NOVA AURORA

PARANÁ

Com revitalização da orla, pescadores de Matinhos terão acesso a capacitação gratuita

Publicado em

Os pescadores profissionais de Matinhos, no Litoral, poderão aproveitar uma capacitação gratuita neste mês. O curso de Motores Marítimos de Centro a Diesel, oferecido pelo Instituto Água e Terra (IAT) em parceria com o Senai Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), terá orientações sobre a manutenção dos componentes fixos e móveis dos motores de embarcações. As aulas começam no dia 25 no Centro Comunitário Profissionalizante Vereador Mário Braga. São ofertadas 20 vagas e as inscrições já podem ser feitas de forma presencial, também no local.

O curso é viabilizado por meio do Projeto Básico Ambiental das Obras de Recuperação da Orla de Matinhos, executado pelo IAT em conjunto com o Consórcio DTA/Acquaplan.

O cronograma prevê outras quatro formações ainda neste ano, novamente com aulas ministradas pelo Senai: Eletricidade Predial, entre 22 de abril e 27 de maio; Aplicação de Revestimento Cerâmico, entre 17 de junho e 19 de julho; Assentamento de Tijolos à Vista e Pedra Decorativa, entre 5 e 21 de agosto; e Eletricidade Básica Residencial entre 9 e 25 de setembro. Cada um dos cursos terá 20 vagas – as inscrições serão abertas sempre um mês antes do início das aulas.

A programação de 2024 também inclui outro curso em março, mas desta vez promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A capacitação em Empreendedorismo está com as inscrições abertas, e será ministrada entre os dias 18 e 26 de março, de segunda a sexta, das 19h às 22h, no Senac Caiobá. A inscrição é presencial, também no Senac.

Leia Também:  Último mês do ano tem 11,4 mil vagas nas Agências do Trabalhador do Paraná

Também neste mês, 25 pessoas concluíram a formação em Técnicas para Camareira de Meios de Hospedagem.

As ações visam o aprimoramento da mão de obra na cidade para o novo cenário econômico pelo qual vive Matinhos a partir da modernização da orla e de outras obras estruturais em execução pelo Governo do Estado no Litoral, como a Ponte de Guaratuba e a duplicação da Avenida Juscelino Kubitschek (JK), principal via de acesso ao balneário.

Em 2023, as capacitações beneficiaram 210 pessoas, em cursos como Técnicas Básicas de Jardinagem e Tratamento de Piscinas, Espanhol Básico I, Preparo de Massas e Pizzas, Inglês Básico Adulto I, Serviços Básicos em Açougue e Básico de Linguagem de Programação para Adolescente, Instalações Hidráulicas Prediais, Pintura de Obras e Técnicas de Construção Civil em Alvenaria.

ORLA DE MATINHOS – A revitalização da Orla de Matinhos atingiu 93,5% de conclusão e deve ser entregue para a população até o segundo semestre de 2024, com investimento de R$ 354,9 milhões por parte do Governo do Estado. Ela abrange serviços de engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico; estruturas marítimas semirrígidas; canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem e revitalização urbanística da orla marítima com o plantio de espécies nativas.

Leia Também:  Paraná vira referência por gestão compartilhada de Unidade de Conservação com indígenas

O projeto é acompanhado de melhorias na pavimentação asfáltica e recuperação de vias urbanas. O objetivo é minimizar os impactos gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e fenômenos naturais, como chuvas fortes e ressacas que costumeiramente atingem o Litoral.

As intervenções estão sendo feitas ao longo de 6,3 quilômetros entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida. Haverá, ainda, a instalação de novos equipamentos urbanos, como ciclovia, pista de caminhada e corrida, pista de acessibilidade e calçada. Em uma segunda etapa, ainda sem previsão de data, será recuperado o trecho de 1,7 quilômetro entre os balneários Flórida e Saint Etienne.

Serviço:

Inscrição para curso de Motores Marítimos de Centro a Diesel (apenas para pescadores profissionais de Matinhos)

Aulas de 25 de março a 4 de abril, das 18h30 às 22h30

Local: Centro Comunitário Profissionalizante Vereador Mário Braga, Avenida Paraná, 462 – Tabuleiro, Matinhos

Inscrições gratuitas. Carga horária de 20 horas

Inscrição para curso de Empreendedorismo

Aulas de 18 a 26 de março, das 19h às 22h

Local: Senac Caiobá, Rua Doutor José Pinto Rebelo Junior, 91 – Centro, Matinhos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Via Rural Smart Farm reúne 19 mil pessoas no primeiro fim de semana da ExpoLondrina

Published

on

By

O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) reuniu cerca de 19 mil pessoas na Via Rural Smart Farm nos três primeiros dias de ExpoLondrina 2025. O espaço, uma parceria do Seagri com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), é composto por diversos ambientes que visam difundir tecnologias e inovações para o meio rural, apresentar as principais políticas públicas desenvolvidas pelo Estado e promover o desenvolvimento rural sustentável.

Vagner Santos Alexandre, construtor autônomo, visita o espaço todos os anos com a família e afirma que melhora a cada ano. “A gente tem percebido que cada vez mais vem melhorando a organização do ambiente. É um entretenimento para a criança e também um espaço para lazer para os pais” afirma. A expectativa é que o local receba cerca de 200 mil pessoas durante todo o evento, que termina no próximo domingo (13).

O prefeito da via Rural Smart Farm, Wagner Santos, falou da proposta do espaço. “A Via Rural Smart Farm, que muitos conhecem por Fazendinha, tem o intuito de trazer as pessoas para poder conhecer um pouco daquilo que nós desenvolvemos, o que nós entregamos para a sociedade”.

Segundo ele, os estudantes têm muito aprendizado ao visitar o espaço. “Eu digo para os estudantes que fazem estágio aqui com a gente, que trabalham aqui com a gente, que nos auxiliam, que é uma verdadeira universidade a céu aberto”.

Leia Também:  Último mês do ano tem 11,4 mil vagas nas Agências do Trabalhador do Paraná

VIA RURAL – A rota, instalada na ExpoLondrina, reúne pelo menos 21 atrações do mundo agro, desenvolvidas para informar, alertar e prevenir sobre diversos riscos que a agropecuária está exposta.

A rota inicia com uma apresentação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), mostrando as ações do Estado para a comunidade rural, por meio de extensão e pesquisa, para otimizar as produções pelo Estado.

Outra parada é no Café Qualidade Paraná, que mostra as etapas de preparação de um café de qualidade, desde os tipos disponíveis para cultivo, até a torração e moagem. Além de uma comparação no aroma e aparência dos cafés.

A área de Manejo e Conservação de Solo é uma parceria do IDR-Paraná, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) e Embrapa para mostrar os diferentes tipos de solo, os benefícios, as diferenças, os processos de erosão em lugares com e sem cobertura, além de uma simulação gráfica dinâmica de relevo de solo.

A Adapar aproveitou o espaço para disseminar também algumas informações sobre a raiva, sobre os morcegos que transmitem a doença e algumas dicas de como prevenir a contaminação tanto em humanos quanto em animais.

No caminho também há o espaço da sericicultura, que mostra os processos de crescimento e alimentação do bicho-da-seda, com demonstração das lagartas vivas, para chegar até a idade final e começar a produzir o casulo de seda. É mostrado também o processamento dos casulos até a produção de tecidos.

Leia Também:  Pesquisadores do Paraná e Québec discutem soluções inovadoras em evento na Fiep

Na aquicultura, o IDR-Paraná apresenta os processos de tratamento da água de forma sustentável mantendo a saúde e crescimento dos peixes, os tipos de tanque e peixes de diversos tamanhos para demonstração.

A área de fruticultura e olericultura traz os diferentes tipos de plantio, as opções alternativas como o uso de microalgas e demonstração das principais pragas e parasitóides agrícolas. A agricultura familiar também faz parte da rota. O restaurante rural apresenta pratos e bebidas especiais de produtores familiares. A área de agroindústrias familiares traz produtos do ramo, como queijos, embutidos, alimentos desidratados e muito mais.

O espaço de turismo rural mostra algumas das rotas criadas pelo IDR-Paraná que são destaque no Estado, como a Rota do Queijo, Rota do Vinho e a Rota da Erva-mate, que ainda está em processo de criação.

Além disso, inclui empresas juniores e projetos de extensão da UEL, informações e alertas sobre a bovinocultura, espaço de demonstração de promoção e saneamento rural, o mundo das sementes, que apresenta a diversidades de sementes disponíveis no Estado, incluindo as sementes crioulas, amostra de tratores do programa Trator Solidário e um espaço dedicado a informações da Fetaep.

A Via Rural Smart Farm pode ser visitada até o dia 13 de abril, das 8h às 17h durante a semana e das 9h às 19h nos finais de semana.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA