NOVA AURORA

PARANÁ

Viaje Paraná participa de encontro com 350 motorhomes em Santa Helena

Publicado em

Cidade com pouco mais de 25 mil habitantes, Santa Helena, no Oeste do Paraná, recebe nesta semana cerca de 350 veículos de motorhomes em uma exposição que reúne pessoas e empresas, com cerca de 1500 pessoas circulando pelo local. Os viajantes são famílias integrantes do Grupo dos Estradeiros do Paraná, que já promoveu 21 viagens dentro do Estado.

Representantes do Viaje Paraná, órgão de promoção do turismo do Estado, prestigiaram os estradeiros de motorhomes na cidade e ofereceram apoio com materiais institucionais. O objetivo é conhecer mais sobre o potencial desse segmento do turismo no Estado e as necessidades dos viajantes.

“O turismo sobre rodas é um segmento que está mostrando cada vez mais força dentro do Estado e vamos acompanhar esse avanço. Muito ainda pode ser feito e estamos dispostos a ouvir e atender no que for possível”, disse o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.

Os estradeiros chegaram no último dia 07 e neste domingo (14) cada um segue para seu destino – alguns continuam viajando e outros retornam para suas rotinas. As viagens do grupo acontecem somente dentro do Estado e, de acordo com o presidente dos estradeiros do Paraná, Claudio Schleicher, conhecem muitos locais a partir dessas viagens em grupo.

Leia Também:  Com distribuição recorde, Paraná vai alcançar 10 milhões de mudas plantadas em 2024

“Eu mesmo conheci o Ivaí e Guarapuava, a cidade dos Lagos, que eu não conhecia. Cada viagem é uma novidade e um sentimento de missão cumprida. O Paraná tem muitos lugares para conhecermos e está cada vez maior o apoio do Governo do Estado e dos proprietários para nós, viajantes em motorhomes”, afirmou.

Neste ano, o grupo já esteve em Pontal do Paraná (no Litoral) e Ivaí (na região Central do Estado). Em junho, irá a Guaíra, no Oeste, e até o final do ano será a viagem de encerramento de 2024 aos integrantes. Em Santa Helena, mais de 60 integrantes se associaram ao grupo, totalizando 1003 inscritos.

VIAJANTES – Motociclista há 48 anos e há cinco caravanista de motorhome, Luiz Alberto Maçaneiro conta que no ano passado realizou um sonho de viajar ao Nordeste, mas roda muito pelos estados do Sul. “Estou fechando 700 noites dormidas dentro do motorhome. No Paraná, temos percebido muitos caravanistas que vêm de fora e precisamos incentivar cada vez a presença deles dentro do nosso Estado”, destacou.

Leia Também:  Governo envia à Alep projeto de lei para criar programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa

Além do relacionamento social, com atrações e festas, os estradeiros se reúnem num local junto com empresas que ofertam novidades no mercado de casas sobre rodas. Para o profissional de marketing da empresa Santo Inácio Motorhomes, Junio Ghesla, uma caravana como esta oferece benefícios aos viajantes, mas também é uma oportunidade para quem quer começar nesse ramo de atividade.

“É um conceito que integra pessoas que já vivem sobre rodas com aquelas que sonham com esse estilo de vida. Motorhome é uma modalidade que está crescendo muito. Ela te dá a oportunidade de continuar em casa e poder ir para qualquer lugar ao mesmo tempo”, disse.

“Temos muito orgulho de ser do Paraná e para nós esse tipo de encontro é muito legal para conhecer muitas pessoas e trocar experiências. Podemos mostrar o nome do Paraná para outras pessoas de fora”, afirmou Vitoria Vargas, representante da Serro Motorhome, empresa paranaense do setor de fabricação dos veículos especializados.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Governo envia à Alep projeto de lei para criar programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Com distribuição recorde, Paraná vai alcançar 10 milhões de mudas plantadas em 2024

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA