NOVA AURORA

PARANÁ

Semana Nacional dos Museus terá palestras, paleontologia e oficina de serpentes na UEPG

Publicado em

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) integra a 22ª edição da Semana Nacional dos Museus. Neste ano, os Museus Campos Gerais (MCG) e de Ciências Naturais (MCN) programaram atividades gratuitas para todas as idades, como palestras, mesas-redondas, oficinas e visitas mediadas, de 13 a 17 de maio. Esse é um evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e, em 2024, o tema escolhido é Museus, Educação e Pesquisa.

“A Semana Nacional dos Museus é um evento muito importante para o Museu de Ciências Naturais, porque mostra amplamente para a população o que é nós estamos produzindo, quais são as atividades que o Museu tem participado, e o nosso objetivo é alcançar a população com o conteúdo que apresentamos”, destaca o diretor do MCN, professor Antonio Liccardo.

O evento aproxima a comunidade da instituição, além de consolidar o Museu como um um divulgador de ciência. “Registramos uma taxa de sucesso e uma boa adesão de público, então acredito que estamos cumprindo o papel de aproximação com a comunidade e de democratizar a informação científica. Esperamos que esse ano seja um sucesso como nos anos anteriores”, completa.

Para o diretor de acervos e pesquisa e coordenador do evento no MCG, Robson Laverdi, a Semana é um momento importante para reunir temas, discussões e articulações com atores que estão mergulhados no universo dos museus e das práticas patrimoniais. “Essa atividade, além de fazer essa conexão com as instituições, também visa a aproximação do Museu com a comunidade. É como uma maneira da gente tornar o MCG cada vez mais socialmente referenciado”, explica.

Leia Também:  BRDE se consolida como Banco Verde ao integrar negócios ligados à biodiversidade

MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS – O evento inicia dia 13, no MCN, das 09h às 12h, com a oficina “Tom da Terra: produção e aplicação de tinta de solos”. Os palestrantes irão tratar do processo de produção de tintas a partir de solos de Ponta Grossa. Às 14h, em 14 de maio, acontece a oficina “Conhecendo as serpentes”, em que os visitantes poderão conhecer diferentes espécies de serpentes, peçonhentas e não peçonhentas.

No dia 15 de maio, a partir das 18h30, acontece a visita mediada chamada “Uma noite no Museu de Ciências Naturais”, para escolas, familiares e comunidade acadêmica.

Duas oficinas acontecerão em 16 de maio no MCN. A primeira inicia às 09h, chamada “Arqueólogo por um dia”, em que os participantes serão arqueólogos em uma escavação simulada, que permitirá o entendimento de parte do trabalho de pesquisa. A partir das 14h, a oficina “Paleontologia na prática: simulando o processo de fossilização” tratará dos conceitos da paleontologia e da fossilização.

As oficinas de 17 de maio serão sobres os temas “Pérola: Nossa Origem, Distribuição e Utilização na Sociedade”, às 08h30, sobre diversidade de espécies que produzem pérolas. Às 17h, acontecerá “Reconhecimento Básico de Minerais”, com o objetivo proporcionar uma familiarização com as propriedades dos minerais. Interessados em realizar as atividades no MCN podem se inscrever pelo formulário aqui.

Leia Também:  Vestibular 2023 da UEL tem 20.858 inscritos; provas serão em março e abril

MUSEU CAMPOS GERAIS – As atividades programadas para o MCG irão ocorrer entre 14 e 16, de forma presencial, no Auditório do Edifício Histórico, e online pelo YouTube. Para conferir das atividades e receber o certificado de participação, é necessário se inscrever por meio do formulário disponível no link aqui. A abertura será às 19h do dia 14, com a palestra “Coordenação do patrimônio cultural: cartilha de orientação”, com Vinicio Bruni, diretor de Memória e Patrimônio Cultural.

Dois eventos marcam o dia 15 no MCG: mesa-redonda “Gênero e Moda nos Museus: ensino e pesquisa”, às 14h, e a palestra “Políticas culturais da biblioteca pública do Paraná”, a partir das 19h, com Luiz Felipe Leprevost, diretor da Biblioteca Pública do Paraná.

O evento encerra em 16 de maio com a mesa-redonda “O museu como brilho de esperançar: por uma epistemologia da educação museal”, às 14h, e a palestra “Conectando memória e inovação: inteligência artificial nos museus e centros de documentação: apresentando o Napi (Seti/Fundação Araucária)”, às 19h.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Nos EUA, governador garante aquisição de tecnologia de gigante global de segurança

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Com bom ritmo de trabalho, duplicação de rodovia em Toledo atinge 33,5% de execução

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA