NOVA AURORA

PARANÁ

UEL leva ensino, extensão, inovação e serviços para a Expo Londrina 2024

Publicado em

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) terá 15 unidades expositivas relacionadas às áreas de saúde, agronegócio e meio ambiente na Expo Londrina 2024, que será realizada de 5 a 14 de abril, no Parque Governador Ney Braga, em Londrina. A presença da universidade será com ensino, extensão, inovação e serviços. O objetivo é fortalecer a interação da comunidade acadêmica com o público.

Os visitantes poderão ter acesso a informações sobre temas curiosos, como nanopesticidas na agricultura, controle biológico para dengue e espécies de insetos benéficos para a produção agrícola, além da megaestrutura de pesquisa utilizada no desenvolvimento de tecnologias para a cadeia do leite e em estudos de toxoplasmose.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), Zilda Andrade, além dos projetos acadêmicos, estudantes participarão por meio das empresas juniores Consoagro (Agronomia), VetJr (Medicina Veterinária), Bioma (Ciências Biológicas) e Monsec (Secretariado Executivo).

A UEL estará na Via Rural Smart Farm, espaço permanente localizado no interior do parque, onde o público pode ver de perto o que os órgãos públicos realizam em extensão e pesquisa. O espaço será compartilhado com o Governo do Estado, via IDR-Paraná, Secretaria do Desenvolvimento Social e Família e Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. A Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) vai participar do pavilhão Smart Agro para demonstrar os serviços relacionados à inovação e novas tecnologias desenvolvidas vinculadas ao agronegócio.

Leia Também:  Com boa qualidade dos grãos, produtores de feijão já comercializaram 90% da 1ª safra

A pró-reitora destaca que a participação da universidade em mais esta edição da feria agropecuária é fundamental para reforçar laços estabelecidos com o produtor rural da região, além do grande público que visita a Via Rural. Na última edição, foram registrados mais de 470 mil visitantes, movimentando cerca de R$ 1,26 bilhão em negócios.

Ela destaca, também, o trabalho realizado pelos estudantes, que se envolvem desde o planejamento, montagem e atendimento nos estandes e apresentam projetos acadêmicos e as atividades oferecidas pelas empresas juniores. “Essa relação traz benefícios para todos, e demonstra como a universidade pode contribuir para o desenvolvimento econômico e social. É uma vivência importante para o amadurecimento, conciliando teoria e prática profissional”, afirma.

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO – Este ano o Hospital Universitário (HU) deverá participar da Expo Londrina por meio do Espaço Cuidar, que será instalado na área do parque (não na Via Rural), mantendo uma programação específica em um horário mais extenso. O objetivo é apresentar projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão relacionados aos cursos de Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.

Leia Também:  Autismo: Precisamos Falar Mais Sobre Esse Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Confira estandes da UEL na Via Rural Smart Farm

 – Agricultura Sustentável e Biodiversidade

 – Vetores e Arbovirose

 – Animais peçonhentos

 – Biodiversidade de Insetos

 – Empresas juniores

 – Aquicultura

 – Orquidário e Agroecologia

 – Energia Renovável e vitrine biogás

 – Bovinocultura (Instituto Nacional de Pesquisa em Toxoplasmose; Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a cadeia do leite e Grupo de Estudos em Bovinocultura Leiteira)

 – Espaço Horta na Escola.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Seleção de voluntários para a Operação Rondon Paraná 2025 vai até 15 de junho

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Um alimento por uma muda: IAT se mobiliza para ajudar o Rio Grande do Sul

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA