NOVA AURORA

PARANÁ

TV Paraná Turismo transmite estreias de Coritiba e Operário na Série B do Brasileirão

Publicado em

A TV Paraná Turismo, em parceria com a TV Brasil, transmite as estreias dos times paranaenses na Série B do Campeonato Brasileiro. Na sexta-feira (19), às 21h, o Operário joga contra o Avaí no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa. No domingo (21), às 18h, o Coritiba entra em campo contra a Ponte Preta, em Campinas.

A TV Paraná Turismo foi a única emissora na rede aberta a transmitir a Séria A do Campeonato Paranaense 2024. Ao todo, a emissora levou, para todo o Brasil, 17 jogos da elite do futebol paranaense, incluindo os dois jogos da final entre Athletico e Maringá. No último domingo (14), a TV Paraná Turismo também transmitiu a final da Recopa Amadora da Capital, entre Trieste e Combate Barreirinha.

Os jogos podem ser acompanhados na TV aberta pelo canal 9.1 e no canal 509 na Claro/NET. O sinal também chega às antenas parabólicas de todo o Brasil pelo Satélite Star One D2, na frequência 3985, pela Banda KU, no canal 236, e ainda na Sky TVRO no canal 66.

Leia Também:  PCPR é destaque no combate ao tráfico de animais em evento da ONU em Nova York

O Coritiba estreia na Série B com a base da equipe que disputou o estadual. O time realizou jogos-treino contra Rio Branco e Operário nas últimas semanas e venceu ambos. Já o Operário estreia na competição após subir da Série C. O time de Ponta Grossa ainda disputa a Copa do Brasil e encara o Grêmio pela terceira fase da competição nacional.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

ExpoLondrina amplia acesso de produtores rurais à meliponicultura e apicultura

Published

on

By

O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) participou do 2° Encontro Regional de Meliponicultura e Apicultura nesta terça-feira (8). O evento faz parte da programação da Smart Farm Via Rural, espaço da Seagri na ExpoLondrina. O encontro apresentou as boas práticas de produção e pós-produção do mel e derivados, com foco na qualidade e segurança dos produtos.

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) e o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná) esclareceram diversas questões relacionadas ao tema, possíveis dúvidas dos produtores.

O diretor de Defesa Agropecuária da Adapar, Renato Blood, destacou a importância da comunicação entre apicultores. “A apicultura, atividade vital para a polinização e produção de mel, enfrenta desafios cada vez maiores, especialmente devido aos impactos dos defensivos agrícolas nas colônias de abelhas. A comunicação entre os apicultores surge como um ponto crucial para garantir a proteção das abelhas e minimizar os danos causados por essas substâncias químicas” disse.

Em uma das palestras, a técnica da Adapar Késia do Santos Benedito levou informações sobre o cadastro de meliponários e apiários na Adapar. Ela explicou como fazer o cadastro na área rural e urbana, quais produtores devem fazê-lo e quais documentos devem ser apresentados.

Leia Também:  Sudoeste busca ampliar produção de pepino para atender demanda industrial

Além disso, Késia destacou a importância e benefícios de emitir a Guia de Transporte Animal (GTA) para rastreabilidade, segurança e garantia de sanidade dos animais transportados.

Renan Barzan, gerente regional do IDR-Paraná de Londrina falou da importância e o objetivo do evento. “Nosso objetivo é trazer conhecimento, trazer novas tecnologias, um olhar sobre a produção sustentável. Esse é o espaço para essa troca de experiências para que a gente possa ter um melhor desenvolvimento dessas atividades no Paraná”, afirmou.

O tema “Boas práticas de colheita, armazenamento e comércio dos meles e derivados da abelhas nativas” foi apresentado pelo técnico do IDR-Paraná Marlon Thiago Hadzluck. O foco foi o manejo da apicultura. Ele explicou a diferença entre cada uma das abelhas sem ferrão e quais culturas elas mais beneficiam com a polinização. Abordou, ainda, as novas normas para criação de abelhas e a importância delas para a agropecuária de todo o mundo.

Marlon explicou também quais são as formas e cuidados para extração e armazenamento de mel e como isso pode interferir no produto final; como as diferentes formas de envasar e apresentar o produto influenciam na credibilidade do cliente; deu dicas para fazer boas vendas e mostrou as diferentes opções de produtos derivados do mel.

Leia Também:  Orquestra Sinfônica encerrou programação itinerante de shows em Araucária, na RMC

O evento também contou a palestra da médica veterinária Priscila Lima Magarotto de Paula, representando a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Londrina, que apresentou o tema “Regularização das agroindústrias de mel: papel do serviço de inspeção municipal no comércio local”.

A programação contou ainda com a palestra do engenheiro agrônomo do Senar-PR Cléber Henrique de Oliveira com o tema “Diversificação de renda na apicultura”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA