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Antes da 1ª habilitação: alunos da rede estadual têm aula de conscientização no trânsito

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Alunos do 9° ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio do Colégio Estadual João Bettega, em Curitiba, tiveram uma aula “quase” prática sobre como se comportar e também sobre como não agir quando o assunto é trânsito. Ela aconteceu durante uma visita ao Memorial de Segurança no Transporte, na Capital, como parte das atividades do Maio Amarelo, mês de conscientização sobre segurança no trânsito.

O grupo com 22 alunos de 11 a 17 anos conheceu um pouco da história da política de segurança no trânsito, participou de atividades lúdicas e interativas, e entendeu a importância do impacto da atitude individual pela paz no trânsito. Entre as simulações, os alunos usaram óculos especiais que demonstram como a ingestão de álcool e drogas diminui os reflexos, a coordenação motora e embaralha a visão do condutor. 

Eles também viram o impacto de uma batida e como o cinto de segurança pode salvar uma vida. Em outra situação, dentro de uma cabine de caminhão, eles entenderam os efeitos de um tombamento.

“Já que o local conta com simulações reais de situações que poderiam acontecer com qualquer um, achamos que os nossos alunos iriam gostar da experiência, até mesmo como futuros condutores”, disse Wilma Fontana de Souza Álvares, diretora da escola. 

“Eu entendi como respeitar as normas de trânsito pode fazer a diferença na nossa vida e na de quem a gente ama”, disse Clara Laís, de 14 anos. “Agora eu vou sempre usar o cinto de segurança e vou obedecer quando o meu pai pedir para eu colocá-lo”, complementou Francisco Togni Neto, de 12 anos.

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Ao fim da visita, que incluiu um tour dentro de um ônibus do transporte coletivo de Curitiba, em tamanho real, que ocupa boa parte do espaço do prédio, os estudantes receberam mensagens da campanha do Maio Amarelo: “Paz no trânsito começa por você” e “No trânsito, qual é o seu rolê?”.

A responsável pelo Memorial, Ariza Sozzo, disse que o trabalho de conscientizar o público que passa pelo local se intensifica no mês de maio. O espaço recebe cerca de 1.500 alunos de todas as idades todos os meses, de escolas públicas e privadas. “Esse é um mês especial e que ajuda a reforçar a importância da educação no trânsito”, afirmou.

DETRAN-PR – As ações promovidas pela Escola Pública de Trânsito do Detran-PR buscam engajar diversos segmentos da sociedade, desde órgãos governamentais até empresas, associações e meios de comunicação, para uma abordagem mais abrangente da segurança no trânsito.

O Governo do Estado, por meio do Detran-PR, iniciou na quinta-feira (2) as atividades do Maio Amarelo 2024. No Paraná, a campanha estadual tem como mote “No trânsito, qual é o seu rolê?”, que traz a mensagem de que cada um pode fazer a diferença nas ruas e nas estradas terá uma série de ações em todo o Estado ao longo do mês. “A abordagem é um convite para refletir sobre as atitudes do cidadão como condutor, motociclista, ciclista ou pedestre, englobando todos os envolvidos no trânsito”, afirmou o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado.

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Ao longo do mês, haverá uma série de atividades educativas, como palestras com o tema Visão Zero, conceito de que a perda de vidas no trânsito não é aceitável e que todas as mortes e lesões graves são evitáveis por meio de ações e medidas apropriadas; Vias Seguras, que envolve uma série de medidas e práticas para reduzir o risco de acidentes e lesões nas vias públicas, como redução da velocidade, e o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans.

Além disso, estão programadas atividades interativas com o Detranzinho para estudantes do 3° ano do ensino fundamental; participação do mascote robô Rod em eventos; uso de um simulador de capotamento mostrando na prática a importância do uso do cinto de segurança; além da oferta de óculos virtual e ações de conscientização sobre os riscos do álcool no trânsito. 

Estão programadas, também, blitze, contação de histórias para crianças, ações conjuntas para coibir o uso indevido de ciclistas e pedestres nas canaletas, e o projeto Anjos, uma ação que alerta os pais quanto a importância de usar corretamente os dispositivos de retenção infantil.

Fonte: Governo PR

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Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

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Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

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Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

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“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

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