NOVA AURORA

PARANÁ

ExpoLondrina sediará 30º Encontro Estadual de Cafeicultores na próxima quarta

Publicado em

O fortalecimento da cadeia produtiva é o principal objetivo do 30º Encontro Estadual de Cafeicultores, evento que será realizado na próxima quarta-feira (10), às 8h30, no Recinto José Garcia Molina da ExpoLondrina. Interessados em participar do evento devem fazer inscrição antecipada AQUI.

“Chegando ao seu trigésimo ano, o encontro de cafeicultores se tornou um dos principais espaços de aprimoramento técnico e debate de questões relevantes para a evolução da cadeia produtiva no Paraná”, afirma o economista Paulo Sérgio Franzini, do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

O cultivo de café ocupa em torno de 30 mil hectares no Paraná, com produção estimada este ano de 700 mil sacas beneficiadas. A cultura está presente em 187 municípios e, em mais de 50 deles, é uma das principais atividades econômicas. Cerca de 80% das propriedades cafeeiras são da agricultura familiar.

A programação do encontro prevê a discussão de questões técnicas e também de temas relacionados à organização dos produtores. O ponto alto será uma mesa com participação de produtores que já foram finalistas do concurso Café Qualidade Paraná: Edson Messias de Carvalho, de Joaquim Távora, Fernando Lopes e Fernando Rosseto, ambos de Mandaguari, e Simone Schauer Maia, de Pinhalão.

Leia Também:  Novo prédio da escola Deputado Aníbal Khury em Guaratuba tem 65% das obras executadas

CAFÉ QUALIDADE PARANÁ – Após a mesa técnica, o encontro prosseguirá com a sessão de entrega dos cafés vencedores do concurso Café Qualidade Paraná 2023 aos patrocinadores do certame. Nessa edição, a cafeicultora de Pinhalão, Simone Schauer Maia, venceu na categoria natural; Regiane Miguel da Silva, de Curiúva, obteve o segundo lugar, e Juliane Aparecida Nunes da Luz, também de Pinhalão, ocupou a terceira posição.

Na categoria cereja descascado o vencedor foi Julio César Barros, de São Jerônimo da Serra, seguido por Juliane Aparecida Nunes da Luz, de Pinhalão, e Gabriel Augusto Soares, de São Jerônimo da Serra.

A programação do encontro se encerra com o lançamento do Concurso Café Qualidade Paraná 2024.

PATROCÍNIO – O concurso Café Qualidade Paraná é patrocinado pela Amiste Cafés, Bratac Seda, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina, Cocari Cooperativa Agropecuária e Industrial, Crea-PR, Federação de Agricultura do Paraná, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná, Grupo Dois Irmãos, Integrada Cooperativa Agroindustrial, Ocepar, Prefeitura de Mandaguari, Sebrae/PR, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) e Sociedade Rural do Paraná.

Leia Também:  Ministério da Saúde vai difundir vídeos do Paraná sobre vigilância ambiental contra a dengue

A organização é da Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, IDR-Paraná e Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina.

Serviço:

30º Encontro Estadual de Cafeicultores

Data: 10 de abril, quarta-feira

Horário: 8h30

Local: Recinto José Garcia Molina — Parque de Exposições Governador Ney Braga, Londrina – PR

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Feriado traz rodovias liberadas em Ponta Grossa e na região Sudoeste do Estado

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Carteira assinada: Agências do Trabalhador ofertam 12,4 mil vagas em todo o Estado

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA