NOVA AURORA

PARANÁ

Série Ouro da Orquestra Sinfônica terá convidados especiais a partir de maio

Publicado em

A Orquestra Sinfônica do Paraná estreia em maio uma série de concertos com convidados brasileiros e internacionais. A chamada Série Ouro contempla as quatro sinfonias do compositor alemão Johannes Brahms até setembro. Os ensaios começaram nesta semana. Serão oito apresentações, sendo o programa da noite de quinta-feira o mesmo da manhã do domingo seguinte. A cada ciclo, a obra de Brahms será acompanhada pela de outro compositor romântico: Chopin, Tchaikovsky, Liszt e Hekel Tavares.

A primeira apresentação do “Ciclo das Quatro Sinfonias de Brahms” será no dia 09 de maio (quinta), às 20h30, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). No programa, a “Sinfonia nº 1” se une ao “Concerto n° 1” para piano e orquestra de Frederic Chopin, com o solista russo Dmitry Shiskin. O mesmo programa será apresentado no Dia das Mães, no domingo (12), às 10h30.

Os quatro solistas convidados para se apresentar junto com a Orquestra Sinfônica do Paraná têm renome mundial. Dmitry é um dos maiores pianistas do mundo da sua geração. Ele nasceu na Sibéria e estudou na tradicional Gnessin Moscow School of Music. Depois frequentou o Conservatório Tchaikovsky de Moscou, o Conservatório Vincenzo Bellini, na Itália, e a Musikhochschule, na Alemanha. Já colaborou com a Orquestra Nacional Russa, Orquestra Filarmônica de Varsóvia e Orquestra Sinfônica de Tóquio.

Nos dias 6 e 9 de junho, o convidado é o violinista brasileiro Guido Sant’Anna, que acabou de ganhar a edição da competição internacional Fritz Kreisler, na Áustria. “É um dos concursos mais importantes do mundo para violino. Ele vai tocar o concerto de Tchaikovsky, que é um dos mais famosos da literatura para concertos de violino”, diz o maestro Roberto Tibiriçá, diretor musical e regente titular da Sinfônica do Paraná. Ele já se apresentou em Bruxelas, Viena, Madri, Londres, Moscou e Berlim.

Leia Também:  Entenda os motivos de o Paraná ser o estado mais sustentável do País pela 4ª vez consecutiva

A “Sinfonia nº 3” será apresentada dias 29 de agosto e 1º de setembro, acompanhada de dois concertos para piano com solo da ucraniana Valentina Litsitsa, que já participou de recitais no Royal Albert Hall, em Londres, na Filarmônica de Berlim, no Théâtre des Champs Elysées em Paris, no Grande Salão do Conservatório de Moscou e no Carnegie Hall em Nova York. Ela também tem um canal famoso no YouTube, com mais de 700 mil inscritos. 

O último concerto da série, dias 26 e 29 de setembro, terá o pianista brasileiro Cristian Budu no palco do Guairão. Ele venceu o Concurso Internacional Clara Haskil, na Suíça, uma das mais importante por parte de um pianista brasileiro dos últimos anos. Ele já solou à frente da Orquestra Sinfônica de Lucerna, Orquestre de la Suisse Romande, Orquestra Sinfônica da Rádio de Stuttgart, Orquestra Filarmônica de Montevideo e Orquestra Filarmônica de Mendoza. Também se apresentou-se como solista em salas e festivais de todo o mundo.

Leia Também:  Copel entra para novo índice de diversidade da Bolsa de Valores de São Paulo

SÉRIE OURO – A condução da Série Ouro será do maestro Roberto Tibiriçá. “Um dos objetivos da iniciativa é marcar a volta dos concertos noturnos. E resolvemos fazer o ciclo das quatro sinfonias de Brahms, que são as obras mais icônicas do repertório romântico de uma orquestra sinfônica. Elas são tocadas por orquestras em qualquer lugar do mundo”, explica.

“No primeiro concerto vamos ter Chopin; depois temos o concerto de Tchaikovsky, que é um romântico para violino. Por fim serão dois concertos de Liszt para piano e o concerto de Hekel Tavares, que é o único concerto romântico escrito para piano por um compositor brasileiro”, detalha.

ORQUESTRA – A Orquestra Sinfônica do Paraná é mantida pelo Governo do Estado e integra os corpos artísticos do Centro Cultural Teatro Guaíra. A realização da Série Ouro de concertos tem parceria com o Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP). A programação da Orquestra para 2024 está disponível na página do Teatro Guaíra. Os ingressos a partir de R$ 10,00 (meia-entrada) estarão à venda em breve, sempre na bilheteria do Teatro Guaíra e pelo site DeuBalada.com.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Problema de energia compromete momentaneamente abastecimento de água em Foz do Iguaçu

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Governador anuncia projeto de lei que cria o Fundo dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA