NOVA AURORA

PARANÁ

Estande da Portos do Paraná na 28ª Intermodal recebeu mais de 5,4 mil visitantes

Publicado em

A Portos do Paraná recebeu mais de 1,8 mil pessoas por dia no próprio estande na 28ª Intermodal South America, maior evento do setor logístico da América Latina, que ocorreu entre terça (05) e quinta-feira (07), no São Paulo Expo. As 26 empresas da comunidade portuária paranaense estiveram presentes no espaço de 240 metros quadrados, fazendo contato com os visitantes.

Esta edição foi marcada pela alta tecnologia, presente em todos os cantos do estande. Somente na sala imersiva, aproximadamente 2 mil visitantes puderam sentir a experiência de estar nos portos de Paranaguá e Antonina. Os participantes também tiverem contato com a maquete realista e interativa, um painel instagramável, a máquina com brindes e uma galeria de imagens dos participantes na TV touch screen, que foi exibida em tela de LED na parede externa.

Participaram do estande da Portos do Paraná as empresas Agrária, Ascensus, Abeph, Bunge, Cargill, Cattalini, Centro Sul, Coamo, Cotriguaçu, Engine BR Tecnologia, Fertipar, Fortepar, Fospar, Harbor, Interalli, Klabin, Louis Dreyfus Group, Liquipar, Multitrans, Pasa, Porto Ponta do Félix, Quadra Capital, Rocha, FlowAgro, Terin e Tibagi.

“Costumamos falar que a feira celebra a assinatura de negócios, mas também é a porta de entrada para muitas parcerias que começam a ser discutidas aqui e seguem ao longo do tempo, até a concretização dos negócios. O estande é uma vitrine importante e por isso fazemos questão de sempre prestigiar a feira Intermodal”, disse o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Leia Também:  IAT define programação de encontro em Foz do Iguaçu sobre turismo e meio ambiente

BALANÇO – Na avaliação dos parceiros, estar na Portos do Paraná traz muita visibilidade para as empresas. “A cada ano que passa os portos paranaenses vêm batendo recorde atrás de recorde de exportação e importação, e ficamos contentes de poder participar na feira. Com certeza nos próximos anos estaremos juntos novamente”, disse o gerente de Operações e Logísticas da Multitrans, Luiz Felipe Siqueira.

“É o momento em que você encontra vários parceiros em um mesmo ambiente. Além disso, todo mundo está vendo aquilo que a Portos do Paraná está mostrando, o crescimento ano a ano, recordes sendo batidos, então é sempre muito positivo participar”, afirmou o superintendente da Rocha Terminais Portuários e Logística, Emerson Costa.

“Essa é a primeira vez que participamos e estou surpreso com o tamanho da feira e o número de pessoas. É uma feira que mostra a pujança da economia brasileira. Nesta fase pós-pandemia, esta é a primeira feira em que estou participando e não imaginava que seria tão produtivo assim”, enfatizou o vice-presidente da Engine Brasil, André Luiz Nadjarian.

Leia Também:  “Leite das Crianças”, será entregue na Escola Mercedes Carrilho

Quem visitou também gostou da experiência. “É um estande sensacional, muito completo, em que as pessoas tiram dúvidas com a gente e orientam os visitantes. E com a simulação imersiva dentro do porto eu me senti na Disney e quis trazer minhas filhas para fazer parte disso também”, afirmou o diretor de Gestão e Modernização Portuária da Secretaria Nacional de Portos, Fábio Teixeira.

DESTAQUES – No primeiro dia, a Portos do Paraná recebeu diversas autoridades, entre elas o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; o secretário nacional de Portos e Transportes, Alex Sandro de Ávila, e a comitiva neerlandesa (Holanda).

Na mesma data, a empresa pública participou de dois eventos: o seminário “Desafios e Perspectivas para o Desenvolvimento Portuário Sustentável Brasileiro e Neerlandês” e o ato da assinatura da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos. Na quinta-feira, o destaque foi para a prospecção de negócios e encontros que ampliaram a rede de contatos das empresas parceiras.

De acordo com a organização do evento, 44 mil pessoas passaram pela Intermodal este ano.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Máquinas saneadoras vão limpar bitucas, cacos de vidro e outros minirresíduos nas praias

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está investindo cerca de R$ 4 milhões em diversos trabalhos para manter limpas as areias das praias do Litoral do Estado. Um deles é o das máquinas saneadoras, que revolvem a areia da praia durante a madrugada, retirando pequenos resíduos como bitucas de cigarro, cacos de vidro, tampas plástica e de metal e miniembalagens plásticas, como as de balas e outros doces.

Quatro máquinas vão operar em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, priorizando os balneários que recebem mais turistas – e onde há, portanto, mais produção de lixo – e os momentos logo após os grandes shows, especialmente em Matinhos. “Os shows tem atraído muitas pessoas. Na madrugada, vamos deixar as praias limpas, com boas condições de uso já na manhã seguinte”, explica o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky

Segundo ele, a intenção é de que ocorram tanto a limpeza física da orla quanto a sanitização das areias. “Essa retirada de resíduos pela saneadora reduz a quantidade de lixo que pode ir parar nos oceanos, evita acidentes, como machucados com cacos de vidro, por exemplo, e diminui o risco de doenças causadas por bactérias e germes que ficam na areia”, afirma.

FUNCIONAMENTO – A máquina saneadora é composta por peneiras e um equipamento dentado. Arrastrada por um trator, ela penetra na areia a uma profundidade de 10 e 20 cm, puxando essa areia para dentro da máquina, onde peneiras retêm o lixo e devolvem a areia para a praia. O processo mecânico revolve a areia, expondo a camada mais profunda a raios solares ultravioletas, o que reduz proliferação de germes e bactérias que podem causar doenças, principalmente as de pele, como bicho geográfico e micoses.

Leia Também:  “Leite das Crianças”, será entregue na Escola Mercedes Carrilho

O serviço da máquina saneadora da Sanepar no Litoral funciona até o dia 9 de março, das 2 às 6 horas da manhã, evitando momento de maior fluxo de pessoas na orla.

CONTÍNUO – Durante o dia, a Sanepar também está realizando a limpeza física das areias das praias do Litoral, com serviços de varrição, catação e separação de lixo. O trabalho acontece das 8h30 às 17h30 e vai da Barra do Saí, em Guaratuba, até Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, passando por Matinhos, em um percurso de cerca de 48 km de praias. A equipe de limpeza é composta por 140 pessoas, moradoras das praias do Paraná, em um contrato de terceirização.

DESTINO – O lixo reciclável retirado pela Sanepar das praias do Paraná é destinado para as associações de catadores de municípios litorâneos. O material orgânico, que não é reciclável, é transportado pelas prefeituras até os aterros municipais.

“Esse trabalho é muito importante, mas a atitude de cada um em relação à questão do lixo também é fundamental. Cada um de nós precisa pensar em relação ao que consome, ao que produz de lixo e como descarta o seu lixo. Esse cuidado hoje faz e fará sempre uma enorme diferença em relação ao meio ambiente, à saúde e à qualidade de vida no planeta. O ato de produzir muito lixo ou de jogar o lixo em qualquer lugar pode parecer silencioso, mas gera um impacto com consequências graves, que perduram muito tempo e para o qual não existem soluções simples ou baratas”, alerta Gonchorosky.

Leia Também:  Sanepar assina acordo de cooperação com Alemanha na área de hidrogênio

Na temporada anterior de verão, no final de 2023 e início de 2024, a retirada de pela Sanepar resultou na coleta de 344 toneladas de resíduos das praias, numa média de 3,95 toneladas/dia. Quase 90 toneladas foram destinadas à reciclagem.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA