NOVA AURORA

PARANÁ

Com apoio de entidades do Estado, Londrina vai receber evento nacional de crédito rural

Publicado em

A Fomento Paraná, a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e o BRDE promovem nesta quinta-feira (14), na Associação Comercial de Londrina (ACIL), no Norte, o primeiro encontro do Fórum do Desenvolvimento. Ele dá largada a um ciclo de eventos regionais destinados a promover o diálogo entre setor público, privado e sociedade civil sobre o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo do Brasil. O evento é intitulado “A importância do crédito rural: sustentabilidade e tecnologia”.

O fórum conta com apoio da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Sistema Nacional de Fomento para o Financiamento do Desenvolvimento (FPSNF) e terá a presença do presidente da ABDE e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera; e da deputada federal e presidente da FPSNF, Luisa Canziani. Representantes do governo federal e estadual e especialistas do tema também participarão das conferências.

Segundo Pansera, Londrina abrirá a Agenda 2024 de eventos regionais da instituição, ampliando o alcance dos debates sobre o desenvolvimento já realizados pela Associação nos últimos anos. “A troca de experiências entre os formuladores da política nacional e as instituições financiadoras dessas iniciativas tornará possível a identificação de possíveis caminhos para a concretização da política de inovação, aumento de produtividade e resiliência do setor agroindustrial e da agricultura familiar brasileira”, afirma.

Leia Também:  Teatro Zé Maria recebe em outubro a peça "Girassóis", inspirada em Van Gogh

“É muito importante para o BRDE poder participar deste evento, pois é a cara da nossa instituição como um banco de desenvolvimento e Banco Verde”, diz o diretor-financeiro do BRDE, Wilson Bley Lipski. “Queremos aproveitar este evento para mostrar para os produtores rurais do Estado e que o BRDE é uma instituição parceira, que vai desde o pequeno até o grande agricultor e muito forte em crédito rural”.

Para o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, participar de um debate sobre crédito rural e desenvolvimento sustentável é muito apropriado para a instituição neste momento. “A Fomento Paraná vem trabalhando estruturação de um Fiagro (plataforma exclusiva dedicada para análise dos fundos de agronegócio) para apoiar as cadeias produtivas agroindustriais e também na criação de uma linha de microcrédito rural, focada na agricultura familiar e com um viés de atenção ainda maior nas mulheres agricultoras, que poderão contar com uma política de juros zero para financiar melhorias em suas propriedades”, complementa.

Leia Também:  Paranaenses ajudam Brasil a conquistar o ouro na Copa do Mundo de Ginástica Rítmica

Com entrada gratuita, a programação incluirá a apresentação de três painéis com participação de várias autoridades, sendo o primeiro sobre “Desafios do crédito agrícola para o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira”. Em seguida, o tema apresentado será “Financiamento à inovação na agricultura brasileira: novas tecnologias para o desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente sustentável”. Para finalizar haverá uma série de reuniões técnicas de atendimento, com clientes efetivos e potenciais.

Serviço:

Evento “A importância do crédito rural: sustentabilidade e tecnologia”

Data: 14 de março, quinta-feira, das 14h às 18h

Local: Associação Comercial e Industrial de Londrina – R. Minas Gerais, 297 – 1º Andar – Centro

Inscrições AQUI

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Indústria paranaense avança 4% no bimestre e ultrapassa patamar da pandemia

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Teatro Zé Maria recebe em outubro a peça "Girassóis", inspirada em Van Gogh

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA