NOVA AURORA

PARANÁ

Estado participa de capacitação sobre três regiões turísticas para 130 profissionais

Publicado em

As políticas públicas promovidas pelo Governo do Paraná voltadas para o turismo foram apresentadas a 130 agentes do setor em evento realizado nesta segunda-feira (04), no Litoral. O Estado é tema do 2º Integra BWT, uma jornada promovida pela BWT Operadora.

O evento imersivo reúne agentes de turismo e jornalistas especializados, que vão visitar os atrativos do Paraná com grande potencial turístico, a fim de difundir os locais nacionalmente. O evento segue até sexta-feira (08), passando por pontos turísticos de Curitiba, Litoral e Campos Gerais.

No grupo estão profissionais do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Os roteiros também incluem a imersão pela gastronomia paranaense das três regiões selecionadas.

“O turismo promove a história de um lugar, e deve ter uma história bem contada e um serviço bem prestado. É este patamar completo que buscamos para transformar nossos atrativos em geração de emprego e renda”, disse Márcio Nunes. “Já tivemos um grande avanço, com mais de 10 mil empregos gerados pelo setor, em 2023, além de ter atraído o terceiro maior contingente de turistas estrangeiros em janeiro de 2024”.

Leia Também:  Diretor da Sanepar recebe equipe de robótica que conquistou prêmio nos EUA

Ele enfatizou que a capacitação de agentes de turismo é fundamental para que a atividade no Estado aconteça de maneira ordenada. “Esse é um momento histórico, marcado pela volta de grandes convenções e eventos promovidos pelas operadoras do Paraná”, destacou.

Os painéis do dia abordaram a trajetória da linha férrea turística da Serra do Mar, desde a fundação da Serra Verde Express, em 1997; as cidades de Ponta Grossa e Pontal do Paraná; o Fandango, um dos mais fortes símbolos da cultura caiçara; e o conceito de Grande Reserva Mata Atlântica, que congrega pessoas em torno de projetos de turismo sustentável no trecho da Serra do Mar compreendido entre o Sul de São Paulo e o Norte de Santa Catarina, além de todo o Paraná.

Nos próximos dias, além de palestras e painéis, os participantes farão visitas à Ilha do Mel, Curitiba (Mercado Municipal e Museu Oscar Niemeyer), Parque Vila Velha e Colônia Witmarsun. A programação completa da jornada pode ser consultada no site https://integra.bwtoperadora.com.br/.

Fonte: Governo PR

Leia Também:  Após localização do corpo de menino em Londrina, Segurança segue atuando no caso

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com usina fotovoltaica, hospital de Ponta Grossa reduz consumo de energia com apoio da Copel

Published

on

By

O Hospital do Coração Bom Jesus, de Ponta Grossa, foi um dos contemplados pelo edital exclusivo para hospitais do Programa de Eficiência Energética da Copel. A instituição teve 192 pontos de iluminação substituídos e recebeu a instalação de uma usina fotovoltaica com 302 placas solares, contribuindo para a redução do consumo de eletricidade e otimização dos recursos destinados à saúde.

O Hospital Bom Jesus protagoniza o segundo vídeo de uma série que a Copel divulga ao longo desta semana, contando sobre os resultados da chamada pública. O primeiro mostrou o Hospital São Lucas, de Pato Branco.

De acordo com o gerente de Gestão da Inovação e da Eficiência Energética da Copel, Marcio Biehl Hamerschmidt, os resultados do programa vão além da modernização dos equipamentos e geram impacto positivo na sociedade. “Esse programa é gratificante para a Copel porque representa a redução do consumo dessas instalações, deixando o recurso disponível para a aplicação na atividade-fim, que é atender a população”, afirma.

Leia Também:  Fazenda do Paraná apresenta a técnicos de São Paulo sucesso do novo sistema financeiro

Além das melhorias estruturais, a iniciativa também busca estimular o uso consciente da energia elétrica. “Nós também implementamos palestras e cursos que promovem a conscientização dos profissionais que atuam nos hospitais. Isso provoca uma sensibilização que vai além das próprias instituições”, destaca Hamerschmidt.

O Hospital do Coração Bom Jesus tem uma história de mais de um século, iniciada com o atendimento a feridos da comunidade ucraniana em Prudentópolis. Ao longo dos anos, a instituição passou por modernizações e tornou-se referência em Cardiologia e Ortopedia, além de oferecer atendimento em diversas especialidades médicas.

A unidade hospitalar também mantém o Ambulatório Social, que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) nas especialidades de cardiologia, cirurgia vascular e neurologia, com uma média de 530 atendimentos mensais.

ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE – A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O edital exclusivo para hospitais destinou R$ 35,2 milhões para a modernização de equipamentos e implantação de sistemas de geração própria de energia em 41 hospitais de 33 municípios paranaenses.

Leia Também:  Polícia Militar reforça policiamento e ações educativas junto à comunidade escolar

Até o momento, 80% das obras foram concluídas, com uma economia estimada de 11 mil megawatts-hora por ano, o equivalente ao consumo de cerca de 5 mil residências. Com a redução dos custos de energia, os hospitais podem direcionar mais recursos para aprimorar a qualidade dos serviços de saúde.

A ação está alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU) como desafios a serem atingidos até o ano de 2030.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA