NOVA AURORA

PARANÁ

MON oferece oficinas e mediações para interessados “mergulharem” nas obras

Publicado em

O Museu Oscar Niemeyer (MON) oferecerá em maio oficinas e mediações gratuitas para o público. As atividades serão uma oportunidade de explorar materiais artísticos e de conhecer detalhes sobre as mostras. Para participar, não é necessário conhecimento prévio em arte.

A primeira atividade acontecerá no dia 8/5, com duas sessões: às 10h30 e às 14h30. O “Laboratório de Experiências: giz pastel – seco e oleoso” mergulha nas descobertas que a criação com o giz pastel proporciona. A inspiração surgiu do universo de cores da obra “Brincando animada II”, da artista Tadáskía, que compõe a exposição “35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível”, em exibição nas Salas 1 e 2.

A oficina é recomendada para maiores de 3 anos. Menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto para participar.

No dia 15/5, às 15h, será realizada a mediação “Extravagâncias – Joana Vasconcelos”. Trata-se de um ambiente de diálogo entre o público e a equipe de educadores do MON com o objetivo de ampliar as percepções e aproximar ainda mais os visitantes dessa grandiosa exposição que ocupa vários espaços do museu simultaneamente. O acesso é livre para todos os públicos.

A oficina “Escultura de Tecido” acontecerá no dia 22, em duas sessões: às 10h30 e às 14h30, com duração de 1h30. A proposta é a jornada pelas obras da artista Sonia Gomes, com uma investigação sobre de que forma o tecido pode interagir com outros materiais e com o espaço. A atividade é inspirada nas instalações da artista a partir de tecidos, presentes na exposição “35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível”, em cartaz nas Salas 1 e 2. Os participantes, caso queiram, podem trazer tecidos, retalhos ou roupa para a realização da atividade.

Leia Também:  Primeiro no Norte Pioneiro, Siqueira Campos recebe certificado de adesão ao Susaf-PR

A oficina é recomendada para maiores de 5 anos. Menores de 14 anos precisam estar acompanhados de um adulto para participar.

No dia 29/5, o MON oferecerá ao público a mediação da mostra “Pátio das Esculturas”, às 15h. A ação, realizada pela equipe do Educativo do MON, será uma oportunidade para ampliar as percepções e a relação com as obras tridimensionais que integram o espaço expositivo ao ar livre. A mediação é livre para todos os públicos e, em caso de chuva, poderá ser cancelada.

Em todas as atividades, as inscrições serão liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada, e estarão sujeitas a lotação.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Leia Também:  Governo do Estado vai entregar quatro grandes obras rodoviárias até começo de 2025

Serviço:

Oficinas

“Laboratório de experiências: giz pastel – seco e oleoso”

8 de maio

Sessões às 10h30 e às 14h30 (com duração de 1h30)

Espaço de Oficinas | Subsolo do MON

Obs: as inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada, e as atividades estão sujeitas a lotação

“Esculturas de Tecido”

22 de maio

Sessões às 10h30 e às 14h30 (com duração de 1h30)

Espaço de Oficinas | Subsolo do MON

Obs: as inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada, e as atividades estão sujeitas a lotação

Mediações

“Extravagâncias – Joana Vasconcelos”

15 de maio – 15h

Ponto de Encontro: Torre do Olho (3º andar)

As inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada, e as atividades estão sujeitas a lotação.

Essa atividade emite declaração de horas. Assine a lista de presença no dia e, após o evento, solicite o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br

“Pátio das Esculturas”

29 de maio – 15h

Ponto de Encontro: Pátio das Esculturas

As inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência, seguindo a ordem de chegada, e as atividades estão sujeitas a lotação.

Essa atividade emite declaração de horas. Assine a lista de presença no dia e, após o evento, solicite o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  PR-445 terá 14 km de pistas liberadas e desvio para nova ponte a partir desta quarta-feira

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Educação anuncia mais 1.100 vagas para professores aprovados em concurso público

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA