NOVA AURORA

PARANÁ

Idealizada pela Sanepar, primeira maratona de Cascavel deve movimentar setor turístico

Publicado em

A Maratona Sanepar Avenida Brasil, programada para o dia 14 de abril, em Cascavel, deve movimentar o setor de esportes e a economia da cidade nas áreas de gastronomia, hotelaria e turismo. Essa é a expectativa da Sanepar e da Prefeitura de Cascavel, que estão organizando o evento.

Um dos apoiadores, o Centro Universitário de Cascavel (Univel), irá disponibilizar equipes dos cursos de fisioterapia, nutrição, educação física e enfermagem para compor a estrutura de apoio aos atletas ao longo do trajeto da maratona, com especial atenção, atendimento e conforto nos trechos de 20 km, 30 km e na chegada, no Centro de Eventos da cidade.

Em reunião entre a Sanepar, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o Departamento de Turismo e os membros do Conselho de Turismo de Cascavel, foram definidos atrativos antes, durante e após a prova. Uma das novidades é, na véspera da maratona, a realização da Noite de Massas, cardápio indicado aos corredores em dias que antecedem provas esportivas.

Durante a entrega dos kits aos corredores, na sexta e no sábado (12 e 13/4), no Centro de Eventos, haverá expositores de produtos regionais e apresentações culturais e artísticas. A 15ª Brigada de Infantaria Motorizada foi convidada a participar com a exposição de equipamentos, numa alusão à semana do Exército Brasileiro, e apresentações da banda militar, nos momentos da largada e da chegada dos atletas.

Leia Também:  Governo e Audi renovam parceria para levar teatro a crianças e reformar o Guaíra

“Teremos o suporte de grandes parceiros”, afirma o diretor de Comunicação e Marketing da Sanepar, Hudson José. “Nos seus 72 anos de fundação, a cidade nunca sediou uma maratona, e a Companhia promove a primeira, homenageando a principal avenida que atravessa a cidade de Leste a Oeste”. É nessa avenida que estarão concentrados os maiores trechos das provas, que terá circuitos de 42 km, 15 km, 8 km, 5 km e Corrida Kids para crianças.

Outro diferencial da maratona, em relação às de corridas de rua realizadas na cidade, é que os atletas que completarem o circuito dos 42 km vão receber a camiseta de finisher, exclusiva para quem passar a linha de chegada, como recordação da primeira competição dessa natureza na cidade. Os primeiros colocados em cada categoria receberão também medalha de participação e troféu.

A Sanepar e a Prefeitura já começam a planejar a organização do evento para o próximo ano, quando deverão ser incluídas outras ações e até o mesmo o registro para certificar a Maratona de Cascavel como evento internacional. Esse certificado internacional é mais um atrativo para atletas de outras regiões e também dos países vizinhos porque qualifica os participantes a se inscreverem nas maiores maratonas do mundo utilizando o tempo (pace) realizado em Cascavel para garantir a inscrição. 

Leia Também:  Ratinho Junior apresenta potencial do Paraná no Congresso Econômico Europeu

A Maratona Sanepar Avenida Brasil Cascavel também tem com o apoio da CATVE e das rádios Colméia e CBN. As inscrições podem ser feitas no site www.corridassanepar.com.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Secretaria da Saúde intensifica ações de combate à mortalidade infantil

Published

on

By

As ações e estratégias para a redução da mortalidade infantil no Paraná estão sendo intensificadas pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa). O compromisso é reduzir em 10% os índices de mortalidade infantil até 2027. Uma dessas ações é a Estratégia de Qualificação Profissional em Saúde, com cursos teórico-práticos de Reanimação Neonatal e de Transporte do Recém-nascido de Alto Risco, ambos para profissionais da saúde de todo o Paraná.

O primeiro encontro aconteceu neste sábado e domingo (12 e 13 de abril), com 80 profissionais pertencentes à macrorregião Norte, com sede em Londrina. A próxima está marcada para a região Leste, em Curitiba, nos dias 26 e 27 de maio.  

A iniciativa têm como objetivo capacitar médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais da área da saúde para a melhoria da qualidade da assistência ao parto e ao recém-nascido. O investimento total da Sesa na implementação dos cursos é de R$ 1.768.100,00.

Leia Também:  Ratinho Junior apresenta potencial do Paraná no Congresso Econômico Europeu

Os dois cursos serão realizados nas quatro macrorregiões do Paraná, com sede em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. Serão capacitados aproximadamente 1.400 profissionais da saúde, contemplando 131 hospitais de referência na linha materno-infantil, unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e serviços de Regulação (para o acesso aos serviços de saúde).

De acordo com o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, a qualificação dos profissionais é uma das principais estratégias para a evolução do cenário. “A redução da mortalidade infantil é uma meta desejável no Estado, e depende do fortalecimento de políticas públicas e de programas voltados ao atendimento integral da gestante e da criança”, enfatizou.

A iniciativa de educação continuada tem a parceria da Sociedade Paranaense de Pediatria, única no país a certificar os cursos com o selo ILCOR (International Liaison Committee on Resuscitation), conforme as recomendações do Ministério da Saúde.

Especificamente no curso de Reanimação Neonatal os profissionais da saúde se aperfeiçoarão em procedimentos de reanimação no momento do nascimento. Já o de Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco orienta os profissionais sobre a realização do translado intra-hospitalar e inter-hospitalar, de forma segura e eficiente, incluindo equipes do Samu.

Leia Também:  Com boa gestão, Fundo de Previdência chega a R$ 9,63 bilhões, maior entre os estados

VIGILÂNCIA – Nos últimos anos a taxa de mortalidade infantil oscila entre 10,9 por mil nascidos vivos (2016) e 10,7 (2024) no Paraná. Segundo o IBGE, em 2023 a taxa de óbitos por mil nascidos vivos no Brasil foi de 12,5.

“A redução da mortalidade infantil constitui um importante desafio para a saúde pública. No Paraná, nos últimos cinco anos, esse indicador apresentou variações, demandando ações efetivas por parte do poder público. Estamos forte e permanentemente trabalhando nessa área”, explicou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti Lopes.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA