PARANÁ
Com drones, IAT vai ampliar ações de fiscalização ambiental na região Oeste do Paraná
Publicado em
22 de abril de 2024por
Itajuba TadeuAs vistorias do Instituto Água e Terra (IAT) no Oeste do Estado ganharam um reforço significativo neste mês. Vinte e um servidores dos núcleos regionais do órgão de Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo e um da Casa Civil do Governo do Estado se tornaram aptos para a pilotagem de drones, em uma parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
A capacitação serviu para que os equipamentos, que são capazes de coletar fotos e vídeos detalhados com registros de data e hora precisos, possam ser utilizados para aprimorar as ações de fiscalização e licenciamento ambiental do Instituto. A previsão é que novos técnicos, de diferentes regionais do Estado, sejam treinados nos próximos meses.
“Recebemos um drone doado pela delegacia da Receita Federal de Foz do Iguaçu e percebemos que apenas um servidor no núcleo possuía a qualificação para pilotá-lo. Por ser uma ferramenta que ajuda a otimizar e reduzir os custos de ações de vistoria e mapeamento, achamos importante fazer o treinamento, fazer com que essa tecnologia chegue a mais pessoas com o objetivo de ampliar o raio de ação do IAT”, disse o chefe do núcleo de Foz do Iguaçu do IAT e um dos idealizadores da iniciativa, Carlos Antonio Pittom.
A coordenação do treinamento ficou a cargo do engenheiro ambiental Tiago Oliveira dos Santos, do IAT de Foz do Iguaçu. Segundo ele, a capacitação é apenas uma das etapas para que os servidores estejam aptos para utilizar os drones. “Além do curso de pilotagem, é necessário solicitar uma habilitação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que faz também o registro dos drones em operação e concede autorizações para os voos”, afirmou. Já há um processo de oficialização da operação iniciado dentro do órgão ambiental.
CAPACITAÇÃO – O treinamento foi realizado por meio do Curso e Oficina de Extensão – Noções Básicas de Voos com Drone, um programa de extensão do câmpus de Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). As aulas aconteceram no câmpus do Instituto Federal do Paraná de Foz do Iguaçu e abordaram temas como categorias e aplicações dos drones, a solicitação dos registros da Anac e prática de pilotagem.
Ao todo, 15 integrantes do núcleo regional do IAT da cidade participaram do curso, além de três servidores do escritório de Cascavel, três de Toledo, dois integrantes da Marinha e um servidor da Casa Civil do Governo do Estado.
A engenheira florestal do escritório de Cascavel, Aline Heberle, foi uma das profissionais que passou pela especialização. “A experiência foi excepcional. O drone pode ser um grande aliado para as ações desempenhadas pelos técnicos e fiscais do instituto, ampliando o alcance do IAT no monitoramento e fiscalização, por exemplo. Agora, com o conhecimento e a capacitação necessários para poder operar o equipamento, seguindo todas as normas de segurança da ANAC, vamos poder fazer da tecnologia uma verdadeira aliada”, ressaltou.
TECNOLOGIA – O uso de drones é apenas parte da ampliação tecnológica pela qual passa o Instituto Água e Terra (IAT). Desde o fim do ano passado, o setor de fiscalização do órgão possui um helicóptero exclusivo para ações de vistoria. O equipamento já foi usado em operação nas diferentes regiões do Estado. Em janeiro, por exemplo, uma operação ostensiva aérea que monitorou 47 pontos da região Oeste, identificando, entre outros problemas, duas áreas de transbordo de resíduos sólidos em Foz do Iguaçu.
Houve também suporte a operações no Litoral durante a temporada de Verão e no Noroeste para combater a pesca predatória de peixes durante o período da Quarema, entre outros.
Com a estruturação do setor a partir da exclusividade do transporte aéreo, a intenção é que ocorra uma força-tarefa a cada 45 dias por regional do IAT, ampliando o poder de fiscalização do órgão ambiental. “Temos o veículo aéreo 100% à nossa disposição, 24 horas por dia, o que nos dará muito mais agilidade no combate aos crimes ambientais”, disse o responsável do IAT pelas operações com aeronave, Alexandre Paim.
Também em 2023, a equipe do Núcleo de Inteligência Geográfica e da Informação (NGI) do instituto incorporou dois sistemas digitais para ajudar na visualização de áreas do Estado. A plataforma Áreas Estratégicas para a Conservação e Restauração da Biodiversidade (AECR), contém uma série de mapas temáticos com informações de interesse público, e a adesão ao programa Brasil M.A.I.S (Meio Ambiente Integrado e Seguro) do governo federal garante acesso a um conjunto de imagens produzidas por 180 satélites.
Suporte tecnológico que já surtiu efeitos práticos, com uma redução de 71,5% na área de Mata Atlântica desmatada em 2023, como aponta um relatório do NGI com base em alertas da plataforma MapBiomas de fevereiro deste ano.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Com destaque para a Serra da Baitaca, visitação nos parques estaduais cresce 4,7% no 1º trimestre
Published
30 minutos agoon
17 de abril de 2025By

Boas notícias nas Unidades de Conservação (UCs) do Paraná. Os parques estaduais administrados pelo Instituto Água e Terra (IAT) receberam 214.493 visitantes no primeiro trimestre deste ano, 4,72% a mais do que no mesmo período de 2024 (204.825 pessoas).
O incremento foi puxado especialmente pelo Parque Estadual da Serra da Baitaca, entre Piraquara e Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, que quebrou o próprio recorde: 25.411 turistas nos primeiros três meses do ano, aumento 20,7% em relação a 2024 – somente em março 12.707 pessoas visitaram a UC, conhecida por pontos turísticos emblemáticos como os morros Pão de Loth, Anhangava e o Caminho do Itupava.
Outros destaques foram a Ilha do Mel, em Paranaguá, no Litoral, que cresceu 14% (de 94.351 para 107.552 turistas); o Guartelá, em Tibagi, nos Campos Gerais, com incremento de 12% (de 6.855 para 7.676); e o Monumento Natural Salto São João, em Prudentópolis, no Centro-Sul do Paraná, que passou de 4.832 visitantes para 5.326 (10,2%). O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
“É uma vitória da geração de consciência ecológica. Espaços de educação ambiental que ganham cada vez mais visitantes, reforçando o interesse das pessoas para com a natureza. Uma alegria poder compartilhar esses números e essa conscientização ambiental”, destaca o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca.
“O que podemos observar é que cada vez mais as pessoas estão buscando contato com a natureza, mas com outras atividades além da contemplação da paisagem, como a prática de atividades físicas. E é exatamente isso que as Unidades de Conservação oferecem. O mar, a praia, caminhada, cicloturismo, arvorismo, tirolesa, uma enormidade de ofertas atrai cada vez mais turistas”, afirma o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.
Com mais de 25 mil visitantes no trimestre, o Parque Estadual da Serra da Baitaca é um bom exemplo dessa comunhão de atividades. “Um dos principais motivos para essa evolução é o turismo ecológico. Aventura e atividades de lazer em contato com o meio ambiente, justamente o que a Baitaca oferece”, destaca a chefe da Unidade de Conservação, Marina Rampim.
“Há, ainda, o fato de o parque estar sendo bastante divulgado, o fácil acesso e a boa estrutura. São 40 minutos para quem sai de Curitiba, há trilhas consideradas menos complicadas em relação a outros parques e belíssimas cachoeiras, o que atrai todo tipo de turista. Além disso, os corredores de montanha também estão cada vez mais presentes. Tudo isso ajuda a explicar esse aumento na procurada pela Serra da Baitaca”, acrescenta.
Marina, porém, faz um alerta: é preciso respeitar a natureza e obedecer às regras de cada Unidade de Conservação. A entrada de animais domésticos, por exemplo, é proibida. O mesmo vale para o uso de drones. Em Alguns parques, como a Baitaca, também não são permitidos campings. “O principal descaso é com relação ao lixo. Objetos descartados de forma incorreta causam impacto negativo muito grande, podem atrair animais peçonhentos e afetam a fauna. E o nosso papel é, ao encontrar algo errado, alguém cometendo irregularidade, notificar para que se cumpra o ordenamento da unidade. Temos que proteger o que é nosso”, diz.
CRESCIMENTO – O aumento do número de visitantes nas Unidades de Conservação do Paraná tem sido uma constante. O crescimento em 2024 foi de 9,2%. Passou de frequentadores 545.460 em 2023 para 595.905 visitantes. O levantamento levou em consideração 26 unidades abertas à visitação e o Aquário de Paranaguá – os Parques Estaduais Pau Oco (Morretes), Mata dos Godoy (Londrina) e Ilha das Cobras (Paranaguá) estão fechados para reforma.
E esse incremento tem reflexo nacional. Dois parques administrados pelo IAT ficaram entre os mais visitados do País. Levantamento inédito produzido pelo Instituto Semeia, de São Paulo, revelou que a Ilha do Mel, em Paranaguá, no Litoral, foi a 6ª Unidade de Conservação (UC) estadual que mais atraiu turistas em 2023, com 172.952 pessoas. Já o Parque Estadual do Monge, na Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, ficou em 9º, com 83.871 visitantes. O Parque do Cocó, no Ceará, liderou o ranking com 598.748 visitas.
O estudo, chamado de visitômetro, foi divulgado neste mês e revelou ainda que, entre os parques nacionais, o Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, terminou 2023 como o segundo com mais turistas (1.800.225 pessoas), atrás apenas da Tijuca, no Rio de Janeiro, com 4.464.257.
O Instituto Semeia é uma organização filantrópica voltada para potencializar o desenvolvimento socioeconômico sustentável de parques e Unidades de Conservação brasileiras.
ÁREA VERDE – O Paraná possui atualmente 74 Unidades de Conservação catalogadas pelo IAT, já considerando o Refúgio da Vida Silvestre dos Guarás, em Guaratuba. Esse montante compreende a mais de 26,5 mil km² de áreas protegidas por legislação, formadas por ecossistemas livres que não podem sofrer interferência humana ou àquelas com o uso sustentável de parte dos seus recursos naturais, como os parques abertos à visitação pública.
Essas áreas de proteção são divididas em UCs estaduais de Uso Sustentável, com 10.470,74 km²; UCs estaduais de Proteção Integral (756,44 km²); Áreas Especiais de Uso Regulamentado (Aresur), 152,25 km²; e Áreas Especiais e Interesse Turístico (AEIT), com 670,35 km², todas com administração do Governo do Estado.
O cenário se completa com as Reservas Particulares do Patrimônio Natural, as chamadas RPPNs, que somam atualmente 553,83 km²; terras indígenas, com 846,87 km²; e Unidades Federais, de 8.840,39 km², sendo o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, a área mais simbólica; e Unidades Municipais (3.959,55 km²), como o Parque Barigui, em Curitiba.
Mais informações sobre os parques estaduais estão disponíveis no site do IAT.
Fonte: Governo PR

Com destaque para a Serra da Baitaca, visitação nos parques estaduais cresce 4,7% no 1º trimestre

Sanepar treina profissionais para atuarem na instalação de ligação de esgoto

Deputada Maria Victoria (PP) destaca abertura de farmácia exclusiva para medicamentos de doença raras

Santos vence Atlético-MG, mas noite é marcada por lesão e lágrimas de Neymar

Flamengo aplica goleada histórica no Juventude e é lider do Brasileirão
PARANÁ


Sanepar treina profissionais para atuarem na instalação de ligação de esgoto
Cerca de 30 profissionais participaram nesta quarta-feira (16) do Curso de Encanador da Sanepar em Missal, que fica na região...


Com destaque para a Serra da Baitaca, visitação nos parques estaduais cresce 4,7% no 1º trimestre
Boas notícias nas Unidades de Conservação (UCs) do Paraná. Os parques estaduais administrados pelo Instituto Água e Terra (IAT) receberam...


Paraná pode ter maior área de cevada da história e aumentar liderança nacional de produção
A cultura da cevada, que está em início de plantio, volta a ganhar espaço no Paraná com previsão de se...
POLÍCIA


Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê
Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier,...


Comandante-Geral da PMPR recebe Medalha do Exército em solenidade
Na manhã desta quarta-feira (16), durante a solenidade comemorativa ao Dia do Exército Brasileiro, realizada no quartel do Comando da...


Suspeito é preso com drogas durante operação de trânsito do BPTran no bairro Bom Retiro
Durante uma operação de bloqueio realizada pela Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN), pertencente ao Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Mariano posta novos cliques de casamento com ex-mis Brasil: ‘Somo Eu, você e Deus’
O cantor Mariano, de 38 anos, abriu um novo álbum defotos de seu casamento com a ex-Miss Brasil Jakelyne Oliveira,...


Sabrina Sato, Zoe e Nicolas Prattes se divertem na Disney: ‘Família toda’
A apresentadora Sabrina Sato, de 44 anos, e o ator Nicolas Prattes, de 27, curtiram o parque Magic Kingdom, da Disney,...


Ana Paula Araújo celebra aniversário ao lado de amigos e familiares: ‘Meu dia’
Ana Paula Araujo reuniu familiares e amigos para celebrar seus 53 anos. A apresentadora do Bom Dia Brasil, atração jornalística da Globo,...
ESPORTES


Santos vence Atlético-MG, mas noite é marcada por lesão e lágrimas de Neymar
O Santos conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Atlético-MG por 2 a 0 na Vila Belmiro,...


Flamengo aplica goleada histórica no Juventude e é lider do Brasileirão
Em uma noite de gala no Maracanã, o Flamengo não tomou conhecimento do Juventude e aplicou uma goleada histórica de...


Palmeiras vence o Internacional fora de casa no Brasileirão
Em um confronto disputado no Estádio Beira-Rio, o Palmeiras derrotou o Internacional por 1 a 0, nesta quarta-feira, em partida...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Agenda Legislativa discute doenças raras, classificação do tabaco e controle de contas municipais
-
PARANÁ7 dias ago
Rede da Copel para proteger subestações de ataques cibernéticos é premiada
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Lideranças do agronegócio de Londrina são homenageadas na Assembleia Itinerante
-
ENTRETENIMENTO7 dias ago
Virginia presenteia amiga com bolsa e óculos de luxo: ‘Quase R$ 15 mil’