NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar é a melhor do mundo em ações para a universalização sustentável do saneamento

Publicado em

A Sanepar é a vencedora do Prêmio Campeões do ODS 6, promovido pela Global Water Intelligence e Global Water Leaders. A revelação ocorreu nesta terça-feira (16), em Londres. A premiação, concedida pela primeira vez, reconhece os esforços das empresas para atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 6) da Organização das Nações Unidas (ONU): garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.

A divulgação do resultado ocorreu na cerimônia do Global Water Awards 2024, durante o Global Water Summit 2024, principal evento corporativo do setor de água e esgoto do mundo.

A Companhia concorreu com outras 37 empresas do setor da América Latina, Ásia e África e estava entre as quatro finalistas, após processo seletivo. Para a votação final, aberta para os líderes das 300 empresas de água e esgoto que impulsionam a universalização sustentável dos serviços para 300 milhões de pessoas no mundo, o presidente da Sanepar, Cláudio Stabile, recebeu o prêmio. Ele e o especialista em Pesquisa e Inovação, Gustavo Rafael Collere Possetti, apresentaram os compromissos, estratégias e ações da Sanepar implementadas para acelerar o ODS 6 até 2030.

Leia Também:  Programa de financiamento a negócios femininos do BRDE já liberou R$ 88,8 milhões no Paraná

“Hoje, aqui em Londres, Inglaterra, a Sanepar foi premiada como a melhor Companhia do mundo em estratégias e ações no atendimento ao ODS 6. Para nós é uma alegria muito grande, não só de uma gestão, mas de várias gestões e de mais de 6 mil saneparianos que ao longo de 61 anos trabalharam fortemente para chegar a este momento e sermos reconhecidos como uma das melhores companhias do mundo”, ressaltou Claudio Stabile.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com plataforma de gestão, Celepar auxilia Defensoria Pública a processar dados

Published

on

By

A Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), que tem a responsabilidade de garantir assistência jurídica à população mais vulnerável, deu um passo importante na modernização da gestão ao adotar o SmartGov DataHub, uma plataforma desenvolvida pela Celepar que viabiliza a centralização e análise de dados de forma inteligente. A iniciativa otimiza o atendimento ao cidadão, os controles internos e integra os dados do órgão de maneira mais eficiente.

No centro desse sistema está o Data Lake, uma infraestrutura capaz de centralizar e armazenar grandes volumes de dados brutos, estruturados e não estruturados, oriundos de diversas fontes. Essa centralização permite maior flexibilidade no processamento e análise das informações, criando a base para uma gestão pública baseada em evidências. Ele também representa a porta de entrada para aplicações de Inteligência Artificial desenvolvidas pela própria Defensoria Pública, com infraestrutura da Google.

Com esse sistema os defensores têm acesso a um painel de indicadores de desempenho e já estão usando relatórios automatizados baseados em modelos de linguagem. A solução funciona em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo que todas as informações dos cidadãos sejam armazenadas e processadas de forma segura.

Leia Também:  Turismo rural e rotas temáticas aumentam renda de produtores e são tema da ExpoLondrina

“O SmartGov DataHub é um sistema robusto, capaz de receber dados de diferentes fontes e formatos, organizá-los e distribuí-los para que a instituição possa utilizá-los da melhor maneira possível, gerando valor para a gestão pública”, afirma o diretor de Tecnologia e Inovação da DPE-PR, Fabio Alessandro Guerra.

“Com a plataforma, estamos diminuindo a burocracia da Defensoria Pública, reduzindo drasticamente o retrabalho, aumentando a eficiência e, principalmente, melhorando a qualidade dos nossos serviços”, complementa o defensor público que coordena a Assessoria de Tecnologia e Inovação da DPE-PR, Nicholas Moura e Silva.

Danilo Augusto Cleto Souto, coordenador de Dados Estratégicos da Celepar, explica que a plataforma foi projetada para atender aos mais rigorosos requisitos de segurança, garantindo a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados. “O SmartGov DataHub adota um rigoroso conjunto de medidas de segurança, incluindo criptografia de dados, controle de acesso, monitoramento contínuo, firewalls, VPNs e conformidade com a LGPD, garantindo a proteção contra acessos não autorizados e ataques cibernéticos”, afirma.

Leia Também:  PIB do Paraná cresce 8,9% em cinco anos, acima da média nacional no período

O SmartGov DataHub pode reunir dados de diferentes setores da administração pública, facilitando uma análise intersetorial para a criação de políticas públicas mais eficientes e decisões informadas. A solução está disponível também para outros órgãos e esferas da administração pública, como as prefeituras.

“Assim como integrou os dados da Defensoria Pública, a plataforma pode centralizar informações de sistemas de diferentes áreas, como da saúde, com prontuários eletrônicos e dados de atendimento, da educação, com históricos escolares, e da segurança pública, com registros de ocorrências ou dados de monitoramento”, afirma Marcelo Hummelgen, gerente de Data, Analytics e Inteligência Artificial da Celepar.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA