NOVA AURORA

PARANÁ

MUPA e UFPR promovem ciclo de conversas sobre mediação cultural e educação

Publicado em

A partir deste mês, o Museu Paranaense (MUPA) promoverá um ciclo de três falas abertas que acontecerão uma vez ao mês, até junho, em parceria com o Laboratório de Imaginário Radical, projeto de extensão universitária vinculado ao Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A primeira está marcada para a próxima quarta-feira (24), às 19h30, e receberá a artista, curadora e pesquisadora Mônica Hoff, com o tema “O museu situado: sobre o museu como uma esfera do comum”. Todas as pessoas interessadas podem participar do encontro, de forma gratuita e sem necessidade de inscrição prévia.

O ciclo de falas abertas ao público integra um projeto mais amplo da professora da UFPR e coordenadora do Laboratório de Imaginário Radical, Fabrícia Jordão. Semanalmente, de março a junho, ela realiza no Museu Paranaense uma residência de investigação crítica em práticas de curadoria e mediação, com participação do Núcleo Educativo do MUPA, estudantes da disciplina Práticas em Curadoria e Mediação (UFPR), educadores e profissionais da cultura.

Leia Também:  Com atracação de porta-contêiner chinês, Paranaguá estreia nova rota marítima

Os encontros semanais têm como objetivo instaurar no MUPA um espaço para investigações críticas, de reflexão e especulação acerca dos processos de mediação cultural, educação e experiência sensível. Considerando o museu como um espaço de produção de conhecimento e de educação sensível, a residência da professora transforma o Museu em objeto de estudo e investigação poética.

A residência articula três eixos de problematização: o museu situado, sobre o museu como uma esfera do comum; políticas da mediação, sobre a produção de conhecimento e educação nos museus; e olhar de corpo inteiro: sobre desaceleração reflexiva e experiências sensíveis nos museus. As falas abertas ao público em abril, maio e junho serão, portanto, baseadas nesses eixos.

PRIMEIRA CONVIDADA – Mônica Hoff (Porto Alegre, 1979) é artista, curadora, pesquisadora e doutora em Processos Artísticos Contemporâneos pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC – 2019). Ao longo de sua atuação no campo da arte tem investigado as relações entre as práticas curatoriais, artísticas e educativas e como estas contribuem, friccionam e/ou determinam as políticas e pedagogias institucionais.

Leia Também:  IAT faz vistorias técnicas em projetos de parques urbanos da região Norte do Paraná

Desde 2020 coordena, com Jessica Gogan, o Grupo de Los Domingos, focado no estudo e tradução da produção crítica de Frederico Morais. É docente do Permea (Máster en Mediación a través del Arte), em Valência, Espanha e coordenadora do Pivô Pesquisa, programa de residências do Pivô, em São Paulo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Piracema: proibição de pesca predatória na Bacia do Rio Paraná começa na sexta-feira

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Estado reúne 200 professores de robótica para encerramento da jornada educacional de 2024

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA