NOVA AURORA

PARANÁ

Guarapuava é a 31ª cidade do Paraná certificada como Amiga da Pessoa Idosa

Publicado em

O Paraná certificou mais uma cidade pelo Programa Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS). A nova integrante é Guarapuava, município da região central do Paraná, com 182 mil habitantes.

Agora o Estado soma 31 cidades, o que significa 77,5% das 40 cidades certificadas em todo o Brasil. As outras ficam em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Na solenidade de certificação de Guarapuava, o prefeito Celso Goes destacou a ajuda técnica do Governo do Estado e as ações envolvendo políticas para pessoas idosas. “Temos em andamento a obra do condomínio do idoso, com recursos do Estado, para construir 40 casas adaptadas que irão abrigar 80 pessoas”, informou. “Também está em andamento a obra do complexo do idoso que possui capacidade para atender cerca de mil pessoas com mais de 60 anos”.

A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Leandre Dal Ponte, reforçou a importância da certificação da cidade. “Este reconhecimento que Guarapuava recebe por parte da OMS não é apenas um título, é um chamado para continuarmos a trabalhar juntos, fortalecendo as relações de cuidado e inclusão que tornam nossas cidades um lar para todos”, afirmou. “Precisamos continuar apoiando, discutindo e desenvolvendo políticas públicas que sejam perenes para os idosos, que sejam projetos de Estado”.

Leia Também:  Programa da Copel promoverá economia de energia em 200 escolas paranaenses

Segundo ela, projetos como o Viaja 60+, o Fundo Estadual dos Direitos do Idoso, os Condomínios dos Idosos, a Cidade do Idoso de Irati, os Centros de Convivência e outros projetos voltados ao cuidado, colocam o Paraná na vanguarda dos cuidados com a população idosa. 

A meta da Semipi é tornar o Paraná o “primeiro estado amigo da pessoa idosa em âmbito mundial” com 100% das cidades certificadas. Atualmente, 1,9 milhão de pessoas com 60 anos ou mais vivem no Estado, o equivalente a 16% da população. A previsão é de que o número de pessoas com 60 anos ou mais dobre até 2050.

Confira a lista dos municípios já certificados no Paraná:

– Araucária

– Barracão

– Bom Sucesso do Sul

– Capanema

– Capitão Leônidas Marques

– Cascavel

– Chopinzinho

– Colombo

– Corumbataí

– Curitiba

– Dois Vizinhos

– Enéas Marques

– Francisco Beltrão

– Guarapuava

– Irati

– Itapejara D’Oeste

– Londrina

– Maringá

– Nova Esperança do Sudoeste

– Pato Branco

Leia Também:  MON promove encontro para educadores com a artista Leila Pugnaloni

– Pérola da Oeste

– Planalto

– Prudentópolis

– Realeza

– Renascença

– Salgado Filho

– Santa Tereza do Oeste

– Santo Antônio do Sudoeste

– Sulina

– Verê

– Vitorino

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar anuncia nova obra de sistema de abastecimento para área rural da Lapa

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura da Lapa anunciaram a implantação de mais um sistema de abastecimento de água para a área rural do município. A obra, que receberá investimentos de mais de R$ 1,6 milhão, atenderá 1.296 moradores da comunidade de Bonito.

O termo de compromisso foi assinado pelo presidente da Sanepar, Wilson Bley, e o prefeito Diego Ribas em uma solenidade realizada na sede da prefeitura nesta quinta-feira (3). A rede de distribuição de água da comunidade terá 28,7 quilômetros de extensão, além de 7,8 quilômetros de adutoras.

Bley destacou a importância do projeto e o seu vínculo pessoal com a cidade. “Conheço cada canto dessa cidade e sei que teremos desafios, mas, com essa parceria, vamos garantir água tratada e saneamento adequado para a população, sempre pensando na saúde pública”, afirmou.

O programa de Saneamento Rural é executado pelo Governo do Estado, pela Sanepar, prefeituras e comunidades. A Sanepar fornece os projetos técnicos, materiais hidráulicos e elétricos e a orientação para as comunidades operarem os sistemas. Cabe às prefeituras a execução das obras e a operação dos sistemas em parceria com as comunidades.

Leia Também:  Comércio com 36 países: Paraná tem melhor semestre da história na exportação de ovos

Na Lapa, a Sanepar já estuda, em parceria com o município, quais outras áreas rurais poderão ser priorizadas para implantação de futuras obras de abastecimento.

O prefeito Diego Ribas ressaltou o avanço que a cidade tem conquistado nessa área. “Queremos fazer da Lapa um modelo para o Paraná e para o Brasil em abastecimento de água e saneamento. Esse projeto representa um grande passo para levar água de qualidade a todos, tanto na cidade quanto nas comunidades rurais”, disse.

O deputado Hussein Bakri, que participou da assinatura, também elogiou o compromisso da Sanepar e do governo estadual com os municípios paranaenses. “Quero reconhecer esse papel que a presidência da Sanepar está fazendo de conversar com as pessoas e entender suas demandas. É assim que o Paraná vai avançar, conversando com as lideranças, com o prefeito e vereadores para resolver os problemas da população.”

PRESENÇAS – Também participaram do evento o diretor comercial da Sanepar, Bihl Elerian Zanetti, além de secretários, vereadores e empregados da Companhia que atuam no município.

Leia Também:  MON promove encontro para educadores sobre mostra da 35ª Bienal de São Paulo

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA