PARANÁ
Estado integra missão para Suécia e Áustria focada no uso de madeira engenheirada
Publicado em
4 de abril de 2024por
Itajuba TadeuRepresentantes do Governo do Estado embarcam a partir deste sábado (6) para a Suécia e a Áustria em uma nova missão internacional de negócios, onde conhecerão detalhes sobre a aplicação da madeira engenheirada na construção civil. A viagem é organizada pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e tem como principal objetivo estimular o uso da tecnologia em âmbito estadual.
Uma tendência inovadora no setor, a madeira engenheirada tem ganhado destaque na indústria da construção civil em nível mundial. O material é produzido através de técnicas avançadas de processamento da madeira, que pode ser utilizada na construção de edifícios, pontes, passarelas e estruturas modulares.
“Estamos fazendo um esforço para que a madeira engenheirada seja amplamente utilizada no Paraná, que já é um grande produtor de madeira, inclusive com empresas instaladas e que produzem para o mercado nacional e internacional”, afirma o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, que vai compor a comitiva.
Entre as vantagens da madeira engenheirada estão a alta resistência e durabilidade, o que a torna mais resistente a deformações e rachaduras do que a madeira convencional, além de menor peso, o que facilita o transporte do material. A sua alta capacidade de adaptação também permite que seja combinado com outros materiais utilizados na construção civil.
Por ser um recurso renovável e obtido a partir do reflorestamento, a madeira engenheirada também é mais sustentável do ponto de vista ambiental. “É um material que não emite carbono em sua produção, o que reforça o selo de sustentabilidade do Paraná em um momento de necessidade da descarbonização da economia”, defende Barros.
Além da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, a delegação do Governo do Estado será composta por membros da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Secretaria da Agricultura e do Abastecimento; Companhia de Habitação do Paraná; Fundepar; Instituto Água e Terra (IAT); Corpo de Bombeiros Militar do Paraná; Fundação Araucária; e Paraná Projetos.
A comitiva paranaense contará ainda com representantes de prefeituras, órgãos federais, entidades de classe e do setor produtivo, empresários e profissionais especializados do setor madeireiro.
De acordo com o vice-presidente e coordenador do Conselho Setorial da Madeira da Fiep, Roni Junior Marini, a missão é um passo importante para consolidar o Paraná como um futuro polo industrial da madeira para a construção civil sustentável. “No Brasil, o uso desse tipo de tecnologia é muito incipiente comparado a outros países para os quais o Paraná inclusive exporta um grande volume de madeira. Por isso, as visitas e contatos que faremos podem ajudar na criação de políticas públicas que ampliem o uso desses métodos construtivos no Estado”, afirma.
Ele cita como exemplos casos de empresas que já atuam no Paraná com o woodframe, um sistema construtivo que utiliza perfis de madeira, geralmente pinus ou eucalipto, que formam a estrutura da construção. Esses perfis são montados em painéis que compõem paredes, pisos e tetos.
- Produção de ovos do Paraná cresce 72% em uma década e mercado segue em expansão
- 107 mil novos empregos em 78% das cidades: Paraná é destaque nacional nos últimos 12 meses
AGENDA – A viagem começará pela cidade sueca de Skelleftea, que tem cerca de 75 mil habitantes e é um exemplo na adoção da madeira engenheirada, tendo adotado o material como política construtiva desde 2014. Nela, está localizado o Hotel The Wood, cujos 20 andares são totalmente construídos em madeira, bem como um ginásio de esportes, creche, ponte e estacionamento feitos com o mesmo material.
Os representantes visitarão um centro cultural construído a partir de uma competição de arquitetura promovida pela Prefeitura de Skelleftea e que também é um ponto turístico da cidade, atraindo professores universitários, arquitetos, engenheiros de todo o mundo. Chamado de Sara Cultural Center, ele funciona como um mercado para a indústria da madeira, com um showroom em que móveis, revestimentos e decorações feitos em madeira, além de contar com uma área de pesquisa e inovação.
De lá, a equipe segue para Estocolmo, onde os técnicos visitarão um bairro planejado em que várias construções têm a madeira engenheirada como conceito central da arquitetura e engenharia. Na capital do país escandinavo, também estão previstas visitas a um centro comercial exclusivo para produtos reciclados, ao Museu Vasa, construído a partir de um navio de guerra sueco do século XVII, e ao HoHo Wien, hotel de 24 andares considerado o maior edifício de madeira da Europa.
Os últimos dias da viagem serão em Viena, capital da Áustria. Na cidade, a programação será focada em empreendimentos residenciais que utilizam a madeira engenheirada. Há mais de um século, a administração municipal adotou a habitação de interesse social como política pública, o que faz com que a cidade concentre o maio volume de moradias populares em todo o mundo.
Na avaliação do presidente da Companhia e Habitação do Paraná (Cohapar), Jorge Lange, os novos métodos construtivos que utilizam madeira, associados ao fato do Estado ser um grande produtor, podem favorecer a construção de casas populares. “O Paraná produz madeira de forma bastante robusta, então acredito que traremos grandes experiências que podem ser utilizadas nos programas habitacionais do Estado, agregando sustentabilidade e rapidez às obras”, diz.
POTENCIAL DE CRESCIMENTO – Amplamente utilizada na Suécia e na Áustria, a madeira engenheirada também é uma solução muito comum na vizinha Finlândia e em países como Canadá, Estados Unidos e Austrália. No Brasil, o uso da madeira engenheirada ainda está em estágio inicial, mas tem ganhando tração rapidamente em função das vastas áreas florestais e do crescente interesse pela sustentabilidade.
A expectativa é de que a demanda por este material continue a crescer globalmente, o que inclui a produção nacional. Para se preparar para este novo cenário, a participação dos órgãos estaduais também leva em conta a segurança das instalações que utilizam a madeira engenheirada, a sua potencial aplicação em outros setores, como a habitação de interesse social, e o desenvolvimento de soluções tecnológicas próprias.
A Fundação Araucária já estabeleceu parcerias internacionais para estudar o assunto pelo lado da ciência. No caso do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), o objetivo é entender as características do material utilizado nas construções em relação à resistência ao fogo e comportamento dos dele das edificações e revestimentos em situações de incêndio.
“Como órgão certificador e responsável pela aprovação de projetos e construções no Estado, precisamos entender a dinâmica da madeira engenheirada e quais são as variáveis dessa tecnologia para saber se é possível a utilização dela no Estado”, explica o subdiretor de Atividades Técnicas do CBMPR, tenente-coronel Ivan Fernandes.
Focado no desenvolvimento de novas tecnologias, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) pode atuar como parceiro de empresas e instituições de ensino para fomento ao setor, conforme explica o diretor-presidente, Celso Kloss. “O Tecpar sempre esteve envolvido no desenvolvimento de novas tecnologias e essa é uma oportunidade para acelerar a transferência de tecnologia da madeira engenheirada para o Paraná, possivelmente com a criação de um centro para estudar a tecnologia e formar profissionais para atuar neste segmento”, afirma.
MISSÕES INTERNACIONAIS – Esta é a segunda missão internacional que o Governo do Paraná participa em 2024. A primeira, em fevereiro, se concentrou nos Estados Unidos, onde a comitiva liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior buscou conhecer o funcionamento dos sistemas de irrigação utilizados pelo estado do Nebraska e que podem ser aplicados no agronegócio paranaense.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado
Published
8 horas agoon
12 de abril de 2025By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.
O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.
Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.
Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.
- Com avanços no saneamento, mortalidade infantil cai até 5,9% no Paraná, aponta estudo
- Sanepar investe em solução inovadora para monitorar ruídos e detectar vazamentos de água
ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.
CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.
Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.
Serviço:
Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:
Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo
Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva
Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163
Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua
Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru
Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos
Fonte: Governo PR

Dani Souza celebra aniversário das filhas e declara: ‘Gêmeas mais lindas do mundo’

Em ensaio, Bruna Biancardi exibe barriga de gravidez: ‘Me conectando com a natureza’

Kamila Simioni impressiona em ensaio com barriga trincada: ‘Maiô ultracavado’

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Produtores cobram ações contra invasões e pedem mais segurança
PARANÁ


Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado
A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento...


Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos
O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do...


Com golf-7 e mais modalidades, Festival Paradesportivo já percorreu três cidades em abril
Na programação de abril, o Festival Paradesportivo das Regionais percorreu três cidades – Paranavaí (04/04), Cascavel (08/04) e Laranjeiras do...
POLÍCIA


PCPR prende 17 pessoas em megaoperação contra o tráfico de drogas no Sudoeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 17 pessoas durante uma operação deflagrada em combate a uma organização criminosa voltada...


PCPR prende homem suspeito de homicídio ocorrido em Sarandi
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem investigado pelo homicídio que vitimou Carlos Eduardo Garcia da Silva....


PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três homens, de 21, 38 e 45 anos, por tráfico e associação para...
ENTRETENIMENTO


Dani Souza celebra aniversário das filhas e declara: ‘Gêmeas mais lindas do mundo’
A modelo Dani Souza, de 44 anos, celebrou o aniversário das filhas neste sábado (12), e declarou todo seu amor...


Em ensaio, Bruna Biancardi exibe barriga de gravidez: ‘Me conectando com a natureza’
Bruna Biancardi, de 30 anos, está celebrando a gestação da segunda filha e compartilhou com os seguidores neste sábado (12)...


Kamila Simioni impressiona em ensaio com barriga trincada: ‘Maiô ultracavado’
Kamila Simioni, de 39 anos, chamou atenção dos seguidores nesta sexta-feira (11), ao publicar um ensaio em que ousa no...
ESPORTES


Dourado empata com Avaí na Arena Pantanal
Em uma partida emocionante e cheia de reviravoltas, Cuiabá e Avaí empataram em 2 a 2 na noite de ontem,...


Internacional atropela Atlético Nacional com hat-trick de Alan Patrick na Libertadores
Em noite inspirada de Alan Patrick, o Internacional goleou o Atlético Nacional por 3 a 0 nesta quinta-feira, em partida...


Fluminense atropela o San José no Maracanã com goleada de 5 a 0 pela Sul-Americana
Em uma noite de gala no Maracanã, o Fluminense não tomou conhecimento do San José, da Bolívia, e aplicou uma...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Leis e projetos em tramitação na Assembleia visam prevenir e combater a prática de bullying e cyberbullying
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Expogrande segue até dia 13 e espera comercializar R$ 600 milhões
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Bancada Feminina recebe projeto que cria 1º Câmara do TJPR especializada em violência doméstica e familiar
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Preços dos ovos fecham março em queda, mas carne de frango sobe