NOVA AURORA

PARANÁ

MUPA promove leitura coletiva de poemas e conversa aberta com curadora mexicana

Publicado em

Na próxima sexta (24), às 10h, o Museu Paranaense (MUPA) realizará um encontro de leitura coletiva de poemas que refletem outras formas de habitar e praticar o museu e a arte. Já no dia 27, segunda, às 19h30, ocorre a fala pública de Natalia De la Rosa, historiadora e curadora mexicana. Essas conversas abertas são gratuitas, mediante inscrição via formulário.

Ambas as ações são desdobramentos de uma parceria entre o MUPA e o Laboratório de Imaginário Radical, projeto de extensão universitária vinculado ao Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que ocorre desde março. A partir dela, semanalmente o MUPA recebe uma residência de investigação crítica em práticas de curadoria e mediação, com participação do Núcleo Educativo do museu, estudantes da disciplina Práticas em Curadoria e Mediação (UFPR), educadores e profissionais da cultura.

Os encontros têm como objetivo instaurar um espaço para investigações críticas, de reflexão e especulação acerca dos processos de mediação cultural, educação e experiência sensível.

Leia Também:  Portos do Paraná apresenta projetos de inovação em evento nos Estados Unidos

Na ação dos poemas, que ocorre no jardim do MUPA, os integrantes da residência vão compartilhar processos de escrita experimental que tomam o museu como objeto de fabulação e especulação poética. Na sequência, vão compartilhar livros e poetas que fundamentam as pesquisas, e o público poderá dar voz aos poemas.

Já a fala pública “Museos en disputa. Archivos, espacio público y pedagogías como apuesta” vai refletir sobre o museu como categoria, a partir do estudo de caso do Museo Comunitario e Club de Lectura de Sierra Hermosa (Zacatecas, México). A pesquisadora traz a ideia de “museu dinâmico”, como uma possibilidade alternativa e crítica do museu tradicional, baseada na formação de arquivos, na redefinição do espaço público e nas intersecções com a pedagogia. A fala da convidada será em espanhol.

Natalia De La Rosa é historiadora da arte e curadora. No México, trabalha com arte moderna e contemporânea, a arte pública e suas atualizações críticas. Seu trabalho estabelece uma análise das relações entre arte, política e economia, e suas abordagens repensam as redes existentes entre artistas, edições, instituições culturais e conceitos no hemisfério, a fim de destacar narrativas locais e alternativas.

Leia Também:  Estado e Prefeitura de Sengés firmam cooperação para projeto de pavimentação na PR-151

Serviço:

Sexta (24/05), às 10h, encontro de leitura coletiva de poemas

Segunda (27/05), às 19h30, fala pública de Natalia De la Rosa.

Entrada gratuita mediante inscrição via formulário

Local: Museu Paranaense – Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Procons do Paraná promovem ações para marcar o Dia Internacional do Consumidor

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Fim de ano com carteira assinada: Agências do Trabalhador têm 16,8 mil vagas

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA