NOVA AURORA

PARANÁ

Fazenda do Paraná apresenta a técnicos de São Paulo sucesso do novo sistema financeiro

Publicado em

Uma delegação da Secretaria da Fazenda de São Paulo (Sefaz-SP) iniciou nesta quarta-feira (24) uma visita técnica à Secretaria da Fazenda do Paraná para, ao longo de dois dias, conhecer detalhes e trocar experiências sobre a implementação do Sistema Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic). O estado vizinho iniciou estudos para a adoção do Siafic, que entrou em operação plena no Paraná em janeiro de 2024.

A visita teve início com uma reunião entre os representantes da Sefaz-SP e o secretário da Fazenda do Paraná, Renê Garcia Junior, acompanhado por gestores da pasta paranaense. A delegação paulista é composta por oito representantes e realizará reuniões com diversos departamentos da Sefa-PR até esta quinta-feira (25)

Garcia Junior destacou o grande esforço que precede a implementação bem-sucedida do sistema. “O esforço de treinamento e alinhamentos é crucial, mas vale a pena. O Siafic é excelente e estruturante”, disse. “Encontros como este são importantes pois são uma oportunidade de compartilhar tanto os sucessos como as dificuldades, para que outros estados conheçam melhor os desafios que terão pela frente”.

Durante os encontros por área de atuação, os participantes serão divididos em subgrupos para discutir gestão e governança, estrutura organizacional para operacionalizar os sistemas, processos licitatórios e contratuais, planejamento e orçamento, tecnologia da informação, finanças e contabilidade. Além disso, serão abordadas questões relacionadas às configurações contábeis da Receita Estadual, ao Portal da Transparência e outros temas relevantes.

Leia Também:  Gestão ambiental da Portos do Paraná recebe prêmio nacional e reconhecimento em eventos da ONU

O coordenador do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco) em São Paulo, Helio Zarenczanski, explicou que o grupo busca coletar informações e angariar conhecimento nos oito estados que já operam o Siafic. “O Paraná, com a experiência mais recente na introdução do sistema, ganha atenção especial”, disse.

SIAFIC – Com 1.484 usuários em cerca de 120 unidades orçamentárias, o Siafic, desenvolvido pela empresa Logus em parceria com a Celepar, foi adotado pelos núcleos fazendários de todos os órgãos e secretarias, bem como pelos demais Poderes do Estado do Paraná. Uma implementação no estado de São Paulo, maior unidade subnacional do País, exigirá o treinamento de aproximadamente 15 mil usuários distribuídos em mais de mil unidades.

A diretora-geral da Secretaria da Fazenda paranaense, Marcia do Valle, frisou a importância do envolvimento das pessoas para que uma implantação bem-sucedida. “Nossa equipe arregaçou as mangas e muito do bom resultado que obtivemos deriva disso, do alinhamento constante na fase de treinamento e desenvolvimento”, afirmou.

Integrando atividades de planejamento, orçamento, contabilidade e controle do governo, o sistema começou a executar as finanças do Estado em janeiro de 2024. Parte integrante do Profisco II, o sistema confere mais eficiência à aplicação dos recursos públicos. Seu objetivo central é a integração entre diversos módulos e sistemas da administração pública, proporcionando novas funcionalidades para avaliar a utilização de verbas e incorporar a certificação digital aos processos internos.

Leia Também:  Ratinho Junior apresenta mercado de carnes do Paraná em reuniões com grandes empresas do Japão

No ano passado, os órgãos da administração direta e aqueles vinculados ao Governo do Paraná, assim como os Poderes Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público e a Defensoria Pública, passaram por treinamentos e iniciaram o lançamento de dados da Lei de Diretrizes Orçamentárias no Siafic, permitindo que o sistema já executasse o orçamento do atual exercício.

PRESENÇAS – Da Sefa-PR, também participaram da abertura da visita técnica a chefe de gabinete, Priscila Aguiar Mânica; o chefe da Assessoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, Francisco Inocêncio; a diretora da Contabilidade-Geral do Estado, Gisele Carloto; o diretor do Tesouro Estadual, Marcos Montenegro; o diretor-adjunto de Orçamento, Pedro Lobato; além de integrantes de equipes da Fazenda diretamente envolvidas na implantação do Siafic. A missão de São Paulo incluiu representantes das áreas do Planejamento, Alexandre Palmeira; do Orçamento, Thiago Oliveira; da Tecnologia, Alexandre Kawase; de Contabilidade, Rosana Kitazume Kaneco; e da Governança, Flávio Hashimoto.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  César Menotti & Fabiano, Jeann & Julio e Edson & Hudson abrem programação de shows no Litoral

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Governo do Distrito Federal quer replicar programas e ações do Paraná para jovens

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA