erudita no Brasil e, hoje, Maestro Emérito do corpo. Na época, Osvaldo Colarusso era maestro-assistente, além de 61 músicos selecionados através de um concurso nacional. Com a aposentadoria de Bocchino, Roberto Duarte assumiu o cargo de maestro-titular em 1999. Na sequência vieram os maestros Jamil Maluf (2000-2002), Alessandro Sangiorgi (2002-2010), Osvaldo Ferreira (2011-2013), Stefan Geiger (2016-2020) e Roberto Tibiriçá (2022).
“A Orquestra Sinfônica do Paraná, nesses 39 anos, percorreu um caminho de excelência, de qualidade e da dedicação aos paranaenses. A nossa projeção para o futuro agora é crescer um pouco mais o número de músicos da orquestra para grandes obras que exigem um efetivo maior e continuar lutando pelo compromisso de levar ao público um repertório de grande excelência”, afirma Tibiriçá. A seleção de músicos para o Centro Cultural Teatro Guaíra passa pelo Serviço Social Autônomo PalcoParaná, vinculado ao Governo do Estado.
Atualmente, além da extensa programação que acontece ao longo dos anos no Teatro Guaíra, a Orquestra Sinfônica do Paraná também se apresenta em outras instituições (como escolas) e locais públicos, como praças, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e formar novos públicos dentro da música.
- Museu Paranaense divulga resultado final do edital de ocupação do Espaço Vitrine
- Encontros do Museu Oscar Niemeyer para o público 60+ acontecem em 4 e 11 de junho
ANIVERSÁRIO – Para marcar a data, a OSP apresentou dois concertos ao público com casa cheia no domingo (26) e na terça-feira (28). O tema envolveu os choros do grande compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Um coro sinfônico de 60 cantores se uniu aos músicos no palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão).
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado
Published
3 horas agoon
12 de abril de 2025By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.
O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.
Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.
Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.
- Com avanços no saneamento, mortalidade infantil cai até 5,9% no Paraná, aponta estudo
- Sanepar investe em solução inovadora para monitorar ruídos e detectar vazamentos de água
ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.
CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.
Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.
Serviço:
Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:
Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo
Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva
Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163
Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua
Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru
Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos
Fonte: Governo PR

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Produtores cobram ações contra invasões e pedem mais segurança

Inovação rural ganha espaço no South Summit e aponta caminhos para o agro

Colheita avança, mas clima afeta desempenho da safra de grãos

Guerra tarifária entre China e Estados Unidos impulsiona exportações brasileiras
PARANÁ


Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado
A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento...


Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos
O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do...


Com golf-7 e mais modalidades, Festival Paradesportivo já percorreu três cidades em abril
Na programação de abril, o Festival Paradesportivo das Regionais percorreu três cidades – Paranavaí (04/04), Cascavel (08/04) e Laranjeiras do...
POLÍCIA


PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três homens, de 21, 38 e 45 anos, por tráfico e associação para...


PCPR prende 17 pessoas em megaoperação contra o tráfico de drogas no Sudoeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 17 pessoas durante uma operação deflagrada em combate a uma organização criminosa voltada...


PCPR prende homem suspeito de homicídio ocorrido em Sarandi
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem investigado pelo homicídio que vitimou Carlos Eduardo Garcia da Silva....
ENTRETENIMENTO


Rafael Cardoso exibe transformação corporal e impressiona: ‘Que shape!’
O ator Rafael Cardoso, de 39 anos, chocou seus seguidores no Instagram, nesta sexta-feira (11), ao compartilhar várias fotos de antes...


Luciana Gimenez surge de lentes claras em evento e arrasa: ‘Primeiro após cirurgia’
Luciana Gimenez, de 55 anos, foi clicada durante um evento em São Paulo nesta sexta-feira (11), usando lentes de contato...


Filha do sertanejo Leandro, Lyandra Costa, se emociona em chá de bebê: ‘Caiu no choro’
A médica Lyandra Costa, de 29 anos, filha do saudoso sertanejo Leandro (1961-1998), que fazia dupla com o irmão Leonardo, de 61 anos,...
ESPORTES


Dourado empata com Avaí na Arena Pantanal
Em uma partida emocionante e cheia de reviravoltas, Cuiabá e Avaí empataram em 2 a 2 na noite de ontem,...


Internacional atropela Atlético Nacional com hat-trick de Alan Patrick na Libertadores
Em noite inspirada de Alan Patrick, o Internacional goleou o Atlético Nacional por 3 a 0 nesta quinta-feira, em partida...


Fluminense atropela o San José no Maracanã com goleada de 5 a 0 pela Sul-Americana
Em uma noite de gala no Maracanã, o Fluminense não tomou conhecimento do San José, da Bolívia, e aplicou uma...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Leis e projetos em tramitação na Assembleia visam prevenir e combater a prática de bullying e cyberbullying
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Expogrande segue até dia 13 e espera comercializar R$ 600 milhões
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Bancada Feminina recebe projeto que cria 1º Câmara do TJPR especializada em violência doméstica e familiar
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Preços dos ovos fecham março em queda, mas carne de frango sobe