11 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Estado e Grupo Boticário iniciam capacitação na área da beleza para mulheres em Adrianópolis

    Publicado em

    A primeira aula de empreendedorismo para mulheres da parceria do Governo do Paraná, Grupo Boticário e o Instituto Grupo Boticário, já fez diferença para as participantes. A capacitação inaugural ocorreu nesta sexta-feira (3) em Adrianópolis, município de 6,2 mil habitantes na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Na oportunidade, as mulheres inscritas tiveram aula de maquiagem.

    A capacitação é voltada para mulheres em situação de vulnerabilidade social que desejam empreender na área da beleza dos 29 municípios da RMC. As inscrições podem ser feitas até o dia da realização do curso em cada município. As interessadas também podem se inscrever pela internet ou presencialmente nas Agências do Trabalhador de qualquer município da Região Metropolitana de Curitiba. Moradoras de outras cidades paranaenses podem fazer a capacitação de maneira online pelo site programa Empreendedoras da Beleza do Grupo Boticário com vagas ilimitadas.

    Por parte do Governo, a parceria tem apoio do Gabinete da Primeira-Dama e das secretarias da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR).

    O programa oferece capacitação múltipla com conteúdos focados em beleza, como maquiagem básica, maquiagem avançada, unhas (manicure e pedicure), alongamento de unhas, penteados, criação de conteúdo digital, vendas, cursos de formação complementar de desenvolvimento pessoal, empreendedorismo, empoderamento e educação financeira.

    Leia Também:  46 municípios já utilizam sistema da Celepar que otimiza a gestão de infrações de trânsito

    Desempregada, Bruna Falcão, de 23 anos, afirma que sempre se interessou por maquiagem, mas nunca teve oportunidade de receber uma capacitação nessa área. Por isso, assim que foi avisada pelo WhatsApp por uma amiga a respeito do curso, inscreveu-se. “Esse curso é uma oportunidade muito boa de a gente aprender. Até porque a gente não tem condições de bancar um curso”, apontou.

    Também moradora de Adrianópolis, Gleissi Kelli Gonçalves Medeiros, de 23 anos, diz ter procurado o curso pela oportunidade. Ela elogia a iniciativa da parceria do Governo com o Grupo Boticário em levar capacitação às mulheres. “Essa foi uma oportunidade incrível. Precisamos de mais oportunidades como essa aqui na cidade para que mais gente possa aprender”, afirmou.

    RENDA DA BELEZA – Para Fabiana De Freitas, vice-presidente de Assuntos Corporativos do Grupo Boticário, a ação reafirma o propósito da companhia. “Acreditar na beleza de crescer juntos é investir de maneira consistente no potencial das pessoas”. É possível mensurar o quanto o projeto empodera as mulheres, já que 57% das participantes, segundo a pesquisa realizada com a DataCenso em 2023, declararam que tiveram melhoria de renda a partir da aplicação dos conhecimentos dos cursos. “Ampliamos as oportunidades para uma nova geração de mulheres porque acreditamos no poder do empreendedorismo”, explica Fabiana.

    Leia Também:  Notícia Boa Paraná: Governo do Estado estreia podcast de entrevistas

    Marina afirma que a parceria com o Governo do Paraná facilitou o acesso do projeto a municípios mais distantes. “Com essa parceria conseguimos chegar a municípios que seriam difíceis de termos esse primeiro contato. Foi o governo estadual quem permitiu essa abertura para que a gente pudesse ir a esses municípios executar esse projeto tão importante para as mulheres”, complementou.

    GRUPO BOTICÁRIO – O Grupo Boticário nasceu há 47 anos como uma pequena farmácia de manipulação em Curitiba, e desde início possui alma feminina e essência empreendedora. Tendo como propósito criar oportunidades para transformar a vida das pessoas por meio da beleza, o Grupo criou em 2021 o programa Empreendedoras da Beleza, que oferece capacitação profissional gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade social com cursos técnicos profissionalizantes.

    O empreendedorismo está no DNA da empresa, com a missão de fomentar a independência financeira e promover a melhora na qualidade de vida das mulheres, contou com mais de 200 mil mulheres inscritas e formou mais de 43 mil profissionais em todo o Brasil, proporcionando uma formação completa para atuarem no mercado da beleza, promovendo empoderamento e autonomia financeira.

    Confira o cronograma dos cursos híbridos e presenciais AQUI.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Em Japurá, Estado faz repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

    Published

    on

    By

    O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

    O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

    “O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca.

    Leia Também:  Após capacitação, Esporte publica nomes dos acadêmicos que atuarão no Verão Maior Paraná

    “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”, completou ele.

    O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

    A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

    A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

    PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

    Leia Também:  Colégios estaduais começam a receber segunda remessa de carteiras de novo formato

    Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA