NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná sedia até domingo o Seminário Internacional do Desporto Escolar

Publicado em

O Seminário Internacional do Desporto Escolar começou nesta sexta-feira (24), em Curitiba, reunindo mais de 20 países. É a primeira vez que o evento acontece no Brasil e tem como objetivo dar oportunidade à comunidade global do esporte escolar de se reunir e compartilhar conhecimentos a respeito do trabalho feito na categoria.

Aberto pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), o seminário conta com apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte, da Prefeitura de Curitiba e da Federação do Desporto Escolar do Paraná (FDE-PR). Os trabalhos seguem até domingo (26) no Clube Curitibano.

Autoridades dos países participantes farão palestras ao longo do evento, que terá uma agenda de apresentações e painéis com diversos aspectos do desporto escolar, destacando a realidade e o desenvolvimento do setor em diferentes partes do mundo.

Os participantes poderão interagir com especialistas e líderes de opinião promovendo um debate sobre os desafios do esporte de base.

O secretário do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski, afirma que essa troca de experiências será responsável por muitos pódios e medalhas paranaenses. “O esporte é a ferramenta mais barata de inclusão, o resultado vem na segurança, na saúde, na disciplina, na educação. Aqui no Paraná tem sido assim”.

Segundo o secretário nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Paulo Henrique Cordeiro, o objetivo do evento é trazer alegrias na forma de inclusão, de competição, e de agregação. “Esse evento é fundamental, porque o esporte educacional é a base para que se chegue a todos os espaços de excelência que o esporte pode proporcionar”, afirmou.

O presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, destacou que o Paraná é uma potência no esporte e agradeceu a presença do corpo técnico do Estado. “Cada um de vocês é responsável por tudo que está acontecendo dentro do nosso país no desporto escolar”.

Leia Também:  Perfuração de poços pela Sanepar garante abastecimento em várias cidades do Paraná

José Martín Sánchez Tenório, presidente da Federação Internacional do Desporto Escolar (da sigla em inglês ISF), elogiou as autoridades por todo o trabalho que está sendo feito e pelo esforço e apoio em prol do esporte escolar. “Por isso, em todo o mundo, falam bem do nosso trabalho, e muitos países quiseram isso. Que possamos aprender bastante com os palestrantes, que aprendamos o melhor”.

PROGRAMAÇÃO – Neste sábado (25),  os convidados internacionais presentes estarão no Complexo Esportivo Tarumã para prestigiar o Desafio Solidário do Voleibol, a partir de 9h. Confira os assuntos abordados nesta sexta e os que serão apresentados no domingo (26):

24 de maio (sexta-feira) – palestras que já aconteceram.

– Certificação ISO (Raul Soulé, secretário-geral do Comitê Olímpico Cabo-Verdiano) – Importância e relevância dos valores inerentes ao Esporte Escolar (Rodrigo Garcia, diretor do Esporte Escolar no Clube Desportivo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná)

– Organização de Eventos Esportivos Internacionais (Cándido Argüello, chefe da Secretaria Nacional de Esportes do Paraguai)

– Preparação do Time Brasil para os Jogos de Paris (Sebastian Pereira, gerente executivo de Alto Rendimento do Comitê Olímpico Brasileiro)

– O Esporte Escolar na República Dominicana (Nelson Acevedo, coordenador nacional de Educação Física do Ministério de Educação da República Dominicana)

– Exemplo de Projeto de Desenvolvimento Escolar Esportivo (Lluis López Leiro, professor do Mestrado Executivo em Gerenciamento de Esportes no Comitê Olímpico Internacional)

– Desenvolvendo o Esporte Escolar (José Martín Sánchez Tenorio, presidente da Femedees – Federação Mexicana do Desporto)

Leia Também:  52 famílias conquistam a casa própria com subsídio do Estado em Guarapuava

– Capacitação Profissional (Leonardo Troncoso, presidente da Federação Argentina de Desporte Escolar)

– Gerenciamento em Saúde Esportiva – modelo CBDE de apoio ao atleta (Igor Borges Silva e Augusto Almeida Garcez, fisioterapeutas)

– Gestão Esportiva Escolar do Estado do Paraná (Jackson Douglas Almeida, presidente da FDE-PR; Cristiano Barros Homem D´el Rei, diretor de Esportes da Paraná Esporte; Carlos Eduardo Pijak Jr, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba; Gustavo Chaves Brandão, presidente do Conselho Regional de Educação Física- 9ª Região – CREF9/PR)

– A importância do desporto escolar para formação de atletas (Gilberto Amauri de Godoy Filho – Giba; Antonio Carlos Gouveia – Carlão; Dante Amaral; Rodrigo Santana – Rodrigão; Emanuel Fernando Scheffer Rego; Alison Cerutti).

26 de maio (domingo)

– Sistema ISF de Esporte Escolar (Youssef Belqasmi, vice-presidente da Federação Internacional do Desporto Escolar – ISF)

– Jogos Pan-Americanos de 2027 (Renzo Manyari, presidente do Comitê Olímpico do Peru)

– Esporte Escolar em El Salvador (Salvador Enrique Goodal, vice-presidente do Comitê Olímpico de El Salvador – COES)

– Esporte Escolar nos Estados Unidos (Gino Grajeda, executivo da Amateur Athetic Union of the United States AAU)

– Esporte Escolar em São Tomé e Príncipe (Jaylson de Carvalho, coordenador do Desporto Escolar de São Tomé e Príncipe)

– Esporte Escolar na Austrália (Graeme Jennings, presidente da Federação de Esporte Escolar da Austrália) 

– Esporte Escolar na Nigéria (Olabisi Joseph, presidente da Federação de Esporte Escolar da Nigéria) 

– Jogos Escolares Brasileiros (Antônio Hora Filho, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar – CBDE).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com apoio do Paraná, Brasil é premiado em uma das maiores feiras de alimentos da América

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com ingressos gratuitos, Teatro José Maria Santos recebe história de amor e revolução

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA