NOVA AURORA

PARANÁ

IDR-PR leva Vitrine do Biogás e do Biometano à Expoingá 2024

Publicado em

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), por meio do programa RenovaPR, levará à Expoingá a Vitrine do Biogás e do Biometano. Trata-se de uma parceria com o Sistema Faep/Senar, Cibiogás, Itaipu Binacional e Sociedade Rural do Paraná.

Já apresentada no Show Rural Coopavel e na ExpoLondrina, a Vitrine permite que os visitantes conheçam o sistema de geração de energia através da produção de biogás e biometano. Ela estará localizada no Agromuseu – espaço do IDR-Paraná na exposição, que ocorre de 9 a 19 de maio.

De acordo com Herlon Goelzer de Almeida, coordenador do RenovaPR, a parceria com as demais instituições permitiu que a Vitrine fosse instalada em mais um importante evento agro do Estado.

“Desta forma, conseguimos estimular o agricultor, as cooperativas, as agroindústrias da região a aproveitarem dejetos animas e resíduos agroindustriais para gerar riqueza. Seja como energia elétrica, energia térmica ou combustível – pela filtragem do biogás – para utilização em veículos do biometano, que é equivalente ao gás natural veicular”, ressaltou. “É uma possibilidade de o agricultor entender que pode transformar um passivo ambiental em energia”.

Leia Também:  Paraná é o segundo estado com maior segurança alimentar do Brasil, aponta IBGE

NA PRÁTICA – Assim como nas feiras anteriores, os visitantes da Expoingá serão recebidos em uma sala escura onde haverá a projeção de imagens acompanhadas de som e locução, com uma metodologia dinâmica em 3D. O vídeo apresentado terá duração de cinco minutos. Ele apresenta o uso de biodigestores para tratar dejetos animais e gerar energia em uma propriedade rural.

Nas imagens serão mostrados alguns modelos de biodigestores, as possibilidades de uso do biogás – energia térmica substituindo lenha, gerando energia elétrica ou transformado em biometano para uso na mobilidade veicular – e as vantagens de transformar os passivos ambientais em dinheiro.

O programa RenovaPR, criado pelo Governo do Paraná, completou dois anos em setembro do ano passado e, até agora, foram mais de 8,3 mil projetos desenvolvidos e aprovados que somam R$ 1,36 bilhão em investimentos. Com isso, o Paraná tem se consolidado cada vez mais como um dos grandes produtores nacionais de energia a partir de fontes renováveis, principalmente com as placas solares, que já constituem uma nova paisagem no campo.

Leia Também:  Paraná é o 2º estado mais eficiente do País e melhora solidez fiscal e transparência

IDR NA EXPOINGÁ – No espaço do IDR-Paraná na feira, agora denominado Agromuseu, o Instituto pretende mostrar o potencial da agroindústria na região de Maringá, dando ênfase às principais cadeias produtivas em que os profissionais do órgão atuam.

O Agromuseu ocupa 9 mil metros quadrados do parque de exposições e deve receber 300 mil visitantes. Sua principal função é demonstrar ao público e a pequenos produtores como é possível obter bons resultados com atividades agropecuárias sustentáveis.

Esse trabalho é o resultado da parceria do Instituto com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e Prefeitura de Maringá, além de outros órgãos do Sistema Estadual de Agricultura, como Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa-PR).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Paraná é o 2º estado mais eficiente do País e melhora solidez fiscal e transparência

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Perto da temporada, PCPR reforça orientação a turistas e moradores sobre golpe do falso aluguel

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA