NOVA AURORA

PARANÁ

Evento marca início da operação de prevenção e combate a incêndios florestais no Paraná

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) promoveu nesta quinta-feira (23) o 1º Workshop de Prevenção e Combate ao Incêndio Florestal, com o objetivo de apresentar as estratégias de atuação frente aos incêndios florestais, tendo em vista a presença do fenômeno La Niña. Realizado no auditório da Sanepar, no bairro Tarumã, em Curitiba, o evento reuniu representantes de órgãos e entidades públicas e de empresas privadas.

“O Corpo de Bombeiros realiza anualmente a sua operação de prevenção e combate aos incêndios florestais. Percebemos essa necessidade de integração com outros órgãos que atuam nos incêndios florestais, seja na prevenção ou no combate, pois o trabalho é árduo e exige muitos recursos, então essa articulação é essencial”, explicou o subcomandante-geral do CBMPR, coronel Antônio Geraldo Hiller Lino.

O encontro marcou o início da Operação Quati João de 2024. “A operação dura vários meses e, durante esse tempo, faremos encontros virtuais em que serão relatados os atendimentos feitos e os prognósticos para o próximo período”, acrescentou o oficial.

Só nos primeiros meses de 2024 já foram registradas quase 4 mil ocorrências de incêndios florestais no Estado. Em todo o ano de 2023 houve pouco mais de 5,5 mil. Segundo dados do CBMPR, foi observado um aumento de ocorrências nos meses de julho a setembro do ano passado.

O alerta para esse tipo de incidente é maior para os próximos meses pois a presença do La Niña tende a favorecer a incidência de focos de incêndio ambiental. “Na região Sul, o efeito da La Niña é a diminuição da chuva, que deixa o ambiente mais seco, favorecendo a ignição e a propagação de incêndios”, explicou o coronel.

Leia Também:  Aporte de R$ 54 milhões: Copel tem obras em subestações aprovadas pela Aneel

“O evento foi uma grande oportunidade para que as instituições que atuam na prevenção, no combate, ou têm relação com a preservação do meio ambiente, pudessem conhecer como algumas instituições irão atuar para prever riscos, prevenir, mitigar, e caso seja necessário combater incêndios florestais neste ano, cujo risco de ocorrência é alto em função da La Niña”, disse uma das organizadoras do evento e integrante da Câmara Técnica de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal do CBMPR, a capitã Luisiana Cavalca.

A explicação para esse alerta é do representante do Simepar, Marco Jusevicius. Segundo ele, La Niña é um fenômeno que ocorre no Oceano Pacífico, onde há ocorrência de águas mais frias. Esse esfriamento causa uma modificação na circulação atmosférica que altera as condições que se espera de chuva e de temperatura em diversas partes do planeta. “Na região Sul, muitas vezes o efeito mais direto é não permitir a passagem de frentes, causando uma diminuição na atividade de chuva. Deixando o ambiente mais seco, você favorece a ignição e a propagação de incêndios”, disse.

O papel do Simepar nesse mutirão para minimizar os problemas causados pelos incêndios ambientais é estratégico: fornecer informações. “Os cenários e previsões apresentados são usados para que o CBMPR e os demais entes possam alocar recursos de antemão, se preparando para eventualmente entrar em ação”, disse Jusevicius.

Leia Também:  Casa Militar mobiliza helicóptero e avião em transporte de órgãos para transplantes

A Defesa Civil também esteve presente no evento, contribuindo com informações sobre planos de contingência para casos de emergências e sobre o Previna – Programa de Prevenção de Incêndios na Natureza, criado em 2018 com o objetivo de prover mecanismos para a prevenção e o combate aos incêndios florestais nas Unidades de Conservação Estaduais.

“A integração entre as instituições para dar esse atendimento é muito importante, especialmente nesse período prévio de planejamento de prevenção para que nós possamos dar sempre a melhor proteção a população do Paraná, também com foco na preservação ambiental”, ressaltou o assessor de Comunicação da Defesa Civil, capitão Marcos Vidal.

PRESENÇAS – Também contribuíram com o evento a sociedade civil, representada por voluntários e empresas cuja atuação é fortemente ligada ao meio ambiente; o analista ambiental do Núcleo de Biodiversidade e Florestas do Ibama, Luis Cláudio Lot; André Luís Caxeiro, da Federação Paranaense de Montanhismo; o presidente da Rede Nacional de Brigadas Voluntárias e da Brigada Caratuva, Rafael Gava; o diretor-executivo da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE), Ailson Loper; e o gerente de Políticas Públicas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Amauri Ferreira Pinto.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

“MAC de Portas Abertas” estreia em maio com curso sobre arte contemporânea japonesa

Published

on

By

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná estreia em maio o projeto “MAC de Portas Abertas”, uma iniciativa do Setor Educativo que convida artistas, educadores, facilitadores e profissionais de diversas áreas a proporem atividades educativas, artísticas ou de pesquisa para serem desenvolvidas no espaço da instituição.

A primeira ação do projeto será o curso “A Arte Contemporânea Japonesa e as Estéticas Basara e Kawaii”, ministrado pela pesquisadora e artista visual Simonia Fukue Nakagawa. Voltado a pessoas a partir de 16 anos interessadas em arte, cultura japonesa e estética contemporânea, o curso está com inscrições abertas AQUI e tem vagas limitadas.

Os encontros serão às quintas-feiras de maio, das 14h às 16h, no MAC Paraná. Ao longo das quatro aulas, o público será convidado a explorar a arte contemporânea do Japão a partir de influências históricas, filosóficas e culturais, com ênfase nas estéticas Basara (excentricidade) e Kawaii (fofura subversiva). O curso propõe uma imersão crítica e sensível sobre o impacto dessas expressões na arte, moda, design e cultura pop japonesa.

Programação dos módulos:

Leia Também:  Adapar reforça ações de combate à brucelose e tuberculose no Estado

08/05 – Módulo 1: Introdução à Arte Contemporânea Japonesa

Da arte tradicional à contemporaneidade

Movimentos artísticos e influências culturais

O impacto da globalização na arte japonesa

15/05 – Módulo 2: Estética Basara – Excentricidade

Origens e manifestações visuais e performáticas

Artistas e designers influenciados pelo Basara

Do Kabuki ao street fashion

22/05 – Módulo 3: Estética Kawaii – A Subversão

História e conceito do Kawaii

Moda, design gráfico e arte contemporânea

Identidade, gênero e crítica social

29/05 – Módulo 4: Arte Contemporânea Japonesa e o Cenário Global

Artistas contemporâneos e suas contribuições

Diálogos entre tradição e modernidade

A influência global da cultura pop japonesa

SOBRE A MINISTRANTE – Simonia Fukue Nakagawa é mestre pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, especialista em História da Arte e Comunicação Audiovisual, com pesquisas voltadas à arte japonesa, cultura pop, mangá, jogos digitais e artes visuais. Seu trabalho transita entre a prática artística e a pesquisa teórica.

MAC PARANÁ – O Museu de Arte Contemporânea do Paraná, fundado em 1970, tem um acervo de mais de 2.000 obras de artistas paranaenses, brasileiros e estrangeiros. Além do acervo, possui o Setor de Pesquisa e Documentação, um dos maiores arquivos especializados em arte moderna e contemporânea do Brasil, disponível para consulta de pesquisadores e pesquisadoras, e um Setor Educativo que promove visitas mediadas e oficinas gratuitas.

Leia Também:  MAC Paraná apresenta exposição individual da artista visual Thalita Hamoui

MAC DE PORTAS ABERTAS – O “MAC de Portas Abertas” é uma iniciativa que convida artistas, educadores, facilitadores e profissionais de diversas áreas a enviarem propostas de práticas educativas, artísticas ou de pesquisa para serem realizadas no espaço do museu. As propostas podem abranger uma variedade de formatos, como oficinas práticas, workshops, atividades interativas, performances, rodas de conversa e outras ações que incentivem o público a refletir, criar e interagir com os temas das exposições em vigência e da contemporaneidade. É possível enviar uma proposta de atividade por meio deste link.

Serviço:

MAC de Portas Abertas | A Arte Contemporânea Japonesa e as Estéticas Basara e Kawaii

Ministrante: Simonia Fukue Nakagawa

Data: quintas-feiras de maio, das 14h às 16h

Local: MAC no MON – Rua Marechal Hermes, 999 – Sala 08

Atividade gratuita com limite de 20 vagas, preenchidas por ordem de inscrição.

Inscrições AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA