NOVA AURORA

PARANÁ

Associação de Amigos do MAC Paraná anuncia reabertura do Festival de Audiovisualidades

Publicado em

A Associação de Amigos do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (AAMAC) anuncia a reabertura das inscrições para o Festival de Audiovisualidades, iniciativa que conta com o apoio do MAC Paraná. O evento, que está programado para ocorrer de 4 a 7 de julho de 2024, com o intuito de estimular a produção e circulação de obras artísticas audiovisuais e enriquecer o acervo da instituição, contará com uma programação ampliada incluindo quatro mostras, workshops, rodas de conversa e oficinas, direcionadas ao segmento audiovisual.

As inscrições, abertas de 8 de abril a 3 de maio de 2024, devem ser feitas por formulário online. Estão elegíveis artistas brasileiros e estrangeiros residentes no país, com mais de 18 anos.

O processo de inscrição faz parte de uma atualização e readaptação do Edital nº 01/2023 – Festival de Audiovisualidades do MAC Paraná, originalmente publicado em 12 de outubro de 2023, cujo prazo final estava previsto para 3 de novembro de 2023. As inscrições já realizadas conforme o edital anterior serão automaticamente consideradas para esta nova fase. 

Serão aceitos trabalhos artísticos, inéditos ou não, das mais variadas formas da linguagem audiovisual, como cinema experimental, videoarte, videodança, animação, arte digital, música visual, performance audiovisual, entre outros. Esses trabalhos devem ter uma duração máxima de 15 minutos e classificação indicativa livre.

Leia Também:  5º CRPM - 31ºBPM - Jovem é abordado com maconha, próximo a escola em Assis Chateaubriand

As exibições serão organizadas em quatro categorias temáticas, das quais três são competitivas — Diversidade, Memória e Resistência; Arte Urbana; e Práticas Contemporâneas — e uma não competitiva, Sustentabilidade. Esta última é reservada exclusivamente para produções de estudantes, visando estimular novos talentos e oferecer visibilidade a suas obras em um dos mais relevantes espaços culturais do Paraná.

As obras selecionadas por um Comitê Curatorial serão exibidas durante o festival, e as categorias competitivas estarão sujeitas à votação popular. Os vencedores receberão R$ 2.000,00 e suas obras serão incorporadas ao acervo do MAC Paraná.

“Foi necessário uma mudança por conta da ampliação na programação do festival, que agora vem muito mais vasta e potente”, explica Carolina Loch, diretora do MAC Paraná. Segundo ela, a decisão de reprogramar o evento surge da ampliação na programação, assumindo o compromisso da instituição em incluir mais audiovisualidades no acervo, e contemplando a diversidade da expressão artística contemporânea.

Leia Também:  PCPR prende homem por estupro de vulnerável praticado contra a enteada em Cornélio Procópio

O festival busca explorar as diversas facetas desta linguagem, indo além da videoarte. “O Festival de Audiovisualidades nasceu da ideia de repensar o nosso acervo, entendendo que essa linguagem abrange muito mais do que a videoarte tradicional. Queremos incluir outras práticas, registros e propostas que precisam ser exibidas, faladas e repensadas”, destaca. “Precisamos levar para o público esse acervo para que ele siga vivo”, conclui Carolina.

Ela enfatiza que a iniciativa reforça o compromisso do MAC Paraná e da AAMAC em promover a diversidade e a expressão artística contemporânea, alinhando-se aos propósitos do museu de complementar e diversificar sua coleção, especialmente no âmbito das audiovisualidades, com foco em temas sociais e culturais com novas perspectivas da arte contemporânea brasileira.

Serviço:

Festival de Audiovisualidades do MAC Paraná

Produção: Associação de Amigos do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (AAMAC)

Prazo para inscrição: 08/04 a 03/05

Data de realização do evento: 04, 05, 06 e 07 de julho de 2024.

Leia o edital de inscrição AQUI

Inscrições abertas através deste link.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  5º CRPM - 31ºBPM - Jovem é abordado com maconha, próximo a escola em Assis Chateaubriand

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA