NOVA AURORA

PARANÁ

Delegação do Paraná conhece programas educacionais de Sobral, no Ceará

Publicado em

Uma delegação de profissionais da educação do Paraná, incluindo especialistas, pedagogos e coordenadores da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), juntamente com secretários municipais de 15 municípios do Estado (Cascavel; Londrina; Mamborê; Novo Itacolomi; Paraíso do Norte; Piên; Rio Negro; Sabáudia; Santana do Itararé; São João do Caiuá; São Jorge do Patrocínio; Tijucas do Sul; Ubiratã; Umuarama e Wenceslau Braz), visitou a cidade de Sobral, no Ceará, para uma ação de pesquisa, análise e comparação de práticas, processos e resultados.

A visita foi realizada em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PR) e apoiada pela Associação Bem Comum. Ela aconteceu no âmbito da estratégia Alfabetiza Juntos (do Programa Educa Juntos), da Seed-PR, cujo foco é a alfabetização colaborativa entre as redes municipais e a rede estadual por meio do processo de integração que abrange desde a produção dos materiais didáticos até as avaliações do desempenho dos estudantes.  

Localizado a cerca de 200 quilômetros de Fortaleza, o município de Sobral é referência no desenvolvimento de programas educacionais, liderando o ranking específico de qualidade da educação no Brasil, à frente de outros 409 municípios. O indicador foi publicado em 2023, a partir dos resultados da última apuração nacional realizada pelo Censo Escolar e pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica.

Leia Também:  Com cadeiras especiais, 51 pessoas com mobilidade reduzida aproveitaram as praias no Paraná

“O propósito da visita foi compreender de perto o funcionamento dos programas de alfabetização colaborativa de Sobral e analisar sua correlação com o Alfabetiza Juntos. Por meio da troca de experiências e análise dos resultados pedagógicos alcançados por ambos os programas foi possível debater novas propostas e idealizar estratégias ainda mais eficazes para o fortalecimento da alfabetização de crianças e jovens”, explica Eliane Alves Bernardi Benatto, coordenadora do Núcleo de Cooperação Pedagógica com Municípios, da Seed-PR.

“A expectativa é que os insights obtidos durante essa visita contribuam significativamente para o aprimoramento do Educa Juntos, tornando-o ainda mais eficiente e adaptado às necessidades específicas de cada comunidade escolar. Ao fortalecer parcerias e promover a troca de conhecimentos, o Paraná reforça a melhoria contínua da educação, investindo no desenvolvimento integral de seus estudantes e na construção de um futuro mais promissor para o Estado”, diz o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

Leia Também:  Com nova categoria voltada a municípios, Estado abre inscrição para o Selo Clima 2024

EDUCA JUNTOS – Instituído pela Lei Estadual nº 21.323, de 20 de dezembro de 2022, o Educa Juntos tem como objetivo apoiar os municípios paranaenses na melhoria da aprendizagem e alfabetização dos estudantes desde a educação infantil. Algumas das ações feitas desde então foram a distribuição de material didático de Língua Portuguesa e Matemática para professores e cerca de 180 mil estudantes, além da oferta do Sistema Educacional da Rede de Proteção para 296 municípios para monitorar a frequência dos alunos e combater o abandono escolar.

As prefeituras também passaram a usar o Registro de Classe Online (RCO), ferramenta que conta com quase 10 mil aulas editáveis (7,5 mil para ensino fundamental I e 2 mil para educação infantil) para os professores utilizarem o conteúdo da forma que preferirem, e a Prova Paraná, uma avaliação diagnóstica dos níveis de aprendizagem dos estudantes em relação aos conhecimentos considerados essenciais para cada etapa de ensino.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Estrada da Boiadeira e Viaduto do Catuaí se destacam nas obras do Noroeste e Centro-Oeste

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Com calor excessivo, Sanepar fará manobras em reservatórios de Londrina e Cambé

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA