NOVA AURORA

PARANÁ

Dia D da vacina contra a gripe mobilizou 10 mil profissionais da saúde no Paraná

Publicado em

Mais de 10 mil profissionais da saúde atuaram neste sábado (13) no Dia D de mobilização para a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, promovida pelo Governo do Estado, em parceria com os municípios de todo o Paraná. Antes mesmo das oito horas, a movimentação já era intensa nas mais de 1.300 salas de vacinação espalhadas pelos municípios. 

As 22 Regionais da secretaria estadual da Saúde (Sesa) organizaram ativamente, junto aos municípios de abrangência, várias ações específicas e estratégicas para chamar a atenção e atrair a população para esta iniciativa. A expectativa da Sesa era aplicar cerca de 200 mil vacinas em todo território, mas ainda será realizado um balanço no decorrer da semana. 

Com apoio também do Ministério da Saúde, a ação teve como principais objetivos vacinar os grupos elencados para a vacina da gripe e a atualização da carteirinha com os imunizantes de rotina do calendário vacinal.

Leia Também:  Cinema na Praça retoma sessões no litoral durante o Verão Maior Paraná

Muitos idosos aproveitaram o dia para irem aos postos de vacinação neste dia D, que fez parte da 26ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, iniciada em 25 de março. Segundo dados do Vacinômetro do Ministério da Saúde, desde o início da campanha 357.892 vacinas foram aplicadas no Paraná, perfazendo 9,20% de cobertura dentre 4.574.841 pessoas elencadas como público-alvo.

Além dos idosos, também puderam receber a vacina da gripe pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), como pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, quilombolas, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

James Hase, morador de Curitiba, de 29 anos, não faz parte do grupo prioritário da vacina da gripe, mas aproveitou o dia de mobilização para colocar em dia a carteirinha. Ele atualizou quatro vacinas atrasadas (febre amarela, tétano, hepatite e tríplice viral), e apesar das quatro picadas, está mais tranquilo com a prevenção e cuidado da saúde.

Leia Também:  Festival de Surf Militar une homenagem, confraternização e esporte em Guaratuba

“Coloquei tudo em ordem minhas vacinas que estavam fora do prazo. Acho muito importante e aproveitei esse sábado para fazer esse ato tão importante, disse.  

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Em 2022, batidas de carros danificaram nove postes da Copel por dia no Paraná

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Festival de Surf Militar une homenagem, confraternização e esporte em Guaratuba

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA