NOVA AURORA

PARANÁ

PCPR na Comunidade percorre Morretes, Antonina e Jandaia do Sul nesta semana

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levará serviços gratuitos para a população de Antonina e Morretes, no Litoral do Estado, e Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí, nesta semana. Os eventos acontecem em parceria com os programas Paraná em Ação, da Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), e Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná.

Em Antonina, os serviços serão realizados na quarta-feira (3) e quinta-feira (4), das 9h às 17h, na Casa da Cultura, na Rua Dr. Carlos Gomes da Costa, n° 266. Na sexta-feira (5) e sábado (6), acontecerá em Morretes, na Sala da Cidadania na Prefeitura, na Praça Rocha Pombo, n° 10, também das 9h às 17h. O PCPR na Comunidade em Jandaia do Sul acontecerá de quarta-feira (3) até sexta-feira (5), das 9h às 17h, no Salão de Eventos da Igreja Matriz, na Rua Professor Wilsom Roberto Veroni, n°185-307. 

A Polícia Civil disponibilizará serviços de registro de boletins de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais e orientações sobre como realizar denúncias, prevenções e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime. Além disso, serão confeccionadas Carteiras de Identidade Nacional para quem fez o agendamento prévio.

Leia Também:  Governo do Estado sanciona lei que institui diretrizes sobre uso da Inteligência Artificial

Durante os eventos haverá demonstrações de perícia papiloscópica, atividades lúdicas com as crianças e orientações para que a população conheça mais o trabalho realizado pela instituição.

DEMAIS SERVIÇOS – Além das atividades de polícia judiciária, o Paraná em Ação irá ofertar outros serviços, como assistência social, confecção da Carteira do Autista, serviços da Agência do Trabalhador, além de exposições e trabalhos da Defensoria Pública.

O Justiça no Bairro irá ofertar serviços jurídicos como divórcio consensual, guarda, pensão alimentícia, união estável, DNA, reconhecimento de paternidade/maternidade, retificação de registro civil, entre outros.

Serviço:

Antonina

Dia: quarta-feira (3) e quinta-feira (4)

Horário: das 9h às 17h

Local: Casa da Cultura, na Rua Dr. Carlos Gomes da Costa, n° 266

Morretes

Dia: sexta-feira (5) e sábado (6)

Horário: das 9h às 17h

Local: Sala da Cidadania na Prefeitura, na Praça Rocha Pombo, n° 10

Leia Também:  Paraná lidera produção de mandioca e é grande fornecedor do produto para mesa

Jandaia do Sul

Dia: quarta-feira (3) até sexta-feira (5)

Horário: das 9h às 17h

Local: Salão de Eventos da Igreja Matriz, na Rua Professor Wilsom Roberto Veroni, n°185-307

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com usina fotovoltaica, hospital de Ponta Grossa reduz consumo de energia com apoio da Copel

Published

on

By

O Hospital do Coração Bom Jesus, de Ponta Grossa, foi um dos contemplados pelo edital exclusivo para hospitais do Programa de Eficiência Energética da Copel. A instituição teve 192 pontos de iluminação substituídos e recebeu a instalação de uma usina fotovoltaica com 302 placas solares, contribuindo para a redução do consumo de eletricidade e otimização dos recursos destinados à saúde.

O Hospital Bom Jesus protagoniza o segundo vídeo de uma série que a Copel divulga ao longo desta semana, contando sobre os resultados da chamada pública. O primeiro mostrou o Hospital São Lucas, de Pato Branco.

De acordo com o gerente de Gestão da Inovação e da Eficiência Energética da Copel, Marcio Biehl Hamerschmidt, os resultados do programa vão além da modernização dos equipamentos e geram impacto positivo na sociedade. “Esse programa é gratificante para a Copel porque representa a redução do consumo dessas instalações, deixando o recurso disponível para a aplicação na atividade-fim, que é atender a população”, afirma.

Leia Também:  Sanepar realiza ações de sustentabilidade com estudantes em manancial de Bituruna

Além das melhorias estruturais, a iniciativa também busca estimular o uso consciente da energia elétrica. “Nós também implementamos palestras e cursos que promovem a conscientização dos profissionais que atuam nos hospitais. Isso provoca uma sensibilização que vai além das próprias instituições”, destaca Hamerschmidt.

O Hospital do Coração Bom Jesus tem uma história de mais de um século, iniciada com o atendimento a feridos da comunidade ucraniana em Prudentópolis. Ao longo dos anos, a instituição passou por modernizações e tornou-se referência em Cardiologia e Ortopedia, além de oferecer atendimento em diversas especialidades médicas.

A unidade hospitalar também mantém o Ambulatório Social, que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) nas especialidades de cardiologia, cirurgia vascular e neurologia, com uma média de 530 atendimentos mensais.

ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE – A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O edital exclusivo para hospitais destinou R$ 35,2 milhões para a modernização de equipamentos e implantação de sistemas de geração própria de energia em 41 hospitais de 33 municípios paranaenses.

Leia Também:  Copel investe R$ 205,4 milhões em redes e subestações no Norte, Norte Pioneiro e Vale do Ivaí

Até o momento, 80% das obras foram concluídas, com uma economia estimada de 11 mil megawatts-hora por ano, o equivalente ao consumo de cerca de 5 mil residências. Com a redução dos custos de energia, os hospitais podem direcionar mais recursos para aprimorar a qualidade dos serviços de saúde.

A ação está alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU) como desafios a serem atingidos até o ano de 2030.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA