NOVA AURORA

PARANÁ

Governo nomeia 32 docentes e 31 agentes universitários para atuação na Unespar

Publicado em

O Governo do Paraná nomeou nesta semana 63 profissionais para atuação na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Os 32 professores e 31 agentes universitários irão atuar na carreira técnica e profissional. Os servidores foram aprovados por meio de concursos públicos realizados em 2022, que também resultaram na nomeação de 58 professores e 40 agentes universitários em outubro de 2023.

Os professores serão responsáveis por ministrar disciplinas em diferentes áreas do conhecimento, inclusive Língua Brasileira de Sinais (Libras), e irão atuar nos dois câmpus de Curitiba e nos localizados nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória.

Os cursos que serão beneficiados pelas contratações dos docentes são: Administração, Artes Cênicas, Artes Visuais (bacharelado e licenciatura), Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Cinema e Audiovisual, Dança, Direito, Enfermagem, Engenharia de Produção, Filosofia, Geografia, História, Letras (Espanhol, Inglês, Português, Português/Espanhol e Português/Inglês), Matemática, Museologia, Música, Pedagogia, Secretariado Executivo Trilíngue, Serviço Social, Teatro e Turismo.

Leia Também:  Aluno e professora de pós-graduação da UEM são indicados ao Prêmio Capes

Os novos agentes universitários são administradores, advogados, analistas de informática, arquitetos, assistentes sociais, comunicadores, contadores, economistas, engenheiros civis, pedagogos, psicólogos e secretários executivos.

A previsão é de que os servidores sejam convocados para a posse a partir da próxima semana, seguindo a orientação técnica da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência do Paraná (Seap).

LGU – A contratação está dentro da Lei Geral das Universidades (LGU), de 2021. A medida reforça a autonomia administrativa, didático-científica e de gestão financeira e patrimonial das universidades estaduais do Paraná.

A LGU tem a função de padronizar a gestão de pessoal e possibilitar o controle de lotação dos servidores de cada universidade, incluindo a realização de concursos públicos, observando o limite de 80% do respectivo quantitativo de cargos.

MAIS VAGAS – A Unespar está realizando mais um concurso público, na fase de aplicação de provas, para contratação de mais 86 docentes das áreas de Administração; Artes Cênicas; Artes Visuais; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Cinema e Audiovisual; Dança; Direito; Educação Física; Enfermagem; Filosofia; Geografia; História; Letras – Espanhol; Letras – Português/Inglês; Letras – Português; Letras; Língua Brasileira de Sinais; Matemática; Música; Pedagogia; Química; Secretariado Executivo; Teatro; Turismo e Eventos e Turismo e Negócios.

Leia Também:  Com apoio do Estado, Encantadas Jazz já atraiu cerca de 20 mil pessoas à Ilha do Mel

NÚMEROS – Em dezembro de 2023 a Unespar completou 10 anos de credenciamento como instituição. A universidade conta, atualmente, com 176 agentes universitários e mil docentes, destes 624 são efetivos e 376 temporários. São mais de oito mil alunos matriculados nos sete câmpus, número que irá aumentar após a matrícula dos calouros de 2024.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Educação abre inscrições para dobra de padrão dos professores da rede estadual

Published

on

By

Começaram nesta segunda-feira (7) e ficam abertas até 16 de abril as inscrições para professores da rede estadual no processo de alteração de regime de trabalho, a chamada dobra de padrão, que permitirá a ampliação da jornada de 20 horas para 40 horas semanais. A mudança pode beneficiar 2 mil professores. As inscrições devem ser feitas pelo site oficial da Secretaria de Estado da Educação

“Será um salto na carreira e também na vida financeira dos profissionais. Esta é mais uma forma do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seed), de  valorização dos nossos professores, tão fundamentais para os avanços educacionais que temos obtido ao longo dos últimos anos”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda. 

Este é o primeiro edital para dobra do regime de trabalho em mais de 15 anos. O último é do ano de 2009. A medida era uma reivindicação muito aguardada pela categoria e reforça o compromisso do Estado com a qualidade da educação. 

“Fora o impacto financeiro para o professor, que passa a ganhar mais, a dobra de padrão vai estreitar os vínculos dos profissionais da educação com os alunos e com a escola. Um professor pode acompanhar uma turma por mais tempo, conhecendo a fundo suas  competências e dificuldades”, acrescenta  o secretário.

Leia Também:  Aluno e professora de pós-graduação da UEM são indicados ao Prêmio Capes

EDITALO edital oferece 2 mil vagas, distribuídas por todo o Estado. O resultado final será divulgado até o final de maio, com efetivação no sistema estadual de ensino no segundo semestre de 2025.

As vagas contemplam os componentes curriculares de Arte, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia e também são para a Educação Especial.

CRITÉRIOS – A classificação será única em nível estadual e levará em consideração três critérios: suprimento de carga horária (30% da pontuação), idade do candidato (40%) e nível e classe (30%). Em caso de empate, serão considerados, na ordem, o maior tempo de serviço na linha funcional, o maior nível de classe e a maior idade. O período analisado para os critérios da seleção abrange de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2024.

MAIS VAGAS – Neste ano, já foram convocados mais de 1,1 mil professores e pedagogos aprovados no último concurso público realizado pelo Estado. Contabilizando as convocações, desde 2023, já são mais de 4,5 mil profissionais.

Leia Também:  Com apoio do Estado, Encantadas Jazz já atraiu cerca de 20 mil pessoas à Ilha do Mel

Em março, o Estado também repassou R$ 150 milhões a mais para 1,5 mil colégios pelo programa Escola Mais Bonita. O aporte ajuda na realização de serviços essenciais nas estruturas das escolas, como reparos em alvenaria, nos sistemas hidráulicos e elétricos ou adaptações para acessibilidade.

Além disso, o Estado acaba de ampliar para 2 mil vagas em 2026 o maior programa de intercâmbios entre todas as redes estaduais de ensino do Brasil. Somente em 2025, o Ganhando o Mundo está enviando 1,3 mil alunos para estudar ao longo de um semestre letivo em países de língua inglesa, com todas as despesas pagas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA