NOVA AURORA

PARANÁ

1,5 mil trabalhadores portuários e usuários participam do Abril Verde da Portos do Paraná

Publicado em

A Portos do Paraná realizou nesta quinta-feira (25) o Abril Verde 2024, que busca conscientizar o trabalhador portuário sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho. O evento, na entrada do Palácio Dom Pedro II, sede administrativa da Portos do Paraná, reuniu mais de 1,5 mil trabalhadores e usuários do porto.

A iniciativa é uma parceria com o OGMO (Órgão de Gestão de Mão de Obra), Paraná Medicina Empresarial, Sest/Senat e Prefeitura de Paranaguá.

Os visitantes receberam orientações de saúde, segurança e meio ambiente, puderam aferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia e receber vacinas contra a gripe gratuitamente. Também foram entregues cremes para proteção solar e outros brindes.

“Este é o terceiro ano consecutivo que a Portos do Paraná realiza o evento, que traz uma agenda muito rica em atividades e serviços aos trabalhadores. Nosso principal objetivo é conscientizar a comunidade portuária da necessidade de seguir as orientações de segurança para evitar acidentes”, enfatizou o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana.

Leia Também:  Com adequações na RMC, Sanepar avança na entrada no mercado livre de energia elétrica

A diretora executiva do OGMO, Shana Bertol, destacou os resultados positivos do Abril Verde. “Encerramos o ano de 2023 com um decréscimo de 13% no número de acidentes de trabalho envolvendo trabalhadores portuários avulsos. É um resultado importante, pois demonstra que todas as ações realizadas pelo OGMO e pela Portos do Paraná vêm garantindo a segurança dos nossos trabalhadores”, destacou.

De acordo com o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho, José Sbravatti, a adesão dos portuários foi grande e mostra que a cultura de prevenção tem sido bem assimilada no Porto de Paranaguá.

“São informações úteis que eles levam para o dia a dia e que realmente fazem diferença na rotina do trabalho. Ao longo do ano, já trabalhamos com essas informações preventivas, mas como estamos no mês alusivo à saúde e segurança, realizamos este evento para reforçar e concentrar esse atendimento aos trabalhadores”, destacou.

De acordo com a engenheira de Segurança do Trabalho do OGMO, Karla Alves, a adesão foi extraordinária. “Todo mundo que passava aqui estava curioso sobre o que era o evento, queria participar, também e passou em pelo menos uma ação que montamos. Isso é muito bom porque trouxemos medições, vacina, dinâmica de segurança para aprender a identificar risco e perigo, promovendo a cultura de segurança”, apontou.

Leia Também:  Governo do Paraná define destinação de R$ 1,2 bilhão da alienação das ações da Copel

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Espaço Cultural BRDE recebe três novas exposições nesta quinta-feira

Published

on

By

O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, em Curitiba, abre no mês de abril três novas exposições que ficarão em cartaz até o final de maio. Eles podem ser visitadas a partir desta quinta-feira (17).

Uma delas é a mostra Transfiguração da Forma, da artista, poeta e contista Mozileide Neri. A abertura, às 19h, contará com visita mediada com a artista, levando o público a conhecer seu trabalho que explora os jogos sensíveis de imaginação e os desdobramentos da abstração geométrica.

Composta por 30 obras, incluindo pinturas e obras táteis acessíveis a todos os públicos, a mostra toma como inspiração a pesquisa da artista sobre cinco artistas brasileiras: Judith Lauand, Maria Leontina, Lygia Clark, Beatriz Milhazes e Criola.

Também da quinta, a partir das 13h, o público poderá conhecer as exposições Coisas de Alice, do duo BordaDuras, e Ilex: o tempo das coisas, do coletivo Bordas.

Coisas de Alice é fruto da colaboração criativa do duo BordaDuras, formado pelas artistas Giovana Casagrande e Leila Alberti. Desenvolvida a partir de uma pesquisa de três anos, a mostra consiste em trabalhos híbridos que mesclam porcelana com crochê e bordado, resgatando objetos culturais esquecidos — como bules e xícaras de porcelana branca — e convidando o público a revisitar memórias afetivas.

Leia Também:  Registros paranaenses no Cadastur crescem quase 13% em 2024

“Atualizando as Coisas de Alice e seu mundo invertido no espelho, a poética das artistas alude às práticas ancestrais referentes aos regimes do feminino e aos códigos naturalizados das sociabilidades”, destaca a artista e pesquisadora Tânia Bloomfield.

Ilex: o tempo das coisas é uma exposição do Coletivo Bordas, integrado por Cadu Cinelli, Gi Mazetto, Lisiani Serea, Lucilene Wapichana, Lu Dobrychlop, Marcelo Forte, Max Carlesso, Rafael Codognoto, Sonia Vasconcellos, Suzi Pereira, Talita Thutty e Vavá Diehl. A mostra evidencia as memórias e saberes que se cruzam em diferentes tecidos, costuras, entrelaces e desfechos, olhando para histórias reveladas e camufladas neste espaço eclético e cultural.

“As imagens que construímos em bordados, que acreditamos serem para além de particulares, estão envolvidas em um processo mais amplo de vivência e de trocas. Muitas dessas imagens estão impregnadas de imaginários, permeiam nossas memórias, fazem parte da construção de significados e de arquétipos culturais”, afirma o Colectivo Bordas.

“Com a reunião dessas três mostras no Palacete, buscamos convidar o público a mergulhar em referências ao mesmo tempo distintas e familiares, reforçando o compromisso do Espaço Cultural BRDE em abrigar diversas linguagens. Com diferentes materialidades e técnicas, as obras evocam memórias, seja de artistas, objetos, ou vivências”, comenta a coordenadora do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, Mariana Bernal.

Leia Também:  Universidades estaduais ofertam 690 vagas em licenciaturas para professores da educação básica

OFICINAS – Como parte das exposições, o Coletivo Bordas ministrará três oficinas no mês de maio, nos dias 8, 15 e 22, sempre às quintas-feiras das 14h às 17h.

No dia 8, a artista Leila Alberti realizará a Oficina Linha de Borda que propõe um convite ao bordado livre. No dia 15, será a vez da Oficina Escultura Mole com Rafael Codognoto estimulando a criatividade através da transformação de tecidos, linhas e agulhas em objetos. No dia 22 será realizado o Bordado Solidário, um convite ao bordado coletivo.

As oficinas têm 15 vagas cada e são gratuitas, com materiais inclusos. Inscrições pelo e-mail leilaalberti@hotmail.com. Envie o nome da oficina que deseja participar, nome completo e idade.

Serviço:

Data: 17/04, quinta-feira

“Transfiguração da Forma de Mozileide Neri”

Abertura e visita mediada com a artista, às 19h

“Coisas de Alice”, do duo BordaDuras, e “Ilex: o tempo das coisas”, do coletivo Bordas

A partir das 13h

Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões

Avenida João Gualberto, 570, Alto da Glória – Curitiba

Acompanhem a programação do Palacete AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA