O G2 Cia de Dança do Teatro Guaíra se prepara para um espetáculo inédito: “Gregor – uma odisseia patética”. A nova peça vai coroar os 25 anos da trajetória da companhia master que tem o propósito de explorar rumos e estéticas na linguagem da dança contemporânea. A estreia está prevista para O dia 31 de maio no auditório José Maria Santos, o Teatro da Classe. Ela fica em cartaz até o dia 8 de junho.
Com direção de Andrei Moscheto, o espetáculo promete surpreender o público ao misturar dança, teatro e humor em uma jornada nada convencional sobre o sentido da vida. O resultado é uma narrativa que, com leveza cômica, conta a história de um sujeito que está passando por esta vida sem aproveitá-la.
O espetáculo se inspira em diversas fontes de movimento e comicidade: o cartunista Quino, criador da Mafalda, com sua filosofia crítica, o trio Tricicle da Espanha, menções a obras de Franz Kafka, do filme “Cantando na Chuva”, do humor de Jerry Lewis e outros expoentes artísticos. A dramaturgia foi construída em conjunto com os integrantes do G2.
“Estamos desenvolvendo uma obra que aproveita ao máximo a criatividade do G2. Foi importante desenvolver a parte teatral primeiro, para que os bailarinos da companhia pudessem dançar como personagens. A dança faz parte fundamental da nossa história”, explica Moscheto, que há mais de 25 anos dirige o grupo de teatro Antropofocus. “Tivemos bastante cuidado para que esta parte estivesse bem sólida. Agora estamos incluindo cada vez mais os elementos de dança. Isso tem feito o espetáculo crescer muito”.
A trilha sonora e a sonoplastia serão assinadas por Enzo Veiga, completando a experiência sensorial do espetáculo. A equipe técnica traz ainda nomes como Cris Roza (figurinos), Fer Bueno (adereços) e Gabrielle Windmüller (cenário), todos somando suas criações à proposta estética deste trabalho.
“Esses colaboradores estão ajudando a refinar ainda mais o que queremos trazer ao público. E a companhia G2, neste momento do processo, consegue colaborar ativamente no processo visual, afinal eles conhecem muito bem a história do espetáculo e são conscientes da demanda de movimentos tanto de seus personagens como do todo em si. A dança é cada vez mais presente na dramaturgia o que é ótimo. Fez com que o espetáculo pudesse crescer ainda mais”, explica Moscheto.
G2 – Criado em dezembro de 1999, o G2 Cia de Dança nasceu no Centro Cultural Teatro Guaíra a partir do desejo de dar continuidade à carreira dos bailarinos do Balé Teatro Guaíra, valorizando a maturidade artística. É inspirado em uma companhia pública holandesa formada por bailarinos master. A estreia do G2 aconteceu em julho de 2000, com os espetáculos “Instável Sonata”, de Adriana Grechi, e “Pare, pense, faça alguma coisa!”, de Tuca Pinheiro.
Atualmente, o G2 é a única companhia pública de bailarinos master em atividade na América Latina, reafirmando seu papel de referência e inovação na dança contemporânea. Saiba mais sobre a história da companhia AQUI.
Fonte: Governo PR