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Olimpíada estadual de matemática vai classificar mais alunos para a fase nacional

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A edição de 2024 da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (OMAP), realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), já começou. São 900 mil estudantes de 397 municípios do Estado inscritos. As confirmações aconteceram na realização da Prova Paraná, entre os dias 22 e 25 de abril.

Do total de participantes, 150 podem se classificar para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), agendada para outubro. Em 2023, 123 alunos competiram em nível nacional.

“Conseguimos ampliar o número de participantes na fase nacional em quase 30 novas vagas graças aos resultados obtidos no processo no ano passado e também à organização na aplicação das provas. A  Associação Brasileira de Matemática solicita o máximo de rigor para a realização de uma olimpíada regional como a OMAP. Pleiteamos diretamente aos gestores do evento esse aumento e tivemos sucesso”, disse o secretário da Educação, Roni Miranda. 

O objetivo da OMAP é contribuir para a melhoria da proficiência dos estudantes em Matemática e aprimorar a prática educativa, despertando o interesse e o protagonismo dos alunos na aplicação prática do componente curricular. “A Olimpíada pode, inclusive, ser compreendida como uma ferramenta de inclusão educacional, oferecendo aos alunos oportunidades de se destacarem em um ambiente acadêmico desafiador ”, acrescentou. 

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A OMAP possui fases classificatórias e oferece aos finalistas, medalhistas de ouro, um curso preparatório, cujo objetivo é garantir o bom desempenho na prova da Olimpíada Brasileira de Matemática, uma competição que estimula o estudo da Matemática e identifica talentos na área. 

Depois da Prova Paraná, a próxima fase envolve a seleção de 180 mil estudantes que tiveram resultados mais satisfatórios no exame. As novas provas com esse público, em formato online, ocorrerão em 27, 28 e 29 de maio, terão duas horas de duração e serão aplicadas diretamente nas escolas. Para a 3ª fase do processo, com provas nos dias 24 e 25 de junho, devem ser contemplados cerca de 9 mil alunos. Os testes serão realizados via Plataforma Quizizz, ambos aplicados nas escolas. 

A última terá 252 participantes, que, além de serem os medalhistas de ouro da competição em 2024, poderão participar, de 30 de setembro a 2 de outubro, de um curso de imersão, em Foz do Iguaçu. Ao final dessa etapa, eles fazem outra prova de avaliação, de onde sairão os 150 estudantes aptos para disputar as vagas disponíveis da OBM, em provas que  serão realizadas nos dias 10 e 11 de outubro. 

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“Com essa verdadeira maratona, estamos potencializando as aprendizagens relacionadas ao componente de Matemática, envolvendo outras unidades temáticas do currículo, entre elas  Geometria, Álgebra, Números, Grandezas e Medidas, Probabilidade e Estatística”, reforçou Miranda. 

Fonte: Governo PR

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1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados às escolas do Paraná são orgânicos

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Pães caseiros, frutas, verduras e sucos naturais. Esses foram alguns dos alimentos orgânicos na alimentação escolar dos estudantes da rede estadual de ensino no último ano. A maior parte dos ingredientes é proveniente da agricultura familiar – 20 mil famílias paranaenses fornecem, para as escolas, mais de 10 mil toneladas de alimentos anualmente. Cerca de 1,4 mil dessas famílias atendem a demanda de orgânicos, que representa mais de 2,7 mil toneladas ou 25% de todos os produtos que vêm da agricultura familiar.

Em 2025, esse percentual tende a aumentar. O Governo do Paraná prevê incluir novos alimentos orgânicos ao cardápio. O processo de aquisição de leite e iogurte natural orgânicos já está em andamento.

Pela primeira vez, o Governo do Paraná participa com recursos próprios do montante utilizado para a contratação de produtos da agricultura familiar. A lei federal que esteve anteriormente em vigor limitava o valor para compras desse tipo a um teto de R$ 100 milhões. A partir da vigência da nova Lei de Licitações (nº 14133/2021), recursos estaduais também poderão ser aportados para esse fim, e o Governo do Paraná já destinou um adicional de R$ 175 milhões a essas contratações, chegando a R$ 275 milhões.

“No último ano, todas as escolas estaduais do Paraná receberam algum alimento orgânico, como frutas, arroz, legumes e tubérculos. Com a nova lei de licitação, pudemos estimular a participação de mais famílias de agricultores em nossa chamada pública. Ampliamos a oferta de alimentos oriundos da agricultura familiar aos nossos estudantes da rede pública do estado”, diz Eliane Teruel Carmona, diretora-presidente da Fundepar, responsável pela gestão estadual do programa voltado à alimentação escolar.

Os alimentos orgânicos são servidos pelo Governo do Paraná desde 2011, porém a quantidade e a variedade de opções vêm sendo ampliadas nos últimos anos, com a contribuição de iniciativas como o programa Paraná Mais Orgânico, que orienta os agricultores familiares com interesse em investir na produção orgânica.

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Mais de 195 mil estudantes da rede pública estadual de ensino têm frutas, hortaliças, legumes, temperos e tubérculos 100% orgânicos na alimentação escolar. Eles representam cerca de 20% dos estudantes da rede e estão distribuídos em 209 escolas de dez municípios do Paraná: Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Curitiba, Doutor Ulysses, Mandirituba, Pinhais, São Mateus do Sul e Tijucas do Sul.

Além dos orgânicos provenientes da agricultura familiar – em maioria frutas, legumes e tubérculos –, também fazem parte do cardápio da alimentação escolar o arroz e feijões orgânicos, adquiridos via licitação. Com mais de 700 toneladas consumidas no ano passado, o arroz orgânico está presente em escolas de todos os 399 municípios paranaenses.

CARDÁPIO – A equipe de nutricionistas da Fundepar reavalia as opções de cardápio da alimentação escolar a cada 2 meses, de modo a garantir sempre a segurança alimentar e nutricional dos estudantes.

Frutas, verduras e legumes são servidos todos os dias nas escolas da rede pública estadual, para cerca de 1 milhão de alunos. Uma média de 100 gramas por dia de proteína animal também é calculada para compor o cardápio do bimestre de cada aluno. A alimentação escolar é responsável pelo suprimento de pelo menos 30% das necessidades alimentares dos estudantes.

“Sabemos que o rendimento escolar dos estudantes está diretamente relacionado à segurança alimentar e à qualidade nutricional das refeições. Por isso, todo investimento que fazemos em alimentação escolar é também um investimento no aprendizado dos nossos alunos em sala de aula”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. 

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O acesso dos estudantes a uma alimentação mais saudável na escola, com alimentos de qualidade e distribuídos em refeições balanceadas, é prioridade para a equipe de nutricionistas da Fundepar e também funciona como uma medida educativa dentro do universo da comunidade escolar.

A Fundepar possui uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-PR) no sentido de realizar a análise de resíduos de agrotóxicos nas amostras de alimentos a serem adquiridos e garantir que as exigências da legislação sejam cumpridas em todas as compras.

“Mais do que garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes no período em que ficam na escola, estamos pensando no incentivo a hábitos que todos podem cultivar ao longo da vida: o de buscar alimentos mais saudáveis, para uma vida mais equilibrada e feliz”, diz a nutricionista Responsável Técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar da Fundepar, Andréa Bruginski.

CHAMADA PÚBLICA – A seleção dos produtos da agricultura familiar dispensa o procedimento licitatório, pois é feita por meio de chamadas públicas: os critérios são estabelecidos no edital de convocação exclusivo para agricultura familiar, publicado no site da Fundepar e aberto ao credenciamento das associações, cooperativas e dos produtores interessados.

As prioridades de seleção incluem fornecedores que mantenham proximidade a uma comunidade escolar, associações que possuam mais de 50% de agricultores assentados da reforma agrária, indígenas ou quilombolas e, por fim, se dentro dessas propostas há produção de alimento orgânico. Caso o fornecedor tenha interesse em ofertar um orgânico, ele manifesta esse diferencial no processo da chamada pública e envia a certificação que comprova a produção diferenciada.

Fonte: Governo PR

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