NOVA AURORA

PARANÁ

MIS-PR recebe homenagem da Alep e inaugura exposição sobre o Palácio da Liberdade

Publicado em

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) foi homenageado nesta segunda-feira (20) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em ato solene alusivo ao Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio, e pelos 55 anos da instituição, completados em 6 de fevereiro de 2024.

Durante a cerimônia, a diretora da unidade cultural, Mirele Camargo, discursou sobre a trajetória e a importância do MIS-PR na preservação e promoção da cultura e da história do Paraná, bem como a importância da expansão do espaço. O evento foi uma oportunidade para refletir sobre o papel dos museus na sociedade contemporânea e a importância de instituições como o MIS-PR na salvaguarda da memória coletiva.

“Neste ano comemorativo para o nosso museu, é uma honra celebrar o Dia Internacional dos Museus relembrando e reafirmando o legado e o compromisso da instituição como espaço de cultura. Esta é também uma oportunidade para valorizar o Palácio da Liberdade, um símbolo das transformações sociais e culturais que moldaram o Paraná”, afirmou.

“O MIS é o detentor da memória real do Estado através de filmes, vídeos, fotografias. É a nossa história que está ali. Se não guardarmos isso, não teremos o que passar para as próximas gerações. Então, ela é o nosso norteador de futuro. Se não são essas memórias, a gente não tem como nortear o nosso futuro. Não estamos apenas celebrando a instituição, mas também agradecendo a todos os contribuíram com sua rica trajetória”, complementou.

Leia Também:  Paraná conquista 15 medalhas de ouro nas Paralimpíadas Escolares de 2023

O MIS-PR foi agraciado com um diploma de Menção Honrosa concedido pelo Poder Legislativo. Ele cuida do patrimônio audiovisual paranaense, sendo detentor de um vasto acervo com mais de três milhões de itens. A finalidade é resgatar, preservar e divulgar a rica memória do audiovisual paranaense. A coleção do museu conta com uma variedade de itens, incluindo fotografias, discos de vinil, documentos, filmes, rádios, vitrolas, projetores e equipamentos audiovisuais. Atualmente, as obras sob o cuidado do Museu estão passando por um processo de realojamento e readequação técnica, com o objetivo de assegurar a preservação dos materiais ao longo do tempo.

A proposição da homenagem foi dos deputados Ney Leprevost, Alexandre Curi, Hussein Bakri e Goura.

EXPOSIÇÃO – Também em alusão ao Dia Internacional dos Museus e aos 55 anos do MIS-PR, foi montada no Espaço Cultural da Assembleia a Exposição “Transfiguração: as várias faces do Palácio da Liberdade”, que fica em cartaz até o dia 24 de maio. A mostra apresenta camadas de profundidades históricas sobre o patrimônio que atualmente abriga o MIS-PR. A exposição explora as diversas transformações do Palácio da Liberdade, desde sua construção no final do século XIX até seu status atual como um importante centro cultural.

Leia Também:  PCPR e PRF deflagram operação contra associação ligada a roubos de cargas, na Grande Curitiba

A exposição também traz inspiração no poema “Transfiguração”, de Nestor Victor, que destaca a dualidade entre o que é visível e o que está oculto na história do Palácio. Por meio de fotografias, documentos e artefatos, a mostra convida os visitantes a uma jornada pelo tempo, explorando as múltiplas narrativas e significados que o Palácio da Liberdade carrega.

Serviço:

Exposição: “Transfiguração: as várias faces do Palácio da Liberdade” 

Centro Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná – Praça Nossa Senhora de Salete s/n, Centro Cívico, Curitiba

Em cartaz de 20 a 24 de maio

A entrada é gratuita e aberta ao público

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governo do estado divulga o turismo paranaense durante a ExpoLondrina

Published

on

By

O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hoteis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

Leia Também:  Governo entregou mais de 500 obras da saúde a 228 municípios do Paraná desde 2019

“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R41,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

 “Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

Leia Também:  PCPR prende 14 pessoas em operação de combate ao abuso de crianças e adolescentes

IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários. “Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA